METRO QUADRADO | Notícia

Videocast Metro Quadrado: os projetos de Jaboatão para melhorar a habitação na cidade

Terceiro episódio do Videocast Metro Quadrado recebeu o secretário executivo de Habitação de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Byron, nesta quinta (22)

Por JC Publicado em 22/05/2025 às 21:34 | Atualizado em 23/05/2025 às 1:10

Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, está ampliando as suas ações em torno da habitação de interesse social e empreendimentos de médio e alto padrão. Uma das cidades mais populosas de Pernambuco e com vasta extensão territorial, Jaboatão enfrenta realidades diversas de moradias e terrenos, mas busca impulsionar as alternativas de desenvovilmento imobiliário. 

No terceiro episódio do videocast Metro Quadrado, o secretário executivo de Habitação do município, Luiz Byron, adiantou que a cidade prepara um feirão imobiliário em parceria com a Caixa e iniciativas privadas, além de garantir uma meta ousada para regularização fundiária e viabilizar novos projetos habitacionais, sej apor meio do Minha Casa, Minha Vida ou pela atualização do Plano Diretor da cidade, que está em vias de ter um novo projeto publicado. 

"O plano Diretor é de 2008. Quando a gente traz esse novo foco, com enfâse no mercado imobiliário, teremos aí coeficiente (construtivo) aumentando em várias áreas, novas condições para empreendimentos como flats na rede hoteleira... Então a perspectiva é muito boa para o desenvolvimento imobiliáio com o plano diretor", diz Byron. 

VEJA O TERCEIRO EPISÓDIO COMPLETO DO VIDEOCAST METRO QUADRADO

 

 

Para além do desenvolvimento de projetos privados, Jaboatão tem a meta de entregar 1 mil documentos de regularização fundiária em um ano, garantindo o direito ao reconhecimento de posse e moradia a milhares de famílias. Aliado a isso, a prefeitura busca desenvolver novos projetos de interesse social para utilizar recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial, que destina recursos para programas de habitação do governo federal).

"Estamos mapeando os assentos informais que já estão consolidados, para criar esssa base de dados. Num segundo momento buscando recursos para fazer a regularização. Entendemos que o município fica como gestor de um contrato para terceirizada fazer o serviço. O que buscamos também é contrapartida de devedores para se captalizar. Idnetificando grandes devedores de tributos ao município, para que haja uma contrapartida dele para capitalizar o fundo de regularização", explica o secretário executivo Luiz Byron.

O município conta com recursos do PAC para regularização em Muribeca, onde foram demolidos prédios do habitacional, região da Fazenda Suassuna e Marcos Freire. Contemplando 1,5 mil unidades habitacionais com um total de R$ 3 milhões. 

Com a nova portaria do FAR, voltada para o MCMV, Jaboatão espera ser contemplada com até 1 mil unidades habitacionais junto ao Ministério das Cidades, podendo apresentar projetos do Estado, do município ou da própria iniciativa privada. 

"A atualização do Plano Diretor da cidade também deve expandir as oportunidades de investimentos imobiliários em Jaboatão, com a promessa de novas aéreas flexíveis à construção civil, agregando também desenvolvimento urbano. O município tem um papel importante em fomentar o mercado imobiliário, mas precisa ter preocupação em gerar comércio e serviços para que a cidade gire em torno do seu próprio desenvolvimento. Pelo que entendi, a preocupação de Jaboatão é gerar um ecossistema para que o morador possa trabalhar perto de casa, ter acesso a coisas básicas morando na cidade, além de fomentar o mercado imobiliário, combatendo o déficit e gerando novos empreendimentos", reforça o advogado patrimonial e de negócios imobiliários Amadeu Mendonça, sócio diretor do Tizei Mendonça Advogados Associados.

As transmissões do Videocast Metro Quadrado serão sempre às 20h, a partir do canal do YouTube JC Play (youtube.com/@JCPlayOficial). A cada 15 dias, um novo episódio trará temas de interesse da população e do mercado, sempre com a participação de convidados do setor, que dialogarão ao vivo com o público.

Compartilhe