Projeto, que custará R$ 35 milhões, tem como foco principal a urbanização dos corredores e, a partir dele, a recuperação econômica da Avenida Getúlio Vargas - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:
O motorista que todos os dias precisa sair de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em direção à capital pernambucana, não deve esperar grandes ganhos de tempo real no deslocamento após a implantação do Binário Bairro Novo/Casa Caiada, que a Prefeitura de Olinda prepara para 2023. Os ganhos para o trânsito existirão, mas o principal mérito do projeto será o aspecto urbanístico.
A reurbanização do entorno da Avenida Getúlio Vargas, que já foi um dos mais importantes polos econômicos de Olinda, é a grande aposta. Como promete a Prefeitura de Olinda, serão R$ 35 milhões investidos numa rearrumada geral, sob vários aspectos, do corredor e das Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, que irão compor o binário com a Avenida Getúlio Vargas.
A promessa do município é realizar uma ampla requalificação urbana do entorno. Refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus. O projeto prevê, também, a requalificação de quatro praças no percurso de quatro quilômetros do binário. E a implantação de uma ciclovia bidirecional na Getúlio Vargas e faixas exclusivas para os ônibus nas vias que irão compor o binário.
O trânsito de Olinda passará por uma grande mudança de circulação - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda. Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros.
Quem explica essa lógica é João Recena, CEO da TPF Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura de Olinda para viabilizar o projeto. “De fato, o principal ganho para a população será sob o aspecto urbanístico. A requalificação das vias e do entorno farão a diferença. Vamos criar um ambiente de comércio importante para o Bairro Novo”, explica.
“A ativação da Rua Cândido Pessoa será fundamental nesse processo e por isso ela foi escolhida. Ela receberá uma grande injeção econômica com a requalificação para ampliar a oferta de comércio e serviços. O binário foi pensado para melhorar o resultado da renovação urbanística, que é o objetivo maior do projeto”, diz João Recena.
Avenida Getúlio Vargas - ARTES JC GANHOS NO TRÂNSITO
Embora não seja o foco principal, a implantação do Binário Bairro Novo/Casa Caiada trará ganhos para o trânsito da cidade. Haverá mais facilidade de circulação, sem dúvida. Os estudos apontam que haverá uma redução de 36% no tempo de deslocamento no trecho entre o início do binário, na Praça Pedro Jorge (pela Avenida Carlos de Lima Cavalcanti), e a Praça do Carmo.
“O tempo médio de percurso (por sentido), no pico da manhã, na situação atual, entre a Praça Pedro Jorge e a Praça do Carmo, é de 15 minutos. Com a implantação do binário, passará a ser, em média, de 9,6 minutos, ou seja, terá uma redução de 36%”, explica João Recena. Sob o aspecto da segurança viária, a expectativa é de mais segurança para pedestres e ciclistas com a unificação do sentido de tráfego da Avenida Getúlio Vargas.
As Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, paralelas à Avenida Getúlio Vargas, irão compor o Binário Bairro Novo/Casa Caiada no sentido Olinda-Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti - GUGA MATOS/JC IMAGEM
Promessa da Prefeitura de Olinda é a reurbanização total dos dois corredores, com a requalifcação das calçadas, dos pontos de ônibus, implantação de nova iluminação, drenagem e pavimentação das vias - GUGA MATOS/JC IMAGEM
As Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, paralelas à Avenida Getúlio Vargas, irão compor o Binário Bairro Novo/Casa Caiada no sentido Olinda-Recife - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GARGALOS DO PROJETO
Sobre a situação da Rua do Sol, que atualmente é um grande gargalo do tráfego de saída de Olinda, os autores do projeto alegam que o binário não irá piorar o problema da via. “Não está sendo atraído mais tráfego para a Rua do Sol. O volume que desembocava na via continua sendo o mesmo, apenas o caminho intermediário que mudou”, argumenta o CEO da TPF Engenharia.
“Com a reprogramação semafórica no binário e a atualização dos equipamentos semafóricos na Rua do Sol, será possível um maior controle do volume de veículos que passam pela região, conseguindo-se produzir deslocamentos em pelotões de tamanho e em intervalos adequados para as capacidades dos tempos de verde dos semáforos”, diz.
Atualmente, no horário de pico das 6h30 às 8h30, circulam 2.860 veículos em média na Avenida Getúlio Vargas, no sentido Paulista-Recife. Segundo aponta o projeto, espera-se que todo esse volume vá para a Rua Cândido Pessoa. "Entretanto, quando ativado o binário, parte dessas viagens, em especial aquelas vindas de Jardim Paulista, poderão ser atraídas pela Avenida Carlos de Lima Cavalcante, no sentido Paulista-Recife, no pico da manhã, já que a via também receberá tratamento semafórico que otimizará o tráfego”, explica João Recena.
ENTENDA COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO
O novo binário compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa, Rua Otaviano Pessoa Monteiro e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti - GUGA MATOS/JC IMAGEM
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas)
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Sobre Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:Recife
Áreas de atuação:Mobilidade, Transporte
Telefone:8199537000
Cargo:repórter sênior e colunista
Cursos:Curso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários