Saiba como ensinar um gato adulto a usar caixa de areia
O ideal é ensinar o gato desde cedo a fazer suas necessidades na caixa de areia, mas às vezes os tutores adotam os bichinhos na fase adulta

Dizem que nunca é tarde para aprender a fazer algo. O ditado dos humanos pode se aplicar também ao mundo dos pets. Ensinar um gato adulto a usar a caixa de areia para fazer suas necessidades fisiológicas é um bom exemplo.
O ideal é ensinar o gato desde cedo a fazer suas necessidades na caixa de areia, mas às vezes os tutores adotam os bichinhos na fase adulta ou têm outro tipo de problema que não permitiu o desenvolvimento desse hábito. Mas não é uma missão impossível ensinar o gato adulto a usar a caixa de areia.
Por que o gato não usa a caixa de areia?
Além de não ter desenvolvido esse hábito durante a criação pelos tutores, os gatos podem ter outros motivos para não aprenderem a usar a caixa de areia.
Um deles é o convívio com a mãe. Devido ao afastamento da mãe ainda muito cedo, alguns filhotes de gato não aprendem alguns hábitos com ela, como fazer as necessidades no lugar, hora e jeito certo. Então até mesmo os filhotes podem resistir a usar a caixa de areia no começo.
Mesmo que ele resista, estimule o filhotinho a usar a caixa de areia. Colocar o gatinho na areia é o primeiro passo. O ato de enterrar as fezes e o xixi é bastante instintivo para o gato, então o processo vai se desenrolando.
Como ensinar o gato adulto a usar caixa de areia?
Para ensinar um gato adulto a usar a caixa de areia da forma correta, o tutor vai precisar estimular o pet mais do que estimularia um filhotinho.
Não colocar o lugar de alimentação perto do banheiro deles
Muita gente pode não saber, mas gatos são animais bastante higiênicos. Eles evitam fazer as necessidades fisiológicas em lugares onde se alimentam.
Então, o tutor deve evitar colocar o lugar de alimentação próximo à caixa de areia. A menos que ele queira que o pet faça as necessidades em lugares inapropriados.
Ter mais de uma caixa de areia
Uma das estratégias é ter mais de uma caixa de areia. Por serem muito higiênicos, os gatos nem sempre vão querer fazer as necessidades no mesmo local que fizeram anteriormente. Pode ser até que eles queiram fazer xixi em um local e cocô em outro.
É importante, inclusive, ter pelo menos uma caixa de areia a mais do que o número de gatos na casa.
Usar produtos químicos
Outra estratégia para estimular o uso da caixa de areia por gatos adultos é utilizar produtos químicos adequados para isso.
A erva-do-gato, também chamada de catnip, é um dos produtos mais conhecidos para ajudar nessa missão. O produto é de base natural e faz com que o bichinho relaxe.
Ao sentir o cheiro (e até brincar) da erva, os gatos acabam tendo o instinto primitivo de proteção contra predadores revertido. Dessa forma, passando a se sentir seguro e a achar o lugar bastante agradável.
Esse produto pode ser encontrado na versão in natura desidratada e até em uma versão em spray.