| Notícia

Flipoços celebra 20 anos

Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, em Minas Gerais, destaca as biografias na programação e tem Portugal como país homenageado

Por Fábio Lucas Publicado em 26/04/2025 às 19:39

Há duas décadas o sul de Minas não é o mesmo. O encontro de leitores com escritores, editores, livreiros e profissionais de outras expressões culturais ganhou um evento anual voltado à literatura: o Flipoços, criado e coordenado por Gisele Corrêa, entusiasta dos livros e da leitura. Na vigésima edição, o tema é “Biografias: Celebrando a vida através do tempo”, com homenagens à historiadora Mary Del Priore e ao professor Antonio Candido. Para conferir destaque à valorização tradicional do festival de Poços de Caldas à língua portuguesa, o país homenageado é Portugal. Em sua quinta edição, a residência literária em parceria com o Instituto Camões de Brasília leva à cidade mineira desta vez a escritora Ana Isabel Milhanas Machado. Seu livro “O sol de maio”, publicado pela Urutau, será lançado no Brasil durante o evento.
A abertura, no sábado, se deu com palestra de Valter Hugo Mãe, autor de “Deus na escuridão”, que conversou com o influenciador Pedro Pacífico. A Vila Literária é o espaço aberto de maior circulação, com palcos e tendas no Parque José Affonso Junqueira, onde se instalam editoras e livrarias, no centro histórico de Poços de Caldas, cidade turística que recebe, no período do Festival Literário, visitantes da região e de estados próximos, como São Paulo, e de outras partes do país.
Serão mais de 100 atividades até o domingo, 4 de maio, numa agenda intensa envolvendo convidados e escritores locais e do sul de Minas. Dentro da temática biográfica, nomes como Virginia Woolf, Geraldo Vandré, Paulo Leminski, Noel Rosa, Elis Regina, Adélia Prado, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Mario de Andrade, Fernando Pessoa, Bob Dylan e Nise da Silveira terão suas vidas e obras revisitadas, em várias mesas de debates. O Prêmio Flipoços para escritores independentes é outro destaque tradicional do evento, investindo na renovação da escrita e ampliando a bibliodiversidade para os leitores.
Confira a programação completa e as atrações no site www.flipocos.com.


Literatura na OAB

Foi na última sexta, 25, na sede da OAB-PE, no Recife, o lançamento do Núcleo de Literatura, Arte e Movimentos Culturais da Editora da OAB-PE. Os advogados e escritores Antônio Campos e Cida Pedrosa fizeram palestras na ocasião, que também contou com apresentação musical do jurista Everaldo Gaspar, ao lado de violeiros. O idealizador da editora é Inácio Feitosa. A coordenação do Núcleo cabe ao jurista e escritor Adeildo Nunes, e à promotora cultural Rosa Maria Freitas do Nascimento.


Marguerite Duras

Será nesta segunda, 28, a live de lançamento de “Destruir, diz ela”, de Marguerite Duras, pelo canal da editora Relicário no Youtube. Maria Fernanda Vomero, Luciene Guimarães e Mauricio Ayer conversam sobre a escrita, o desejo e a impetuosidade na ficção da escritora francófona nascida no Vietnã. O romance é o sétimo da coleção Marguerite Duras, e tem tradução de Adriana Lisboa.

 

Fernando Rabelo
Itamar Vieira Junior circula pelo país - Fernando Rabelo


Itamar Vieira Junior

O celebrado autor de “Torto arado” e “Salvar o fogo” cumpre agenda de debates e autógrafos nesta semana. Na terça, 29, participa do Sempre Um Papo Paracatu, na Praça do Santana, a partir das 7 e meia da noite, com mediação de Márcia Maria Cruz. Na quarta, 30, Itamar Vieira Junior estará em Brasília, falando sobre sua obra “Chupim” e literatura infantil, na Caixa Cultural, no mesmo horário. E no sábado, 3, marca presença no Flipoços, em Poços de Caldas, no Palco Sulfurosa, em bate-papo com Gisele Ferreira, às 18h30.

 

Divulgação
A poeta Milena Maria Testa - Divulgação


Todas as faces do lençol

A editora artesanal Arpillera traz o novo livro da escritora alagoana Milena Maria Testa, em lançamento nesta quarta, 30. Em “Todas as faces do lençol”, são 42 poemas narrativos na forma de versos livres, sobre os quais a autora conversa com Yara Fers, a partir das 7 da noite, em live no Instagram @editoraarpillera.


Simples assim

O teatro Luiz Mendonça, no Recife, recebe o espetáculo “Simples assim”, de sexta, 2, a domingo, 4. A peça com texto de Martha Medeiros e Rosane Lima promete uma “reflexão leve e divertida sobre a vida e suas surpresas”, tem no elenco as atrizes Julia Lemmertz e Georgiana Góes, e o ator Pedroca Monteiro. A direção é de Ernesto Piccolo. Sexta e sábado às 8 da noite, e no domingo, às 7 da noite.


Feira do Livro da Rocha

No próximo final de semana, dias 3 e 4, será realizada a primeira feira literária do Bixiga, em São Paulo. A Feira do Livro da Rocha acontecerá na Rua Rocha, num dos bairros mais tradicionais da capital paulista. Estarão presentes 40 editoras. A rua já é conhecida por abrigar a Livraria Simples, organizadora do evento. Na programação, conversas, atividades infantis, lançamentos, filmes e passeios pelo bairro.


À terra desce

Publicado pela Editoria, o livro de Flávio Luís Sousa será lançado na Ria Livraria neste sábado, 3, em São Paulo, a partir das 18h. “À terra desce” reúne contos sobre a formação nacional, e foi o primeiro colocado no concurso literário da Ria, em 2024. Na obra estão “o ciclo das barbáries coloniais, a perpetuação do autoritarismo no país que se modernizava, a falácia da democracia racial, a miséria nas ruas das grandes cidades, a corrupção transformada em espetáculo midiático, o efeito devastador do garimpo ilegal na região amazônica”.


Palavra cantada

A Ocupação Palavra Cantada será aberta no próximo sábado, 3, no Itaú Cultural, em São Paulo. A exposição é dedicada aos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, que criam melodias para o público infantil, inspiradas no cotidiano das crianças, desde 1990. A mostra fica em cartaz até 3 de agosto.


Múltiplo Leminski

Homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, deste ano, o poeta Paulo Leminski (1944-1989) é celebrado também com exposição no Instituto Pernambuco Porto Brasil, na cidade do Porto, em Portugal, até 23 de maio. A exposição “Múltiplo Leminski” já passou por 15 cidades e foi vista por mais de 700 mil pessoas. Siga no Instagram o @institutopernambucoporto.

 

Rogério Hsegawa
Marcelino Freire entre os livros - Rogério Hsegawa


Marcelino no Sebo Sagarana

Em visita ao Sebo Sagarana, em São Paulo, o escritor pernambucano Marcelino Freire fez pose no meio dos livros. E comprou dois no estabelecimento de Rogério Hsegawa: "A preparação do ator" de Stanislavski, e "Teatro dialético" de Bertolt Brecht. “Tenho voltado a me aproximar do teatro. Escrito para. Estou cheio de energia dramática”, conta o autor de “Escalavra”, publicado pelo selo Amarcord da Record.

 

Compartilhe