Líder bolsonarista admite limitar abrangência do projeto da anistia
O ex-presidente Michel Temer está defendendo uma aliança de centro capaz de juntar governadores para encontrar uma saída contra a polarização

BOI DE PIRANHA
O Brasil anda tão destrambelhado que em certas circunstâncias, como agora, você é levado a escolher ficar do lado do boi, que é posto no sacrifício, ou da piranha que cumpre somente seu papel na cadeia alimentar, se é que você me entende!
…POR FALAR NISSO!
Para surpresa de quase ninguém, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), quer que o plenário da corte analise a decisão do colega dele Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRD-AL), condenado a oito anos e dez meses de prisão, em regime fechado.
HORA DO CONVENCIMENTO
Vindo a ser derrotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como é a tendência do colegiado de acatar relatório revendo a perda de mandato imposta pelo Conselho de Ética, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) vai ter de “distribuir simpatia”, feito atendente do varejo, para que o plenário da Câmara não lhe casse o mandato.
PELA HORA DA MORTE
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), blefou até quanto pôde. Sem apoio até dos “parças” do centrão, agora está sendo orientado a dar uma desidratada na proposta de anistia. O novo texto vai explicar que o “perdão” vai atingir somente àqueles que se envolveram no quebra-quebra da praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A redação anterior estava ampla de mais.
MENINO MALUQUINHO
O ex-presidente Michel Temer (MDB) anda feito o personagem de Ziraldo (1932-2024) que adora aprontar umas “traquinices”. Temer quer articular uma “terceira via” política “para fugir à polarização em torno do ex-presidente [Jair Bolsonaro] e do atual [Lula da Silva]”. No mesmo “balaio de gatos”, Temer quer colocar os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ratinho Júnior (PSD-PR). O danado é se todos eles decidirem ser candidato. Vai faltar eleitor.
O SAPO E O ESCORPIÃO
Nessa lenda, o sapo dança! O presidente Lula da Silva (PT) tem sido advertido que não lhe compensa muito “carregar nas costas” o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Mais cedo ou mais tarde, o “escorpião” poderá picá-lo. É da natureza do aracnídeo. No caso de Alcolumbre é bem provável que só desfeche sua picada ao final da “carona”.
CASAMENTO PERFEITO…
…para durar a vida inteira é essa federação do PP com o União Brasil, viu? O centrão mais fortalecido e bem ao centro vai dar as cartas nos próximos meses no Congresso Nacional. Quem teimar verá.
CPI DO FUTEBOL
O ex-presidente do Fortaleza e senador da República Eduardo Girão (Novo-CE) está perto de conseguir assinaturas para criar a CPI destinada a investigar irregularidades na gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A primeira investigação que temos de fazer é a manutenção do senhor Ednaldo Rodrigues” no comando da entidade máxima do futebol no Brasil.
PENSE NISSO!
No meio político de Brasília, e adjacências, o que mais se escutou nas últimas horas - logo após o anúncio da prisão do ex-presidente Fernando foi de que a operação Lava Jato ainda estrebucha.
No segundo mandato do presidente Lula e no primeiro de Dilma Rousseff, Collor era, de longe, o político mais influente na estatal BR Distribuidora.
Deu no que deu, foi apanhado por uma das alas investigativas da operação. Não escapou.
A pergunta que não se cala nos escaninhos da burocracia carcomida de Brasília: e o resto?
Pense nisso!