Romoaldo de Souza | Notícia

Cúpula do PL quer Michelle Bolsonaro abordando temas mais voltados à política para mulheres

Entre vaias e aplausos, Lula foi recebido por prefeitos, mas evitou fazer promessas. Afirmou que não discrimina ninguém. Há quem pense diferente

Por Romoaldo de Souza Publicado em 20/05/2025 às 16:23

‘TRAGA-ME UM COPO D’ÁGUA…
A música de Anastácia e Dominguinhos (1941-2013) nunca foi tão atual e necessária como nesta terça-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado paranaense Jeffrey Chiquini acompanhava a sessão de julgamento na Primeira Turma quando sacou uma garrafa com água e a segurança confiscou o recipiente, dizendo que “não poderia ter entrado com ela [a garrafa]”. Logo o advogado reclamou no seu perfil no “X”.

…TENHO SEDE
Logo após, a assessoria do STF divulgou nota e lembrou que “conforme instruções, não é permitido levar ou consumir comidas e bebidas nesse espaço. No hall de entrada, água e café estão sempre disponíveis para quem quiser”. Para não perder detalhes dos depoimentos, Chiquini permaneceu no plenário, “com sede”.

LITURGIA DO CARGO
Alguns dos princípios que regem esse conceito são normas, regras e costumes e por isso mesmo, é sempre saudável conhecer cada um deles. Não há por que haver vontade própria.

MAIS POLÍTICA…
Influenciadores políticos do PL, incluindo o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, disseram à Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, que, “embora sem perder o foco”, ela deve abordar temas “mais espinhosos” como a violência contra mulheres e a pequena quantidade de parlamentares femininas, no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas.

…MAIS BÍBLIA
Há outra corrente que quer “ancorar” sua candidatura em temas mais próximos ao universo evangélico. O pastor Silas Malafaia é um dos que querem que a ex-primeira-dama “não desgrude” desse objetivo.

‘FRUSTRAÇÃO É POUCO’
Temendo retaliações, uma prefeita de município de Pernambuco pediu para não divulgar seu nome quando avaliou que a “palestra” do presidente Lula da Silva (PT), na abertura da marcha dos prefeitos a Brasília, “foi o mais do mesmo”. Segundo a gestora municipal, “faltou um compromisso dele com os municípios, para que a gente não precise estar em Brasília constantemente, de pires não mão”.

ENTRE VAIAS E APLAUSOS…
…o presidente disse ter sido eleito para dialogar com quem está ali para “representar os interesses do povo”. Lula não fez promessas para diminuir a distância de Brasília para os municípios, mas afirmou que, quando recebe um prefeito ou um governador, não olha a filiação partidária. “Eu estou atendendo a uma pessoa que foi democraticamente eleita para representar os interesses do povo da cidade ou do estado”.

MULHERES NO CAFÉ
Duas produtoras - Milena Arnóbio, de Taquaritinga do Norte, a capital pernambucana do café; e, Karoline Fonseca, de Triunfo, no Sertão do Pajeú - estarão com este colunista, logo mais, às 19h00 no RioMar, bem ali na praça da Alimentação. Além do tema que elas dominam com propriedade, vai ter café do bom e muitas história. Aproveito para convidar leitores e leitoras para acompanharem o lançamento do conto: Paralelo 14 - Uma história de café, música e uma amizade surpreendente. Esperamos vocês.

PENSE NISSO!
E se tudo isso não passar de uma “cortina de fumaça”? E se a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, estiver desviando a atenção ao reclamar da “misoginia” contra ela, enquanto o seu marido [dela] prepara uma lei tão cerceadora - mas tão castradora - regulamentando as redes sociais, que será até perigoso “trafegar” por elas?

Primeiro, desconfio dos rompantes dela, dizendo que vai fazer pouco caso das regras e protocolos, e que vai falar quando bem entender - mesmo sabendo que não é bem assim.

Para completar essa barafunda que mistura o público e o privado, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desmentiu o chefe [dele] e afirmou: “Não houve convite para nenhuma autoridade chinesa vir [ao Brasil] colaborar com a formatação da lei”.

Na linguagem popular que infelizmente as redes sociais não conhecem, “tem caroço nesse angu”.

Pense nisso!

Compartilhe