TRÂNSITO | Notícia

Ciclista morre atropelado por ônibus no Janga, em Paulista

O ciclista morreu em uma área demarcada pelo Plano Diretor Cicloviário para ter ciclovias, o caso evidencia a falta do cumprimento do plano

Por Kolaiah Geloof Publicado em 16/12/2024 às 19:24 | Atualizado em 18/12/2024 às 14:52

Um ciclista de 28 anos morreu após ser atropelado por um ônibus na noite desse domingo (15), na avenida Cláudio Gueiros Leite, no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife.

De acordo com testemunhas, o caso aconteceu na altura do Mix Mateus. Em páginas do bairro, nas redes sociais, circula um vídeo do ciclista sendo socorrido, momentos após o sinistro de trânsito.

O ônibus era da empresa Conorte. Nesta terça-feira (17), a empresa disse em nota à imprensa que "A empresa está utilizando as ferramentas para apuração do caso", comunicando também que estão à disposição das autoridades para a conclusão das investigações.

"Nos solidarizamos com a dor dos familiares e amigos da vítima" terminou a empresa, no seu comunicado a imprensa.

Segundo o Plano Diretor Cicloviário, um estudo para indicar as avenidas e ruas que deveriam ter infraestrutura para bicicleta implementadas, a área deveria ter ciclovia.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, no dia 16 de dezembro, por meio da Delegacia de Paulista, um atropelamento com vítima fatal no bairro do Janga, em Paulista.

A polícia informou ainda que a vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. A polícia Civil de Pernambuco instaurou uma Verificação Preliminar de Inquérito para apurar as condições da ocorrência. As investigações seguem em andamento.

Plano Diretor Cicloviário

O Plano Diretor Cicloviário é um estudo que tem pouco mais de 10 anos que custou quase R$ 1 milhão de recursos públicos para indicar as ruas e avenidas onde deveriam ser implantadas infraestrutura para a bicicleta. Embora o plano seja de 10 anos, na última atualização em relação à temática a prefeitura indicou que, das áreas indicadas, a prefeitura apontou que 83% das rotas previstas por ele foram concluídas, em fevereiro de 2023.

O plano previa a construção de 590 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em todo o Grande Recife - quase 200 km somente na capital - até este ano.

Mas casos como os de João Lucas continuam acontecendo na Região Metropolitana do Recife em Espaços que fazem parte da rota de ciclovias do plano, como a avenida Cláudio Gueiros Leite, no bairro do Janga. Este ano, apenas no mês de outubro, o Grande Recife já chegou a registrar cinco sinistros com vítima fatal.

Compartilhe