Obras da ciclovia da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife, vão começar e equipamento ficará no canteiro central
A ciclovia será feita em dois trechos e custará, no total R$ 7,7 milhões, sendo a maior parte custeada pela iniciativa privada como ação mitigadora

Vão ter início as obras de construção de uma ciclovia na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, um dos corredores viários mais importantes da capital e fundamental para a entrada e saída da cidade. O equipamento tinha sido anunciado pela Prefeitura do Recife no fim de 2023 e agora, um ano e meio depois, vai começar a ser implantado.
A Ciclovia Mascarenhas de Moraes ficará sobre o canteiro central da avenida, seguindo a solução menos polêmica que a gestão municipal adotou nas Avenidas Agamenon Magalhães e Mário Melo, na área central do Recife, onde o equipamento fica sobre o canteiro central. O investimento total será de R$ 7,7 milhões, dividido em dois trechos. O primeiro custará R$ 5 milhões e será financiado pela empresa Aena Brasil como ação mitigadora das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional do Recife. O restante terá recursos municipais.
A primeira etapa do projeto compreende um trecho de 3,6 km, entre a Avenida General McArthur (continuação da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem) e o limite com o município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Também em breve, a gestão municipal irá construir um segundo trecho da ciclovia, ao custo de R$ 2,7 milhões, que ligará o aeroporto à futura Ponte Júlia Santiago, estrutura que está em obras e conectará as Zonas Sul e Oeste do Recife pelos bairros de Areias e da Imbiribeira.
A PCR, entretanto, não informou a data exata que as obras começam nem a previsão de conclusão. A futura ciclovia facilitará a conexão com o equipamento existente na Estrada da Batalha, implantado quando a via foi triplicada, há mais de 15 anos.
EQUIPAMENTO SOBRE CANTEIRO CENTRAL PARA REDUZIR IMPACTO NO TRÁFEGO DOS VEÍCULOS MOTORIZADOS
O projeto faz parte do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC) - cuja implantação se arrasta há onze anos - e será implantado nos dois sentidos, ao longo do canteiro central da avenida, numa extensão total de 4,8 km, combinando trechos unidirecionais e bidirecionais, com largura de um metro por sentido. Segundo a gestão municipal, o projeto também inclui a implantação de áreas de espera, ilhas, refúgios e outros dispositivos para garantir a segurança dos ciclistas.
A prefeitura promete que irá preservar a arborização existente e, assim como fez nas ciclovias da Agamenon Magalhães e Mário Melo, argumenta que a concepção de construção sobre o canteiro central minimiza o impacto sobre as faixas de rolamento para os veículos motorizados. Entidades que representam os ciclistas já criticaram outras vezes a solução porque ela coloca quem usa a bicicleta para disputar espaço com os pedestres, o que pode estimular quedas e atropelamentos.
TRAÇADO DA CICLOVIA NA MASCARENHAS DE MORAES FICOU MENOR DO QUE O ANUNCIADO EM 2023
Em 2023, quando a construção de uma ciclovia sobre o canteiro central da Mascarenhas de Moraes foi anunciada pela primeira vez pela Prefeitura do Recife, o equipamento era maior e contemplava apenas o corredor de transporte. Começaria na Ponte Motocolombó e seguiria nos dois sentidos até as proximidades do limite com Jaboatão. A extensão era maior do que a anunciada agora: 6,7 km.
O traçado da ciclovia era praticamente o mesmo: variava entre unidirecional e bidirecional, com largura de 1,00 m para cada sentido. A redução do trecho, colocando o início do equipamento a partir da Avenida MacArthur, entretanto, restringiu um pouco o caráter de integração com o transporte público que foi premissa para o projeto.
Isso porque, antes, a ciclovia começaria na altura da Ponte Motocolombó - bem próxima ao Terminal Integrado e à Estação Largo da Paz do Metrô do Recife. Agora, começará bem antes. Mas, mesmo assim, a nova ciclovia da Mascarenhas de Moraes estará integrada ao sistema de transporte público da região, a partir dos TIs Tancredo Neves e Aeroporto, além da Linha Sul do metrô.
O novo equipamento também terá conexão com a ciclofaixa da Avenida Arquiteto Luiz Nunes e da própria Avenida MacArthur e Rua Antônio Falcão.