INFRAESTRUTURA |

BR-104: apesar da retomada, obras de duplicação seguem lentas e atrasadas no Agreste de Pernambuco

Trecho de 7,7 km foi entregue em julho de 2024, mas os km restantes estavam previstos para março, devendo ser concluídos apenas entre julho e agosto

Por Roberta Soares Publicado em 09/04/2025 às 8:00

A conclusão da duplicação da BR-104, no trecho de 13 quilômetros entre a cidade de Toritama e Pão de Açúcar, distrito do município de Taquaritinga do Norte), no Agreste de Pernambuco, está atrasada e deverá ficar para o fim do primeiro semestre ou início do segundo semestre deste ano. E, mesmo assim, com sorte e se São Pedro segurar as chuvas.

A reportagem do JC visitou as obras e constatou o atraso dos trabalhos, que foram retomados pelo governo de Pernambuco (em parceria com o governo federal) após dez anos de paralisações, em maio de 2023. Pouco mais de um ano depois, em julho de 2024, 7,7 quilômetros dos 13 quilômetros foram duplicados e entregues à população, com a previsão de que o restante seria concluído no fim de março, o que não aconteceu.

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), que gerencia as obras de recuperação da malha rodoviária do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), desapropriações de imóveis que ocupavam a área de domínio da rodovia e não estavam previstas, precisaram ser realizadas.

Diogo Bezerra, secretário de Mobilidade e Infraestrutura, garante que em maio deverá ser concluída uma alça de acesso à PE-160, em Pão de Açúcar, e que leva para Santa Cruz do Capibaribe, na mesma região. “Estaremos liberando essa alça em maio, mas, de fato, tivemos que resolver a questão das desapropriações em outro trecho, na altura da Vila Canaã. Eram 26 imóveis para serem retirados, muitos construídos sobre as rochas, que precisam ser detonadas. Já conseguimos resolver 16 dessas negociações”, explicou.

RENATO RAMOS/JC IMAGENS
Semobi PE garante que em maio deverá ser concluída uma alça de acesso à PE-160, em Pão de Açúcar, e que leva para Santa Cruz do Capibaribe, na mesma região - RENATO RAMOS/JC IMAGENS

Sobre o restante dos trabalhos, o secretário afirma que, se o inverno não for rigoroso, a previsão é que tudo seja finalizado entre julho e agosto. “Já avançamos na construção do viaduto da BR-104 e na implantação das vias locais. Em breve, a população verá a obra concluída e não sofrerá mais com os transtornos que há mais de dez anos colocavam todos que circulam na rodovia em risco”, destacou Diogo Bezerra.

RECURSOS QUE SERIAM DEVOLVIDOS AO GOVERNO FEDERAL

O trecho incompleto da duplicação da BR-104 está sendo quase totalmente executado com recursos que o governo do Estado teria que devolver à União, no valor de R$ 106 milhões. O trecho não duplicado, inclusive, vinha provocando congestionamentos e sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT) há anos na região.

RENATO RAMOS/JC IMAGENS
Em julho de 2024, 7,7 quilômetros dos 13 quilômetros foram duplicados e entregues à população, com a previsão de que o restante seria concluído no fim de março, o que não aconteceu - RENATO RAMOS/JC IMAGENS
RENATO RAMOS/JC IMAGENS
A reportagem do JC esteve visitando as obras e constatou o atraso dos trabalhos, que foram retomados pelo governo de Pernambuco (em parceria com o governo federal) após dez anos de paralisações - RENATO RAMOS/JC IMAGENS
RENATO RAMOS/JC IMAGENS
Em julho de 2024, 7,7 quilômetros dos 13 quilômetros foram duplicados e entregues à população, com a previsão de que o restante seria concluído no fim de março, o que não aconteceu - RENATO RAMOS/JC IMAGENS

A obra de duplicação e restauração da via tem um investimento total de R$ 115,8 milhões e contempla uma extensão de 51,4 quilômetros em uma região onde se destacam a indústria têxtil do Polo de Confecções do Agreste e o comércio. O trecho aberto em julho de 2024 para os veículos recebeu do governo estadual sinalização vertical e horizontal.

A parte da via vai de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte – Km 19,8) a Toritama (Km 33), e vai beneficiar aproximadamente 450 mil pessoas. Com isso, a rodovia possui agora 49 quilômetros de pista duplicada e 51,4 quilômetros restaurados.

ENTENDA A POLÊMICA SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR-104

As obras de duplicação da BR-104, de responsabilidade do governo de Pernambuco, foram paralisadas há mais de dez anos e foram retomadas em parceria com o governo federal. A rodovia é mais uma que tem convênio firmado entre os governos federal e o estadual, como a BR-232.

O Estado relicitou a obra e o governo federal autorizou o uso dos R$ 106 milhões que Pernambuco teria que devolver do contrato para concluí-la.