Mobilidade | Notícia

BR-232: Duplicação da rodovia ligando Agreste e Sertão mais perto com aprovação de projeto pelo DNIT

O primeiro trecho a ser duplicado será entre as cidades de São Caetano e Belo Jardim. Previsão é que a licitação seja lançada até junho

Por Roberta Soares Publicado em 10/04/2026 às 12:05 | Atualizado em 10/04/2026 às 15:19

Clique aqui e escute a matéria

A duplicação da BR-232 conectando o Agreste ao Sertão pernambucanos está mais perto de começar. Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto básico e executivo de engenharia do primeiro trecho a ser duplicado, entre as cidades de São Caetano e Belo Jardim.

O projeto contempla 28,8 km, entre o km 149,10 e o km 177,90, de um total de 264,9 km que serão duplicados até Serra Talhada, na entrada do Sertão do Estado. A rodovia será duplicada e terá o pavimento existente restaurado. O custo estimado é de aproximadamente R$ 250 milhões e será bancado exclusivamente pelo governo de Pernambuco.

A previsão é de que a licitação pública para a execução das obras seja lançada ainda no primeiro semestre de 2026. O primeiro prazo dado pelo Estado era abril deste ano, mas não foi possível cumpri-lo devido à análise pelo DNIT.O restante da duplicação terá recursos do governo federal.

DUPLICAÇÃO SERÁ EXECUTADA EM DOIS LOTES

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A duplicação dos quase 300 km da BR-232 ligando o Agreste ao Sertão vai beneficiar aproximadamente quatro milhões de pessoas - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O trecho autorizado pelo DNIT integra o primeiro lote da duplicação da BR-232, compreendido entre os municípios de São Caetano e Arcoverde. Já o segundo lote compreende o segmento entre Arcoverde e Serra Talhada.

“A primeira duplicação da BR-232 foi essencial para o desenvolvimento de todo o interior pernambucano. Agora, duas décadas depois, a governadora Raquel Lyra, junto ao DNIT, teve a sensibilidade de entender que era o momento de contribuir ainda mais com esse desenvolvimento no Sertão. Essa obra será um marco na história da infraestrutura de Pernambuco”, destacou o novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), Pedro Neves.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), a duplicação dos quase 300 km ligando o Agreste ao Sertão vai beneficiar aproximadamente quatro milhões de pessoas. Segundo a Semobi, com o aval do DNIT, o projeto agora avança para a etapa de lançamento da licitação, com previsão de início das obras ainda neste semestre.

Compartilhe

Tags