Lula diz não ter pressa em apurar roubo a aposentados
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deixa o PSDB e migra para o PSD, se colocando como alternativa na disputa presidencial

BEATO SALU
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), representará o Brasil na missa que marcará o início do pontificado do papa Leão 14, em 18 de maio.
NEM A METADE
Quando mais o governo - e próprio presidente Lula da Silva (PT) - vai definhando, mais a oposição segue botando banca.
NEÓFITO
Nem bem se filiou ao PSD, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já vai conduzindo o partido a adotar posição de independência: “a ala governista do partido não é maioria. O que se nota, contudo, é que a população não quer voltar ao ex [Jair Bolsonaro-PL]”.
I’M STILL HERE
O premiado “Ainda Estou Aqui”, do diretor brasileiro Walter Sales, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, chega na próxima semana a dezenas de salas de cinema na China.
MAMONAS MASTIGADAS
Comentário de um político paranaense, em contato com a coluna, após ouvir o ex-governador Roberto Requião (PDT) dizer que “não vê diferença entre Lula e o governador Ratinho Júnior (PSD-PR)”. “Requião não é aquele que comeu semente de mamona?”
COMO FOI
Lula estava no último ano do primeiro mandato, e Requião governava o Paraná. Durante uma audiência no Palácio do Planalto, Lula falou sobre o uso da mamona para produzir combustível alternativo. Requião olhou as sementes, jogou duas na boca e começou a mastigar.
PAPA AMAZÔNICO
O cardeal dom Raymundo Damasceno e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, terão um encontro tão logo o religioso retorno do Conclave. O governo brasileiro quer que Damasceno seja a ponte com o papa Leão 14 e com as teses da COP30. “Seria bom tê-lo como o papa amazônico”, disse uma fonte do ministério.
PENSE NISSO!
Tudo bem que o presidente Lula tenha suas predileções, mas afirmar que “não tem pressa na investigação” sobre o roubo do INSS no holerite do aposentados e pensionistas já beira à irresponsabilidade.
Imagine você que, depois de denúncia em cima de denúncia, o governo resolve apertar o cerco contra o conluio que se formou na autarquia.
Resultado: um rombo incalculável. E o rombo foi na aposentadoria de quem - a vida toda - pagou em dia sua contribuição para hoje ter direito a uma “merreca”, como se diz na linguagem popular.
A justificativa do presidente poderia ser qualquer uma, mas Lula preferiu dizer que não está “atrás de show de pirotecnia. Eu quero apurar a verdade”.
Se oportunidade tivesse, certamente o aposentado diria: “pirotecnica é a ‘Mãe de Pantanha.’”
Pense nisso!