Pernambuco garante R$ 473 milhões em obras de estradas, viaduto e em Fernando de Noronha
Raquel Lyra e ministro George Santoro assinaram nesta terça (19) ordens de serviço que contemplam o Sertão, o Grande Recife e Fernando de Noronha
Clique aqui e escute a matéria
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro dos Transportes, George Santoro, assinaram nesta terça-feira (19), em Brasília, ordens de serviço que somam R$ 473,4 milhões em obras de infraestrutura viária para o Estado.
O pacote contempla a pavimentação de mais de 100 quilômetros de estrada no Sertão, a construção de um viaduto em Jaboatão dos Guararapes, a revitalização da principal via de Fernando de Noronha e a abertura de licitação para uma obra em Toritama, no Agreste.
Na mesma reunião, governadora e ministro confirmaram que a assinatura do contrato de retomada da Ferrovia Transnordestina será reagendada para ocorrer com a presença do presidente Lula.
"Estamos dando ordem de serviço da estrada de Ibimirim, vamos refazer a estrada de Fernando de Noronha, que passou décadas sem investimento, veio o edital de licitação da travessia de Toritama e temos a alegria de anunciar que o contrato da Transnordestina está pronto para ser assinado junto com o presidente Lula", disse Raquel Lyra.
O ministro George Santoro destacou o papel estratégico do pacote. "Essas obras são todas parte do PAC do presidente Lula. Repassar recursos para a infraestrutura é fundamental, sem isso a gente não consegue avançar e tirar os nós logísticos do país. Estamos fazendo uma política pública, colocando recurso público para viabilizar projetos que não poderiam ser feitos só com a iniciativa privada", afirmou.
Viaduto da Vitarella
Na altura de Prazeres, no quilômetro 83,4 da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, um retorno em nível trava o trânsito nos horários de pico e obriga cerca de 45 mil veículos por dia, entre carros, caminhões e ônibus, a fazer um contorno de dois quilômetros para entrar na BR-101 antiga, gerando filas, perda de tempo e risco constante de acidentes. Esse gargalo existe há mais de uma década e nunca tinha saído do papel.
A ordem de serviço assinada nesta terça (19) autoriza finalmente a construção do Viaduto da Vitarella, uma alça elevada que vai conectar diretamente a Estrada da Batalha à BR-101 antiga, eliminando o retorno em nível. O investimento é de R$ 19,6 milhões.
Com a obra, o fluxo de veículos que hoje engarrafa o trecho passa a usar a estrutura em desnível, desobstruindo um dos principais corredores logísticos do Estado. A BR-101 é a via de ligação diária entre o Recife e o Porto de Suape, por onde passam cargas, ônibus e trabalhadores todos os dias.
A solução para um problema de mais de dez anos não veio só do poder público. O projeto nasceu de uma parceria entre o Grupo Atitude, que reúne empresários pernambucanos, e o DNIT. O grupo bancou o desenvolvimento do projeto executivo, seguindo as normas técnicas exigidas pelo órgão federal. Sem esse movimento, a obra provavelmente continuaria engavetada. Agora, com o projeto pronto e a ordem de serviço assinada, o governo federal assume a execução.
BR-363: a única rodovia federal em ilha oceânica do Brasil
A principal via de Fernando de Noronha vai receber uma reforma completa. A BR-363, oficialmente chamada de Rodovia Miguel Arraes de Alencar, tem 6,8 quilômetros de extensão e é a única rodovia federal localizada em uma ilha oceânica brasileira. Por ela circulam moradores, turistas, veículos de carga e de serviço, e quem precisa chegar ao aeroporto ou ao porto. Apesar da importância, a via passou décadas sem receber investimentos significativos.
A ordem de serviço destina R$ 31,7 milhões para a revitalização completa do trecho. A obra chega em boa hora. Em maio de 2025, moradores bloquearam a BR-363 por cerca de nove horas em protesto pela morte de um vizinho baleado na ilha, obrigando turistas a caminhar até o aeroporto para não perder os voos. Em novembro do mesmo ano, um caminhão-guincho tombou na ladeira próxima ao Porto de Santo Antônio, escancarando os riscos de uma rodovia degradada.
Para os cerca de 3 mil moradores permanentes e para os turistas que visitam o arquipélago, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a revitalização significa mais segurança no cotidiano de uma via que não tem alternativa. Em uma ilha, quando a estrada falha, não há outro caminho.
Toritama: menos trânsito na Capital do Jeans
Toritama, conhecida como a Capital do Jeans, vai receber intervenção em 2,87 quilômetros da BR-104, no trecho que corta o centro da cidade. O aviso de licitação aberto nesta terça (19) prevê R$ 34,3 milhões para a obra, que vai reorganizar o fluxo de veículos em uma das cidades mais movimentadas do Polo de
Confecções do Agreste, um dos principais motores econômicos de Pernambuco.
O problema é conhecido por quem frequenta a cidade. Em períodos de maior movimento, como durante o Festival do Jeans, quando Toritama recebe comerciantes e visitantes de diversas regiões do país, o trânsito no centro da cidade trava. A obra vai melhorar o escoamento da produção e a segurança viária para moradores e para os milhares de compradores que chegam à cidade em busca das confecções.
O prefeito Sérgio Colin comemorou. "Essa conquista é fruto de um trabalho contínuo de diálogo e articulação. Colocamos essa pauta como prioridade e hoje temos uma resposta concreta que vai impactar diretamente a vida da população e o desenvolvimento da cidade", disse.
Sertão: fim de 80 km de estrada de terra
O trecho que liga Inajá, Ibimirim e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mistura a BR-316 com a BR-110, conhecida como Reta do Peba ou Reta do Mirim, e tem cerca de 80 quilômetros sem asfalto. A estrada de terra, que atravessa o Sertão do Moxotó e o Sertão de Itaparica, prejudica o deslocamento da população local e o escoamento da produção agrícola da região há décadas.
A ordem de serviço assinada nesta terça (19) destina R$ 387,8 milhões para a pavimentação de 102,2 quilômetros de rodovia nesse trecho, o maior investimento individual do pacote anunciado em Brasília. Para os moradores, a obra significa o fim de uma rotina de poeira no verão, lama no inverno e veículos danificados o ano todo.
Para a economia local, significa que caminhões de carga vão trafegar com mais velocidade e segurança, reduzindo o custo do transporte de produtos como frutas, grãos e derivados da pecuária. O processo de licenciamento ambiental, conduzido pelo DNIT em parceria com a Funai, considerou o componente indígena da região, etapa necessária dada a presença de comunidades na área de influência da obra.
O senador Fernando Dueire reconheceu o esforço para garantir os investimentos. "Precisamos reconhecer o trabalho, o esforço e a diligência do Governo de Pernambuco. Estamos muito felizes com o Ministério abraçando estes projetos. Foi um esforço imenso", afirmou.