Vale do Ave entrega o Edifício Capiba e consolida e celebra mais de 300 mil m² construídos na Zona Sul
Empreendimento de alto padrão marca o início das entregas de 2025 e celebra também legado de inovação social da incorporadora em Boa Viagem

Nesta quinta-feira (24), a incorporadora Vale do Ave entrega o Edifício Capiba, residencial de alto padrão com 93 unidades de 108 m² privativos, localizado em uma das áreas de maior valorização de Boa Viagem. Lançado em dezembro de 2021, o empreendimento soma R$ 140 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) e conta com projeto assinado pelo arquiteto Marco Antonio Borsoi, com 31 pavimentos e área de lazer completa.
Com a finalização do Capiba, a Vale do Ave ultrapassa os 300 mil metros quadrados construídos na Zona Sul do Recife, consolidando sua atuação de quase três décadas no mercado imobiliário de alto padrão.
“O Capiba representa mais que uma entrega. Ele simboliza o nosso compromisso com a excelência arquitetônica, com a valorização urbana e com a construção de vínculos reais com o território onde atuamos”, afirma Zeferino Costa, CEO da Vale do Ave.
Tapume com propósito e legado social
O Edifício Capiba também foi palco de uma iniciativa pioneira no Recife. Durante sua construção, a Vale do Ave transformou o tradicional tapume de obra em um espaço com função social e comunitária. Em parceria com o Instituto Memaker, organização que fomenta criatividade, robótica e inovação entre jovens de 12 a 21 anos em situação de vulnerabilidade, a incorporadora criou um projeto de tapume com propósito — uma estrutura que ganhou vida própria.
A colaboração deu origem a soluções como chatbots, QR Codes informativos, ferramentas de atendimento virtual e artefatos tecnológicos desenvolvidos pelos próprios jovens do Instituto. “O objetivo é fertilizar boas sementes na sociedade, promovendo inovação, inclusão e pertencimento”, explica Moisés Costa, diretor da Vale do Ave. Além disso, o tapume do Capiba abrigou uma horta urbana, uma biblioteca comunitária e um espaço de convivência, abertos à vizinhança da Rua Mamanguape durante o período de obras — fortalecendo os laços com a comunidade local.
Projeções para 2025
A entrega do Capiba inaugura o ciclo de entregas da Vale do Ave em 2025. Ainda este ano, está prevista a inauguração do Empresarial João Carvalho, que já desponta como um dos endereços corporativos mais desejados do Recife. Localizado na esquina das avenidas Conselheiro Aguiar e Antônio Falcão, o projeto de Carlos Fernando Pontual garante vista para o mar em todas as unidades.
Outro movimento estratégico da incorporadora será o lançamento de um novo residencial à beira-mar, que ocupará o último terreno disponível na Avenida Boa Viagem. E seguem em andamento as obras dos edifícios Zeferino Ferreira da Costa (ZFC) e Amazonas 246, ambos no bairro do Pina, com o metro quadrado mais valorizado da capital pernambucana.
Olhar para o litoral
Fiel ao seu estilo de crescimento estratégico, a Vale do Ave também avança com projetos no Litoral Sul de Pernambuco, com futuros empreendimentos em Paiva, Muro Alto, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.
“Temos um novo projeto emblemático sendo maturado na Zona Sul do Recife, que vai compor um complexo imobiliário de uso misto inédito na região. Mas seguimos avaliando o melhor momento para o lançamento”, antecipa Zeferino Costa. Prestes a celebras 30 anos de atuação, a Vale do Ave reafirma seu compromisso com a excelência, a inovação e a responsabilidade urbana — entregando não apenas edifícios, mas projetos que impactam positivamente a cidade e as pessoas.