Ciclovia no Viaduto Capitão Temudo custaria pouco mais de R$ 1 milhão e transformaria mobilidade do Recife
O JC apresenta para discussão duas propostas de ciclovias para o Complexo Viário Joana Bezerra, composto da Ponte José de Barros Lima e do Viaduto Capitão Temudo
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Os investimentos na estrutura cicloviária seriam na ordem de R$ 3 milhões, realizados até o fim de 2021 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Construir a estrutura para a bicicleta no Viaduto Capitão Temudo, que liga a área do Centro Expandido à Zona Sul do Recife, custaria, no máximo, R$ 1,2 milhão. Como comparativo de valor, a Prefeitura do Recife está gastando quantia semelhante apenas para repor os gradis furtados da Via Mangue, corredor expresso de acesso á Zona Sul da capital e do Grande Recife.
Confira a reportagem UMA CICLOVIA PARA O VIADUTO CAPITÃO TEMUDO, NO RECIFE
Com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos nas cidades, o risco de morte por atropelamento é reduzido em 80% - ARTES JC
O cálculo tem como base o valor que o município gastou com a Ciclovia da Mário Melo, implantada sobre o canteiro central da via, em Santo Amaro, área central da capital, e até hoje a estrutura mais cara feita nas duas gestões do PSB. Segundo a Ameciclo, o km custou R$ 216 mil porque exigiu a reconstrução do canteiro central para adaptá-lo para bicicletas e pedestres.
CICLOVIA - ARTES JC
O km de ciclofaixa (pintura completa e tachões, sem segregação física do tráfego), custaria, no máximo, R$ 49 mil o km. Com a pintura apenas das laterais da ciclofaixa seria possível fazer por R$ 29 mil o km. Mas no Capitão Temudo a estrutura correta e segura é uma ciclovia - talvez até protegida por blocos de concreto, mais conhecidos como gelos baianos.
Haveria um custo a mais devido à necessidade de ampliar a fiscalização eletrônica de velocidade no complexo viário, um dos pontos do Recife em que os veículos mais aceleram e que conta apenas com um controlador, na descida do Temudo.
CICLOVIA - ARTES JC
CICLISTAS JÁ MORRERAM ATROPELADOS NO VIADUTO CAPITÃO TEMUDO
Ao mesmo tempo, o Temudo é uma importante ligação não só viária, mas também de oportunidades sociais, embora seja domínio dos automóveis - nem mesmo os ônibus têm uma faixa de circulação exclusiva no elevado
- FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A ideia é lançar a discussão para que, juntos, poder público e sociedade organizada possam viabilizar uma estrutura segura numa das mais importantes e perigosas ligações da capital para quem pedala
- FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Região do Viaduto Capitão Temudo é temida por todos, mas principalmente por quem pedala - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
São apresentadas propostas de uma estrutura para bicicleta entre a Avenida Agamenon Magalhães, no Paissandu, até o Pina, ao lado do Atacadão dos Presentes - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012