Maioria da Câmara é favorável a aumentar a quantidade de deputados em nome de um certa representatividade
Da bancada pernambucana, 18 foram a favor do projeto, 6 contra e uma ausência Os cálculos apontam aumento de R$ 70 milhões de despesas por ano

QUESTÃO DE REPRESENTATIVIDADE
A Câmara aprovou o regime de urgência para o projeto que altera a quantidade de deputados federais. Pelo relatório do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), esse número passará a ser de 531. Pernambuco, que poderia perder uma cadeira, vai continuar com 25 representantes. “Votei a favor porque nós, de Pernambuco, precisamos manter a representatividade da nossa bancada federal”, disse à coluna, a deputada Iza Arruda (MDB).
MAIORIA FOI A FAVOR
Dos 25 deputados pernambucanos, votaram contra: André Ferreira (PL), Clarissa Tércio (PP), Coronel Meira (PL), Mendonça Filho (União Brasil), Pastor Eurico (PL) e Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade). Luciano Bivar (União Brasil) estava ausente. Os demais foram a favor: “O quadro no país não é dos melhores. A sociedade não quer uma máquina pública que tire mais dinheiro da população, que já não aguenta mais pagar imposto”, disse o deputado Mendonça Filho. A estimativa é de que esse aumento de 18 novos assentos custará ao bolso do contribuinte cerca de R$ 70 milhões por ano.
ITALIANÍSSIMOS
A eletrizante vitória da Inter de Milão 4 x 3 contra o Barcelona mostrou que a bancada “italiana” na Câmara é maioria. No cafezinho, a coluna contou 17 x 5, a favor da Inter. “É mais time. Me representa”, comemorou o “italiano” Renildo Calheiros (PCdoB-PE).
‘QUE SUSTO!’
Autora da petição para criar a CPMI do INSS, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) disse que, enquanto o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) viaja na comitiva do presidente Lula da Silva (PT) à Rússia e à China, “levando a tiracolo o vice-presidente do Congresso Nacional” a oposição “acabou ganhando mais tempo e mais possibilidades de aumentar o número de apoios. A gente vai dar um susto neles [a bancada governista].”
CIGARROS ELETRÔNICOS
A médica Maria Enedina Scuarcialupi, coordenadora da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, defendeu a manutenção da proibição da venda de cigarros eletrônicos. Ela justificou que o Congresso Nacional agora tem a missão de criar leis “com duras penalidades para quem infringir a legislação e campanhas públicas de informação e conscientização”.
DOIS PESOS
Enquanto, na Câmara dos Deputados, os 17 integrantes do PDT anunciaram que estavam se retirando da base de apoio ao governo, no Senado os pedetistas “continuam fiéis ao Planalto”, como declarou o líder Weverton Rocha (MA). A motivação da debandada foi a demissão do ministro Carlos Lupi, da Previdência.
PENSE NISSO!
Em mais uma etapa de julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), a conclusão é clara: os cinco ministros que integram a Primeira Turma não estão de brincadeira — e agora já não há mais como retroceder.
No entendimento deles, um seleto grupo de intelectuais urdiu uma tentativa fracassada de golpe de Estado.Haja vista que, até aqui, ninguém escapou. Mas é importante destacar que ainda estamos, como se diz, nas preliminares. Quando o julgamento entrar na fase do mérito, após a oitiva das testemunhas, é que será possível, de fato, dizer quem é quem.
O que já se constata é que a maioria dos envolvidos tinha alguma patente militar ou integra forças policiais — o que é preocupante para uma sociedade tão carente de políticas públicas de segurança.
Pense nisso!