PROGRAMA HABITACIONAL | Notícia

Governo Federal atinge meta do Minha Casa, Minha Vida em 2024

O Minha Casa, Minha Vida foi retomado em 2023 por meio de Medida Provisória convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023, com novas práticas

Por Lucas Moraes Publicado em 04/01/2025 às 18:42

A meta do Governo Federal, que era chegar até o fim de 2024 com um milhão de contratos do Minha Casa, Minha Vida, foi superada em 25%, com o total de 1,25 milhão de residências destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, segundo dados do próprio governo.

"Nós avançamos muito nesse programa que, além de realizar o sonho da casa própria, gera emprego, renda e desenvolve o país", afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista à Voz do Brasil. De acordo com a avaliação do ministro, o balanço do programa é consideravelmente positivo.

ENTREGAS DO MCMV

"Entregamos mais de 41 mil novas unidades habitacionais. Encontramos solução para 45 mil unidades que estavam paralisadas. Havia obras que estavam paralisadas e outras em ritmo bem lento. A gente conseguiu retomar e entregá-las ao Brasil", disse.

A frase do ministro é referência ao #BotaPraAndar, “força-tarefa” voltada para adiantar  obras paralisadas e entregar habitações. Para isso, foram reunidos representantes de estados e municípios, construtoras e entidades parceiras. Em 2024, o programa solucionou entraves de mais de 49 mil moradias, atendendo 190 mil pessoas.

O ministro destacou ainda melhorias implementadas na retomada do programa federal em 2023. "Todos os novos empreendimentos obrigatoriamente têm que ter biblioteca e varanda. A gente precisa fortalecer essa parte social desses empreendimentos. O limite máximo agora é de 750 unidades em cada condomínio. Fizemos isso porque, historicamente, em condomínios gigantescos os moradores não desenvolviam um sentimento de comunidade. São alterações para melhorar a vida das pessoas que vão morar nos novos empreendimentos", explicou Jader Filho.

PROGRAMA HABITACIONAL

O Minha Casa, Minha Vida foi retomado em 2023 por meio de Medida Provisória convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023, com adoção de novas práticas. A nova versão busca avançar em termos da melhor localização dos empreendimentos habitacionais. Além disso, o programa prevê novas formas de atendimento destinadas a ampliar a oferta de moradias, mediante a produção de novas unidades ou da requalificação de imóveis para uso como moradia.

O financiamento da aquisição de unidades usadas e o tratamento do estoque existente por intermédio de linhas de atendimento voltadas a promover a melhoria habitacional. O programa atende famílias com renda mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas e de até R$ 96 mil anuais em ambientes rurais.

Compartilhe