Surf nos ônibus: Mais um jovem morre pegando ‘bigu’ nos ônibus do Grande Recife
Tragédias recorrentes por 'bigu', ‘morcegamento’ e ‘surf nos ônibus’ expõem falhas no transporte público da RMR, expondo passageiros e motoristas
Clique aqui e escute a matéria
Além de expor a insegurança operacional e, consequentemente, dos passageiros e motoristas, o vandalismo nos ônibus da Região Metropolitana do Recife volta a provocar mortes. E, mais uma vez, de jovens.
Na manhã desta sexta-feira (14/11), uma rapaz de 21 anos, identificado como Jonathan Roberto Nascimento, morreu após pegar um "bigu" (uma variação do "surf nos ônibus") em um coletivo entre os bairros de Beberibe e Linha do Tiro, subúrbio da Zona Norte do Recife.
Assim como outros casos ocorridos no Grande Recife nos últimos meses, ao se pendurar na porta do coletivo o jovem colidiu contra um poste. O caso aconteceu na Rua Uriel de Holanda, uma via que faz limite entre os dois bairros. O ônibus fazia a linha 710 - Beberibe/Derby, operada pela empresa Globo.
Testemunhas relataram que Jonathan se pendurou na porta traseira do veículo após o ônibus sair da parada. Ele estaria a caminho do trabalho com dois amigos. A colisão contra o poste teria acontecido quando o jovem se esticou para chamar os colegas que o seguiam. Jonathan Roberto Nascimento chegou a ser socorrido e encaminhado para a UPA de Nova Descoberta, mas não resistiu aos ferimentos.
Por nota oficial, a empresa Globo lamentou o ocorrido e informou ter enviado uma equipe ao local e acionado os órgãos de socorro. A companhia manifestou solidariedade aos familiares e amigos da vítima, garantindo que irá colabor com as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
ONDA DE VANDALISMO NOS ÔNIBUS DO GRANDE RECIFE
A morte de Jonathan é mais uma em um cenário de desordem e abandono do transporte público, onde o "surf nos ônibus" e o "morcegamento" são problemas recorrentes e graves na Região Metropolitana do Recife (STPP). As práticas de vandalismo têm causado mortes e ferimentos em pelo menos quatro adolescentes e jovens nos últimos três anos.
-
Surf nos ônibus: Vandalismo volta a fazer vítimas no transporte do Grande Recife. Jovem pegava ‘bigu’ e foi imprensado entre dois ônibus
-
Surf nos ônibus: Morte de adolescente de 14 anos ao tentar ‘surfar’ em ônibus expõe o vandalismo no transporte do Grande Recife
-
Surf nos ônibus: Quase mil coletivos vandalizados no Grande Recife em 2025
Em setembro, um jovem de 18 anos foi gravemente ferido ao ser imprensado entre dois ônibus no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. O jovem praticava o "bigu" pendurado na porta traseira de um coletivo da linha 632-Alto do Refúgio. Ao tentar ultrapassar um ônibus estacionado (linha 645-TI Macaxeira/Av. Norte), o motorista, que alegou não ter visto o jovem, acabou imprensando-o, que caiu do veículo. O jovem sofreu ferimentos graves, quebrando dentes e lesionando a clavícula.
Diante da sequência de quedas e mortes, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chegou a aprovar, em outubro de 2024, o Projeto de Lei (PL) nº 1366/2023, que buscava proibir o "surf nos ônibus" e "bigus". Contudo, a governadora Raquel Lyra (PSD) vetou a proposta em novembro do mesmo ano.
-
Surf nos ônibus: Vandalismo no transporte público volta a fazer vítimas no Grande Recife. Dessa vez, um jovem de 20 anos
-
Surf nos ônibus: inconstitucionalidade e pressão sobre motoristas foram as razões do veto de Raquel Lyra ao PL do ‘surf’ nos ônibus
-
Surf nos ônibus: como esperado, Raquel Lyra veta PL do ‘surf’ nos ônibus. Nova proposta será refeita com rodoviários e operadores
O veto foi justificado pela inconstitucionalidade do PL, sob o argumento de que o Código Penal (CP) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já proíbem a prática, citando o artigo 235 do CTB (infração grave por conduzir pessoas nas partes externas do veículo) e o artigo 176 do CP (uso de transporte sem pagamento). Além disso, o governo argumentou que o PL atribuía, indiretamente, ao motorista a responsabilidade pela segurança pública e que a pressão sobre as empresas resultaria em cobranças sobre os condutores.
Os incidentes fatais e graves por "surf em ônibus" e "morcegamento" têm sido frequentes no Grande Recife. Relembre alguns:
- Setembro/25: Um adolescente de 14 anos, identificado como João Vitor e conhecido como "Patinho do Surf", morreu no bairro do Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes. Ele tentava escalar o coletivo da linha 361 - TI TIP/Curado IV, mas bateu em outro ônibus estacionado ao fazer uma curva e faleceu no local.
- Agosto/25: Um jovem de 20 anos ficou ferido em Rio Doce, Olinda, após bater em um poste enquanto praticava o "morcegamento" na porta de um coletivo.
- Maio/25: Um adolescente morreu em Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapes, após cair da porta de um ônibus que estava fora de operação.
- 2022 e 2023: Registros de mortes por quedas e atropelamentos ocorreram no TI Xambá, Cohab e na Avenida Agamenon Magalhães.