Ciclofaixas do Recife: falta de manutenção compromete segurança de ciclistas
Embora tenha avançado na ampliação da malha cicloviária - são 169 quilômetros atualmente -, muitos equipamentos da cidade estão com a sinalização apagada, buracos e interferências
Estruturas do Grande Recife também apresentam problemas
- FOTO: GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Leitura:
Que o Recifeavançou na ampliação da malha cicloviária da cidade não há como negar. São 169 quilômetros de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas atualmente, dos quais quase a totalidade foi implementada pelas últimas gestões municipais comandadas pelo PSB. É fato. Até porque a capital tinha apenas 24 quilômetros quando o então prefeito Geraldo Julio assumiu a prefeitura, em 2013.
O crescimento superior a 600% que o município evidencia sempre que possível, no entanto, nãosignifica qualidade. Ao contrário. Muitos quilômetros dessa malha cicloviária estão com problemas de manutenção e interferências que, em diversas situações, comprometem a segurança dos ciclistas.
E como a maioria da infraestrutura para as bicicletas são ciclofaixas - que necessitam ainda mais da sinalização porque não têm uma segregação total do tráfego de veículos, usando apenas tinta e tachões -, o perigo torna-se ainda maior sem a manutenção.
O período das chuvas que em 2022 foi muito mais intenso piorou a situação. Muitos equipamentos estão quase apagados em diversos trechos, tanto em bairros do subúrbio como de classe média da cidade.
As interferências sobre a infraestrutura para as bicicletas é outro problema. O JC encontrou muitas ciclofaixas do Centro do Recife com buracos abertos ou algum tipo de bloqueio para serviços de drenagem - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
É o caso, por exemplo, da ciclofaixa implantada na Rua Dr. José Maria, na Tamarineira, na Zona Norte do Recife. Boa parte da ciclofaixa desapareceu da via. E como ela foi implantada sem ao menos receber tachões ao longo de todo o percurso, é como se não existisse nada no local.
“Fica muito perigoso pedalar, sem dúvida, quando não é feita a manutenção da estrutura. Isso porque os motoristas nem percebem que ali era uma ciclofaixa. Faz muita diferença para quem usa a bicicleta. E muitas ciclofaixas estão assim”, alerta Pablo Lopes, porteiro que vai e volta do trabalho de bike e passa, com frequência, no trecho apagado da ciclofaixa.
Ciclista Pablo Lopes - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Na mesma região, a falta de manutenção também é flagrante nas ciclofaixas da Estrada do Arraial e da Estrada do Encanamento. Por sorte, são equipamentos que têm tachões, o que minimiza a ausência da sinalização.
As interferências sobre a infraestrutura para as bicicletas é outro problema. O JC encontrou muitas ciclofaixas do Centro do Recife com buracos abertos ou algum tipo de bloqueio para serviços de drenagem.
É o caso, por exemplo, das ciclofaixas existentes na Rua da Aurora e na Rua da Saudade, em Santo Amaro. “Entendemos que alguns serviços precisam ser feitos, mas a demora na execução e, principalmente, na reposição do equipamento é que é a questão. Demora demais e deixa o ciclista vulnerável”, critica o servidor público Cláudio Assis, que costuma usar a bicicleta como transporte na área central da cidade.
O período das chuvas que em 2022 foi muito mais intenso piorou a situação. Muitos equipamentos estão quase apagados em diversos trechos, tanto em bairros do subúrbio como de classe média da cidade - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
As interferências sobre a infraestrutura para as bicicletas é outro problema. O JC encontrou muitas ciclofaixas do Centro do Recife com buracos abertos ou algum tipo de bloqueio para serviços de drenagem - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
As interferências sobre a infraestrutura para as bicicletas é outro problema. O JC encontrou muitas ciclofaixas do Centro do Recife com buracos abertos ou algum tipo de bloqueio para serviços de drenagem - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Falta de manutenção da infraestrutura para bicicletas no Recife e Região Metropolitana - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
O período das chuvas que em 2022 foi muito mais intenso piorou a situação. Muitos equipamentos estão quase apagados em diversos trechos, tanto em bairros do subúrbio como de classe média da cidade - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
MANUTENÇÃO ESTÁ SENDO FEITA
Em uma nota oficial de apenas três linhas, a Prefeitura do Recife garante que está cuidando da infraestrutura cicloviária da cidade. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), responsável pela implantação e manutenção dos equipamentos, informou que investiu, somente em 2022, R$ 560 mil em sinalização de rotas cicláveis - entre implantação e manutenção.
E que durante o segundo semestre, período de estiagem, os serviços de sinalização serão intensificados. Nesse período serão investidos mais R$ 1,1 milhão na manutenção de 20 km de rotas cicláveis.
Além disso, investimentos como os recapeamentos da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e o Calçada Legal da Autarquia de Urbanização (URB) também estão contribuindo para a estrutura cicloviária da cidade.
Eixo Camilo Simões, que conecta Recife e Olinda, está destruído - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Eixo Camilo Simões, que conecta Recife e Olinda, está destruído - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
O período das chuvas que em 2022 foi muito mais intenso piorou a situação. Muitos equipamentos estão quase apagados em diversos trechos, tanto em bairros do subúrbio como de classe média da cidade - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
Eixo Camilo Simões, que conecta Recife e Olinda, está destruído - GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM
PROBLEMAS NO GRANDE RECIFE
Embora o Recife seja o município da RMR que tem a maior malha ciclável, os problemas são ainda piores quando entramos nos equipamentos metropolitanos que conectam as cidades vizinhas à capital. É o caso, por exemplo, do Eixo Cicloviário Camilo Simões, que começa no Bairro do Recife e segue até o Varadouro, em Olinda - um dia, chegará a Igarassu, como prometido pelo governo de Pernambuco. A rota, extremamente útil para o trabalhador que usa a bicicleta como transporte, está destruída. A maior parte do trecho em Olinda, às margens da Avenida Pan Nordestina, inexiste.
Na parte do Recife, entre a pista local oeste da Avenida Agamenon Magalhães (altura de Campo Grande) e a Rua da Aurora, a sinalização sumiu, assim como a iluminação pública.
Em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, por exemplo, os ciclistas têm reclamado da manutenção da estrutura implantada nas Avenidas Ayrton Senna e Presidente Kennedy, em Piedade e Candeias.
Dizem que depois da ampliação da nova orla da cidade, que ganhou uma ciclovia, o equipamento das vias paralelas foi esquecido.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que a manutenção da ciclofaixa será concluída até o fim de setembro. A gestão estaria providenciando a aquisição dos materiais necessários para requalificá-la.
Sobre Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:Recife
Áreas de atuação:Mobilidade, Transporte
Telefone:8199537000
Cargo:repórter sênior e colunista
Cursos:Curso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários