Transporte clandestino: ônibus intermunicipais de Pernambuco ganham canal de WhatsApp para receber denúncias de passageiros
Serpe cria canal de comunicação para receber, principalmente, denúncias contra o transporte clandestino. Dúvidas também poderão ser esclarecidas

As empresas que fazem o transporte de passageiros para o interior de Pernambuco lançaram mais uma ação de combate aos veículos clandestinos que concorrem com os ônibus urbanos que atendem as cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Um canal de WhatsApp foi criado para que passageiros possam fazer, principalmente, denúncias contra a operação de Vans, Kombis, carros e até mesmo ônibus que operam clandestinamente.
O canal tem comunicação direta com a ouvidoria do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (Serpe). Os passageiros também podem esclarecer dúvidas, mas o objetivo principal do canal é receber denúncias da operação clandestina para que a fiscalização de transporte do Estado, inclusive policial, possa atuar.
Segundo o sindicato, a população poderá colaborar diretamente com denúncias por escrito, foto ou vídeos, mesmo anonimamente. O canal está disponível através do número (81) 9.9936.6308. O Serpe é formado por cinco empresas de ônibus rodoviário, que operam 87 linhas com uma frota de 300 ônibus. O sistema atende todos os municipios do interior do Estado, a partir da região da Zona da Mata, passando pelo Agreste e chegando ao Sertão. São mais de 21 mil viagens por mes, transportando 1 milhao de passageiros mensalmente e percorrendo 2,5 milhões de quilômetros rodados.
UM MILHÃO DE PASSAGEIROS NO TRANSPORTE CLANDESTINO POR MÊS
O novo canal de comunicação com o passageiro está sendo criado depois que o sindicato lançou a campanha “Diga Nao ao Transporte Clandestino”, às vésperas do Carnaval 2025. A campanha alerta a população sobre os riscos de usar o transporte clandestino intermunicipal, principalmente em feriadões como o Carnaval, a Semana Santa e o São João.
-
Gestão metropolitana: Grande Recife terá novo plano diretor de transportes urbanos para definir desafios da mobilidade urbana
-
Carnaval 2025: o perigo do transporte clandestino de passageiros vira alerta no Carnaval de Pernambuco
-
Transporte público em crise: tarifa única e fortalecimento do consórcio são melhorias para o transporte do Grande Recife, aponta governo de Pernambuco
-
Transporte público em crise: frota de ônibus nunca foi tão velha e descarbonização ainda está distante
O Serpe estima que pelo menos um milhão de pessoas usam o transporte clandestino de passageiros para o interior de Pernambuco todo mês. Além disso, aproximadamente 20 mil veiculos autorizados de forma indevida pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) - órgão gestor do transporte intermunicipal no Estado - também rodam transportando passageiros do interior para o Recife.
A autorização, segundo o Sindicato, contraria a legislacao existente e a Concepcao Operacional e Tarifaria do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros do Estado de Pernambuco (STCIP/PE). São linhas operadas sem itinerario regular, sem tarifa definida e sem transportar gratuitamente idosos e pessoas com deficiencia, o que gera prejuízos irreparaveis ao setor.
O sindicato defende que, por serem clandestinas, essas viagens nao têm atencao com a pontualidade, os trajetos e, o que é o mais importante: a seguranca no transporte de pessoas, colocando centenas de vidas humanas em risco todos dias. Segundo o Serpe, a falta de fiscalizacao e o ponto chave do problema na concorrencia desleal. E essa ausência fica evidenciada pelo descumprimento da Lei Estadual nº 14.017, de 2010, que define penalidades para o transporte intermunicipal remunerado nao autorizado de passageiros na Regiao Metropolitana do Recife.
Segundo a assessora da presidência do Serpe, Érica Souto, o sindicato está apostando na força das mídias sociais para ajudar no combate à ilegalidade. “O objetivo principal das nossas ações é alertar a população sobre a consequência dessa escolha feita por cidadãos desinformados, que estão levando o sistema de transporte regular a uma redução nos seus serviços por perda de demanda. E que também poderão provocar a suspensão temporária dos horários regulares do serviço”, explica.