CICLOMOBILIDADE | Notícia

Obras da ciclovia da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife, vão começar e equipamento ficará no canteiro central

A ciclovia será feita em dois trechos e custará, no total R$ 7,7 milhões, sendo a maior parte custeada pela iniciativa privada como ação mitigadora

Por Roberta Soares Publicado em 04/04/2025 às 18:02 | Atualizado em 04/04/2025 às 22:46

Vão ter início as obras de construção de uma ciclovia na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, um dos corredores viários mais importantes da capital e fundamental para a entrada e saída da cidade. O equipamento tinha sido anunciado pela Prefeitura do Recife no fim de 2023 e agora, um ano e meio depois, vai começar a ser implantado.

A Ciclovia Mascarenhas de Moraes ficará sobre o canteiro central da avenida, seguindo a solução menos polêmica que a gestão municipal adotou nas Avenidas Agamenon Magalhães e Mário Melo, na área central do Recife, onde o equipamento fica sobre o canteiro central. O investimento total será de R$ 7,7 milhões, dividido em dois trechos. O primeiro custará R$ 5 milhões e será financiado pela empresa Aena Brasil como ação mitigadora das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional do Recife. O restante terá recursos municipais.

A primeira etapa do projeto compreende um trecho de 3,6 km, entre a Avenida General McArthur (continuação da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem) e o limite com o município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Também em breve, a gestão municipal irá construir um segundo trecho da ciclovia, ao custo de R$ 2,7 milhões, que ligará o aeroporto à futura Ponte Júlia Santiago, estrutura que está em obras e conectará as Zonas Sul e Oeste do Recife pelos bairros de Areias e da Imbiribeira.

A PCR, entretanto, não informou a data exata que as obras começam nem a previsão de conclusão. A futura ciclovia facilitará a conexão com o equipamento existente na Estrada da Batalha, implantado quando a via foi triplicada, há mais de 15 anos.

EQUIPAMENTO SOBRE CANTEIRO CENTRAL PARA REDUZIR IMPACTO NO TRÁFEGO DOS VEÍCULOS MOTORIZADOS

O projeto faz parte do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC) - cuja implantação se arrasta há onze anos - e será implantado nos dois sentidos, ao longo do canteiro central da avenida, numa extensão total de 4,8 km, combinando trechos unidirecionais e bidirecionais, com largura de um metro por sentido. Segundo a gestão municipal, o projeto também inclui a implantação de áreas de espera, ilhas, refúgios e outros dispositivos para garantir a segurança dos ciclistas.

A prefeitura promete que irá preservar a arborização existente e, assim como fez nas ciclovias da Agamenon Magalhães e Mário Melo, argumenta que a concepção de construção sobre o canteiro central minimiza o impacto sobre as faixas de rolamento para os veículos motorizados. Entidades que representam os ciclistas já criticaram outras vezes a solução porque ela coloca quem usa a bicicleta para disputar espaço com os pedestres, o que pode estimular quedas e atropelamentos.

TRAÇADO DA CICLOVIA NA MASCARENHAS DE MORAES FICOU MENOR DO QUE O ANUNCIADO EM 2023

Em 2023, quando a construção de uma ciclovia sobre o canteiro central da Mascarenhas de Moraes foi anunciada pela primeira vez pela Prefeitura do Recife, o equipamento era maior e contemplava apenas o corredor de transporte. Começaria na Ponte Motocolombó e seguiria nos dois sentidos até as proximidades do limite com Jaboatão. A extensão era maior do que a anunciada agora: 6,7 km.

O traçado da ciclovia era praticamente o mesmo: variava entre unidirecional e bidirecional, com largura de 1,00 m para cada sentido. A redução do trecho, colocando o início do equipamento a partir da Avenida MacArthur, entretanto, restringiu um pouco o caráter de integração com o transporte público que foi premissa para o projeto.

Isso porque, antes, a ciclovia começaria na altura da Ponte Motocolombó - bem próxima ao Terminal Integrado e à Estação Largo da Paz do Metrô do Recife. Agora, começará bem antes. Mas, mesmo assim, a nova ciclovia da Mascarenhas de Moraes estará integrada ao sistema de transporte público da região, a partir dos TIs Tancredo Neves e Aeroporto, além da Linha Sul do metrô.

O novo equipamento também terá conexão com a ciclofaixa da Avenida Arquiteto Luiz Nunes e da própria Avenida MacArthur e Rua Antônio Falcão.