TRANSPORTE PÚBLICO | Notícia

Fim da Vera Cruz: acordo garante remanejamento de motoristas e pagamento de verbas rescisórias

São 550 profissionais, entre motoristas de ônibus, fiscais e mecânicos, dispensados pela empresa, que encerrou as atividades no dia 31/8

Por Roberta Soares Publicado em 03/09/2024 às 16:43 | Atualizado em 09/09/2024 às 8:24

Os motoristas de ônibus, fiscais e mecânicos da empresa Vera Cruz, que deixou de operar no sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, terão que ser remanejados para outras operadoras e ter as verbas rescisórias pagas em dia. São 550 profissionais dispensados pela empresa, que encerrou as atividades no dia 31/8.

Pelo menos é o que ficou acertado num acordo firmado entre a empresa, o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco e a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco), mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Segundo o MPT-PE, a empresa terá que formalizar a baixa nas carteiras de trabalho, com liberação das chaves para que os trabalhadores recebam o FGTS e possam dar entrada no seguro-desemprego. As rescisões serão pagas com recursos do governo de Pernambuco que seriam usados como subsídio público ao sistema de ônibus.

O acordo também prevê que os trabalhadores passem a integrar um banco de dados gerido pela Urbana-PE, para que sejam gradativamente absorvidos pelas outras nove empresas que operam o transporte por ônibus do Grande Recife. Esse aproveitamento terá que ser realizado até dezembro de 2024.

De imediato, também de acordo com o MPT, ficou garantida a contratação de 50 trabalhadores dispensados pela Vera Cruz.

TODAS AS LINHAS DA VERA CRUZ JÁ FORAM REPASSADAS PARA OUTRAS EMPRESAS

LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO
Governo de Pernambuco garantiu que não haverá interrupção ou redução do serviço de ônibus com a saída da Vera Cruz do sistema de transporte público do Grande Recife - LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO

As 36 linhas que eram operadas pela Vera Cruz já foram repassadas para outras empresas. No sábado 31/8, as 11 linhas que ainda estavam sendo operadas pela empresa foram repassadas para outras concessionárias.

Foram três transferências distintas. Já as linhas opcionais que também eram operadas pela Vera Cruz - 214 UR-02/Ibura e 224 UR-11/Jordão - foram suspensas por tempo indeterminado. Essas duas linhas transportavam 2,4 mil passageiros por dia. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema de ônibus, anunciou o reforço em 20% da frota de quatro linhas e a refrigeração de duas delas para compensar o fim das opcionais: 132 - UR-02 (Ibura)/ TI Tancredo Neves e 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista).

Todas as linhas da Vera Cruz foram assumidas pelas empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu, seguindo o que determina o regulamento do STPP/RMR.

RODOVIÁRIOS COMEMORARAM ACORDO

BRUNO CAMPOS/ACERVO JC IMAGEM
A empresa alega que a operação vem sendo deficitária sob o ponto de vista econômico-financeiro há anos, o que tem provocado "severos prejuízos" que comprometem a manutenção dos serviços regulares de transportes - BRUNO CAMPOS/ACERVO JC IMAGEM

Como esperado, os rodoviários comemoraram o acordo que garante o pagamento das verbas rescisórias e o reaproveitamento dos trabalhadores da Vera Cruz. “Conseguimos garantir a retenção de verbas oriundas dos subsídios para que seja garantido o pagamento das verbas rescisórias e indenizatórias aos trabalhadores. A Vera Cruz terá 48 horas para formalizar a baixa nas carteiras de trabalho, liberando as chaves para que os trabalhadores possam receber o FGTS e dar entrada no seguro-desemprego”, diz a entidade em nota oficial.

“Além disso, será formado pela Urbana-PE um banco de dados com os trabalhadores da Vera Cruz, acompanhado pelo Sindicato, MPPE e MPT. Desse banco deverão sair os contratados daqui por diante, não só nas empresas que assumiram as linhas da Vera Cruz, como em todas as demais empresas do sistema. A previsão é que até dezembro todo o contingente seja absorvido”, finaliza.

ENTENDA A SAÍDA DA VERA CRUZ

Divulgação
Empresa São Judas Tadeu Transportes passará a operar linha 191 - Recife/Porto De Galinhas (N. Sra. do Ó) - Divulgação

No dia 29 de julho a Vera Cruz anunciou sua saída do transporte público do Grande Recife e entregou 36 linhas de ônibus. Em abril, a empresa já tinha pedido para entregar 12 linhas deficitárias, mas o Estado não aceitou e começou a ser negociado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPPE. A operação foi repassada para outras operadoras.

Entre os problemas enfrentados estavam o descumprimento do número mínimo de viagens exigido e a falta de manutenção dos veículos. A Vera Cruz não conseguiu atender às exigências de renovação de frota e pagamento de multas - que chegavam a R$ 10 milhões -, culminando com o anúncio do fim da operação na RMR.

 

Compartilhe