Mobilidade | Notícia

Maio Amarelo: ação da PRF no Grande Recife alerta para aumento de mortes envolvendo motos nas rodovias

Ocorrências fatais aumentaram em relação a 2025; principais causas são falta de atenção, manobras arriscadas e uso de celular no trânsito

Por JC Publicado em 07/05/2026 às 10:16

Clique aqui e escute a matéria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco realiza, nesta quinta-feira (7), uma ação educativa no posto de Igarassu, na BR-101, dentro da campanha Maio Amarelo. A mobilização ocorre em meio ao aumento de sinistros graves envolvendo motocicletas nas rodovias federais que cortam o estado.

A atividade conta com apoio de outros órgãos de trânsito e busca orientar motoristas e motociclistas sobre comportamentos de risco, além de reforçar medidas de prevenção para reduzir as tragédias.

Sinistros com motos crescem

Um levantamento da PRF aponta que, entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 621 sinistros envolvendo motocicletas em rodovias federais de Pernambuco. Esses casos resultaram em 788 feridos e 56 mortes.

No mesmo período do ano anterior, tinham sido 478 ocorrências, com 596 feridos e 49 mortes. O aumento chama atenção principalmente pelo crescimento no número de óbitos.

Falta de atenção e manobras arriscadas

De acordo com a PRF, muitos dos acidentes estão ligados à falta de atenção na condução. Situações como demora na reação ao perigo, decisões tardias no trânsito e entrada na via sem observar outros veículos aparecem com frequência nas ocorrências registradas.

O uso de celular durante a direção também é apontado como um dos principais fatores que contribuem para a distração ao volante.

Outro comportamento de risco destacado é a circulação de motos entre veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, prática que aumenta a chance de acidentes graves devido a pontos cegos e à instabilidade provocada pelo deslocamento de ar.

Campanha busca mudança de comportamento no trânsito

O Maio Amarelo é um movimento nacional de conscientização sobre segurança no trânsito e ocorre todos os anos com ações educativas em todo o país. Em 2026, o tema da campanha é a importância da atenção ao outro no trânsito como forma de preservar vidas e reduzir mortes e lesões nas vias brasileiras.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe

Tags