Aplicativos de transporte, como 99 e Uber, prometem benefícios para melhorar qualidade do serviço depois de reclamações
A ação que mais interessa aos motoristas e ao passageiro, que começa a se assustar com os aplicativos adquirindo os mesmos vícios dos táxis antes de 2015 - quando a Uber chegou ao Brasil -, é o repasse integral das tarifas em dias e horários específicos e a revisão da política de cancelamento
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Movimento Inovação Digital (MID) reúne grandes empresas do transporte e delivery por app - como inDrive, Shein, Mercado Pago, Rappy e Zé Delivery - ACERVO JC IMAGEM
Toda ação resulta numa reação. Diante das inúmeras reclamações sobre a péssima qualidade do serviço prestado aos clientes, principalmente devido aos frequentes cancelamentos de corridas, as plataformas de aplicativos de transporte individual de passageiros - como 99 e Uber - prometeram uma reação à altura para resgatar a credibilidade do serviço. Pelo menos no caso da 99. A promessa é lançar ainda neste semestre um pacote de ações que ajudarão nos ganhos dos motoristas - reduzindo a onda de cancelamentos de viagens - e impactarão na economia do País.
Pesquisas já apontam uma migração de passageiros para os táxis, que tiveram que rever vícios e manias depois que a Uber e a 99 chegaram ao Brasil e há cinco anos não reajustam a tarifa, pelo menos no sistema do Recife - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Confira as iniciativas anunciadas pela 99:
Taxa Zero
A taxa de intermediação cobrada pela 99 será zerada em dias ou horários específicos ao longo dos meses em todas as categorias, exceto táxi. Dessa maneira, o valor integral da corrida será repassado ao motorista parceiro. Nas cidades onde há a cobrança de preço público, a 99 faz a dedução desse valor e o repassa ao município. Os motoristas serão comunicados com antecedência sobre os dias de Taxa Zero. Apenas na cidade de São Paulo, a iniciativa, em teste desde julho, já gerou R$ 3 milhões de retorno aos motoristas parceiros.
Escolha Inteligente
Em cidades e períodos selecionados, a plataforma apresentará as opções de incentivo disponíveis de corrida para que o motorista parceiro escolha aquela que melhor atenda à sua rotina. Os incentivos oferecem ganhos financeiros para quem cumprir os requisitos das campanhas.
Corrida Turbinada
Com essa opção, o motorista adquire um pacote de bônus que é aplicado à dinâmica de preço das suas corridas durante um determinado período de tempo. Importante destacar que este valor extra não impacta no preço final ao passageiro, ou seja, é subsidiado integralmente pela 99.
Reembolso Rápido
Atendendo a uma das maiores insatisfações entre os motoristas, a 99 fará a revisão do sistema de solicitação de reembolso no app, com adaptações para agilizar o processo de pagamento ao motorista quando o passageiro não paga a corrida.
Revisão de Políticas da Plataforma
Revisão da política de cancelamentos que bloqueia o motorista parceiro por infrações às regras da plataforma. Entretanto, atitudes que vão contra as políticas de uso da plataforma - como casos de ofensa e preconceito - ou infrações à lei vigente continuarão sujeitas às consequências previstas em nossos Termos de Uso.
CLASSE C
A classe C é hoje o principal público dos aplicativos, especialmente da 99. E a pandemia aumentou esse uso, segundo a plataforma. “Sem o privilégio do trabalho remoto, as pessoas com menor renda passaram a utilizar mais transportes por aplicativo. Uma pesquisa Datafolha constatou que, entre as pessoas da classe C, 40% afirmam ter aumentado a frequência de utilização do app em 2020 e 31% começaram a utilizar a modalidade por causa da pandemia”, explica Livia Pozzi, diretora de Operações e Produtos da 99. A retomada das atividades econômicas no início de 2021 também teria feito as classes A e B voltarem a utilizar o serviço, segundo a 99.
Outra vantagem ofertada para os motoristas da 99 garante 10% de desconto no combustível dos 3.2 mil postos da rede Shell, e já foi responsável por R$ 3,1 milhões de economia aos parceiros da plataforma.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012