Seminário ZURB busca soluções para o transporte público no Recife, a capital mais congestionada do Brasil
Evento que começa nesta quarta-feira (20) reúne especialistas e gestores para debater alternativas urgentes para a mobilidade e o futuro da RMR
Clique aqui e escute a matéria
Com o objetivo de enfrentar um dos maiores desafios da Região Metropolitana do Recife (RMR), começa nesta quarta-feira (20/5) o ZURB – Seminário de Mobilidade Urbana. O evento, que acontece no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, Centro da capital, busca a construção coletiva de soluções para os gargalos históricos que afetam o transporte público coletivo e a circulação de passageiros na capital pernambucana.
A urgência do debate é reforçada por dados recentes do levantamento TomTom Traffic Index, que consolidou o Recife como a cidade mais congestionada do Brasil pelo quarto ano seguido. De acordo com o índice de 2025, a capital registrou um nível médio de congestionamento de 64,7%, superando grandes metrópoles como São Paulo (58,5%) e Rio de Janeiro (57,8%). Esse cenário resulta em um impacto direto na qualidade de vida: o cidadão recifense perde, em média, 130 horas por ano preso em engarrafamentos durante os horários de pico.
TRANSPORTE PÚBLICO COMO RESPOSTA AOS CONGESTIONAMENTOS
Especialistas apontam que a liderança negativa do Recife no ranking de trânsito reflete um problema estrutural profundo, marcado pela dependência do transporte individual e pela falta de expansão da infraestrutura viária necessária para acompanhar o crescimento urbano. Diante disso, o ZURB foca no transporte público como a principal via para reverter esse quadro.
A mesa de abertura, nesta quarta, contará com Francisco Christovam, CEO da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), e com o professor Leonardo Meira (UFPE) para discutir o panorama atual e os rumos do setor. Além do médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do SAMU Metropolitano do Recife, que abordará os efeitos dos sinistros de trânsito com ocupantes de motocicletas. A mesa de abertura será mediada pela jornalista do JC e titular da Coluna Mobilidade, Roberta Soares.
A programação inclui debates sobre o Marco Legal do Transporte Público, avanços da Tarifa Zero e a apresentação de experiências de sucesso em cidades como Goiânia (GO) e Sorocaba (SP), que podem servir de referência para a realidade local.
O seminário, que segue até quinta-feira (21), contará ainda com a participação de representantes do BNDES e do Governo do Estado para discutir novos projetos de mobilidade. O encerramento terá uma plenária para a formulação de propostas coletivas que visem a melhoria efetiva do sistema de transporte de passageiros na RMR.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela internet, embora as vagas sejam limitadas. O Seminário ZURB é promovido pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco).