Glauber Braga ganha mais tempo para evitar cassação
Fora da lista dos 100 mais influentes do mundo, segundo a revista Time, o presidente Lula lança programa para registro de gatos e cães

MAIS TEMPO PARA O ACORDÃO
Bastou o avião aterrissar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), agiu para por um fim na greve de fome que durou 200 horas do colega parlamentar Glauber Braga (Psol-RJ). “Garanto que, após a deliberação da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar”. Braga vai precisar de ter o apoio de 257 deputados, de um total de 513 parlamentares, para não perder o mandato.
ACABOU O GATORADE
A assessoria de crise, contratada pelo gabinete de Glauber Braga, informou que nessas 200 horas “o deputado perdeu mais de cinco quilos, ingeriu apenas água, soro e isotônico”. Mas é inegável que o deputado vinha sofrendo pressão da equipe médica e da Polícia Legislativa que teriam de manter um permanente plantão durante o prolongado feriado.
MEU PET, MINHA VIDA
Já que ainda não conseguiu regular as redes sociais, o governo Lula da Silva (PT) resolveu colocar a chancela do Estado nos animais de estimação. Ainda que não seja obrigatória, por enquanto, a carteira de identidade de cães e gatos vai conter informações sobre campanhas de vacinação, período do cio e até um “chip” para que o dono - que o Planalto quis chamar de tutor - possa monitorar o animalzinho.
SAMARICA
O poema do conterrâneo Zé Dantas (1921-1962), uma saga de um capataz que acorda de madrugada para ir buscar Samarica Parteira porque “Juvita está com dor de menino”, conta que “cachorro de pobre tem sempre nome de peixe. É Cruvina, Traíra, Piaba, Matrinxã, Baleia, Piranha”. E segue cantando Luiz Gonzaga (1912-1989): “Cachorro de rico é gordo. Nunca caça nada, rabo grosso. Só vive dormindo”. Os cachorros do presidente Lula e da primeira-dama, Rosângela Lula, chamam-se: Resistência, Esperança e Paris. Tirem suas conclusões.
CAFÉ DE TAQUARITINGA
Uma boa notícia para os apreciadores do café de Taquaritinga do Norte (PE). Os produtores da Capital Pernambucana do Café, em breve, terão seus produtos registrados e vão receber o selo Identificação Geográfica (IG), concedido pelo Sebrae, que destaca produtos com características únicas e ligadas à sua região de origem. Na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Diogo Moraes (PSB) reconheceu que "A obtenção Identificação Geográfica pode colocar o município no mapa das regiões brasileiras com produtos de excelência e identidade própria, atraindo mais investimentos, oportunidades e visibilidade para o café da nossa Dália da Serra”.
ASSOCIAÇÃO COMEMORA
O presidente da Associação de Produtores de Café (Aprotaq), Fidel Borges, ressalta que a variedade Típica, quase que exclusiva da região, “se tornou um dos cafés mais raros no mundo, e que está inserido num sistema agroecológico” valorizando o produto pernambucano “no cenário mundial”.
OS 100 MAIS DA TIME
E pensar que o presidente Lula, e lulistas afiados, já arquitetaram um plano para que fosse agraciado com o prêmio Nobel da Paz, “por seus serviços em favor da paz e do combate à fome”. E hoje, não está incluído na lista dos 100 mais influentes do mundo, da revista Time. Não chega a ser um Policarpo Quaresma uma vez que no romance de Lima Barreto (1881-1922) o personagem principal se decepciona com o Brasil. No caso de Lula é o contrário.
PRIMEIRA-DAMA DA CORRUPÇÃO
Parlamentares de oposição cobraram explicações ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para a benevolência diplomática brasileira que concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro e recebimento de propina da Odebrecht, na “LavaJato” peruana.
PENSE NISSO
Ao criar o “asilo da camaradagem”, o governo do presidente Lula pode abrir uma brecha para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alegue perseguição política e pegue o beco para “tocar” em outra freguesia.
Mas Bolsonaro é problema de menos, o que está ululando em todos os escaninhos da República, é que Lula, os petistas que o afagam, e algumas cabeças “coroadas” da parte sul da praça do Três Poderes, é que o Planalto deu mais uma vez uma banana para a Operação Lavajato.
Acolher a companheira [dele] Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro, é dar salvo conduto para a bandidagem.
Pense nisso!