Romoaldo de Souza | Notícia

Romoaldo de Souza: Votos pela anistia começam a minguar. Bancada de Pernambuco dá acanhado apoio

Câmara quer ajudar STF a modular entrada das polícias nas favelas. Judiciário quer que Ministério Público seja comunicado quando houver mortes

Por Romoaldo de Souza Publicado em 03/04/2025 às 21:03 | Atualizado em 04/04/2025 às 11:23

VERGONHA ALHEIA

Se o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tivesse metade do prestígio que o colega Gustavo Gayer (PL-GO) jura que ele tem, o filho Zero 3 poderia até pensar em tornar-se coroinha, chegar a padre, sagrar-se bispo, ser escolhido cardeal que venceria o Conclave por unanimidade “Sabe por que, queridos colegas, que a tarifa do Brasil ficou tão baixa (É) Eduardo Bolsonaro, neste momento, trabalhando pelo Brasil

APOIO DEFINHANDO

Para quem já disse que o projeto da anistia aos envolvidos no quebra-quebra de 8 de janeiro contava com 308 votos, de um total de 513 deputados, agora, mais realista, o líder do PL, Sóstenes Cavalcanti (RJ), contabiliza 165 apoios. São necessários ao menos 257 votos para aprovar a anistia.

NOME AOS BOIS

Até o fim da tarde desta quinta-feira (3), sete dos 25 deputados federais apoiaram o requerimento de urgência para o projeto de lei: André Ferreira (PL), Clarisse Tércio (PP), Coronel Meira (PL), Fernando Rodolfo (PL), Mendonça Filho (União Brasil), Ossésio Silva (Republicanos), Pastor Eurico (PL).

PARTE INTERESSADA

A Comissão de Segurança Pública da Câmara passou a integrar um grupo de entidades convocadas a oferecer subsídios e dados técnicos e jurídicos para “abalizar” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre operações da polícia nas favelas. “Experiência nós temos de sobra”, disse à coluna, Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da comissão. “Pena que já tenha vindo tarde”.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

‘VOU PRA GALERA’

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez lembrar o personagem Seu Boneco (Lug de Paula), da Escolinha do Professor Raimundo, criador do bordão: “Aí eu vou pra galera”. Analisando a última pesquisa Quaest, Caiado disse que “quem for para o segundo turno com Lula em 2023, já vai para o abraço”. Um detalhe é que Lula (44%) venceria Caiado (30%) que se lança nesta sexta em Salvador (BA).

COPO MEIO CHEIO

Se tem um setor que está soltando foguetes com o “tarifaço” de Trump é o agronegócio brasileiro. “Isso [as tarifas] torna nossos produtos mais competitivos”. Os produtores matogrossenses aplaudiram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de pé.

NÃO ME DIGA!

Consultada sobre os gastos da primeira-dama, Rosângela Lula, quando viajou ao Japão, a Secretaria de Comunicação informou que não houve gastos, pois sua viagem foi em avião da FAB.

PENSE NISSO!

Quando o Supremo Tribunal Federal diz ao governo estadual que é preciso “combater a letalidade” nas operações policiais, há, nessa inquietação do Judiciário, um quê de realidade que as estatísticas não escondem. Mas não pode ser somente essa a motivação da corte suprema.

As organizações criminosas, que o STF é sabedor de sua existência, estão diametralmente em lados opostos quando o tema é saber quem está em condições superiores. Não há dúvida de que a bandidagem tem melhores condições numéricas e de calibre embora por vezes lhes faltem treinamentos.

Pareceu saudável que o Ministério Público seja imediatamente informado das mortes, até para ajudar a contabilizar e monitorar as baixas e criar condições para que o Estado se organize para o necessário enfrentamento.

Pense nisso!