O escritor Itamar Vieira Junior - FOTO: Renato Parada
Antes de chegar ao Recife, na próxima quinta-feira, para lançar o novo romance, “Salvar o fogo” pela editora Todavia, o escritor baiano Itamar Vieira Junior terá passado por Salvador e São Paulo, e ainda vai nas próximas semanas a Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. A turnê precisou fazer uma parada em Buenos Aires para lançar na Argentina “Torto arado”, seu premiado livro que já vendeu mais de 700 mil exemplares. “Como sou um autor do Nordeste, longe dos centros e das grandes editoras, restava a mim saber se o que eu escrevia tinha valor literário enviando meus originais para concursos”, diz ele, em entrevista que vem por aí no JC. O périplo do autor nordestino vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos, é digno de atenção não apenas para o que representa para o mercado editorial – e não é pouco, reunindo fãs, vendendo livros e colhendo abraços por onde anda. Itamar Vieira Junior, como outros da cena contemporânea nacional, busca elos entre a arte e a realidade. Como poucos, atrai grande atenção. O que é muito bom, pois sua obra leva os leitores a refletirem, imaginando histórias que poderiam ser de qualquer brasileiro. De personalidade serena - traço adulto do adolescente tímido que fugia para bibliotecas - o escritor famoso quer seguir escrevendo o Brasil, enquanto o percorre. Ao fazê-lo, amplia o alcance da literatura e, ao mesmo tempo, a compreensão de uma nação leitora que se redescobre pelos livros oriundos de todas as partes do nosso vasto território, cheio de histórias para serem contadas e Itamares a serem lidos.
Iaranda Barbosa é uma das organizadoras - Divulgação
A volta da Perna Cabeluda
Lenda presente no imaginário pernambucano desde os anos 1970, a Perna Cabeluda terá uma coletânea de contos e causos em sua inspiração, publicada pela Mirada. O livro homenageia Raimundo Carrero, cuja crônica sobre o assunto popularizou o medo que se espalhou, sobretudo à noite, nas ruas recifenses. Marcelino Freire é um dos 19 autores que contribuem para o volume, organizado por Iaranda Barbosa, Marcos de Andrade Filho, Eduardo Peretti, Amira Rose Medeiros e Edlúcia Rodrigues. “Uma personagem que carrega consigo um misto de humor, amor e terror. Justiceira ou malfeitora? Masculina ou feminina? As várias faces dessa besta-fera nos convidam a refletir sobre nossa cosmovisão, nossas influências e a formação do nosso imaginário coletivo”, diz Iaranda Barbosa. O livro “As várias faces da Perna Cabeluda” está em pré-venda no site abacashi.com.
Ilustrador Jefferson Costa - Divulgação
Odisseia em quadrinhos
Um dos maiores clássicos da literatura mundial está ganhando versão em quadrinhos no Brasil pela FTD Educação, com o texto atribuído a Homero adaptado por Silvana Salerno, e ilustrações de Jefferson Costa. A escritora, com mais de 30 livros publicados, foi finalista do Prêmio Jabuti pela adaptação de “Os miseráveis”, de Victor Hugo, para a literatura infantil. Jefferson Costa recebeu o Jabuti de Histórias em Quadrinhos, em parceria com Rafael Costa, por “Jeremias: pele”, obra baseada no famoso personagem de Mauricio de Souza. Agora, com a publicação da FTD Educação, a jornada do herói de volta para casa, após a Guerra de Tróia, é renovada para a língua portuguesa, com recomendação para leitura a partir dos 13 anos de idade.
Literatura irlandesa
A escritora, tradutora e educadora Luci Collin tem um curso de Introdução à literatura irlandesa disponível sob demanda na internet. São quatro aulas que abordam aspectos da cultura da Irlanda, e das obras de Oscar Wilde, James Joyce e Samuel Beckett. O curso gravado de 8 horas se torna acessível para quem o adquirir. Para mais informações, visite o Instagram do Centro Cultural Astrolabio em @oastro.labio.
Coletiva de mulheres
Escritoras pernambucanas se reúnem em grande sessão coletiva de autógrafos, hoje, a partir das 18h, no Oliveiras Bistrô, no bairro das Graças, no Recife. São elas, Ana Dourado, Renata Santana, Taciana Valença, Flávia Suassuna, Maria Alice Amorim, Odalita Alves, Adriana da Silva Bezerra, Katarine Araújo, Brenda Pessoa Braga, Suely Macedo, Elizabeth Cardoso e Germana Accioly. Um domingo de maio especial para a literatura escrita por mulheres em nosso estado.
Entre a Babitonga e o Capibaribe
Nesta terça, haverá o lançamento do livro de poemas de José Alfredo Abrão, “Entre a Babitonga e o Capibaribe”, pela editora Letradágua. A poesia traz impressões da paisagem costeira. O autor paulistano, artista visual, redator e roteirista, mora no Recife há mais de dez anos. Foi finalista do Prêmio Pernambuco de Literatura e recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia. O evento de lançamento será no Armazém de São Jorge, também no bairro das Graças, na capital pernambucana, às 7 da noite.
Das coisas definitivas
Na quinta-feira, a editora Record promove o lançamento de Carlos Eduardo de Magalhães, na livraria Cabeceira, em São Paulo, a partir das 19h. O evento marca a estreia do autor na editora. Carlos Eduardo de Magalhães foi semifinalista do Prêmio Oceanos, e tem livros traduzidos em inglês, espanhol e búlgaro. No romance “Das coisas definitivas”, o futuro e o passado se interligam em narrativa que percorre o Brasil dos séculos XX e XXI.
Novo de Patrick Modiano
E por falar na Record, a editora traz para o Brasil novo título do francês Patrick Modiano: “Cena de um crime” será lançado no início de junho, com tradução de Ivone Benedetti do original “Chevreuse”. Na obra, o escritor Nobel de Literatura retoma a linha de romances semiautobiográficos anteriores, revelando “legados aterrorizantes, ameaçadores e trágicos do que se pensa que se sabe da própria vida”, segundo o texto de divulgação do lançamento.
A escritora Amanda Orlando - Tissiana Chaves
Predestinados
A ficção histórica de Amanda Orlando inaugura o gênero horror na Globo Livros. Com pesquisa de quase três anos para a composição de personagens, “Predestinados” se debruça sobre a Itália do século XVII, em que o Renascimento se mistura ao gótico e ao sobrenatural. O texto se situa entre o romance histórico e a literatura de horror. A autora nasceu em Manaus e cresceu no Rio de Janeiro, onde vive.
Live Livronews
Duas lives programadas esta semana no Livronews. Na quarta, a partir das 5 da tarde, direto da Europa, o psicanalista Ricardo Pessoa, que mora em Portugal, e a jornalista e escritora Luciana Rangel, residente na Alemanha, falam de suas obras pela Folhas de Relva, com participação do editor Alexandre Staut. No dia seguinte, a escritora e professora de escrita literária Andréia Schefer irá apresentar seus projetos de estímulo à escrita, na quinta às 7 da noite. Como um grupo no Whatsapp para quem escreve ou quer começar a escrever, com dicas e a divulgação de oficinas e cursos da escritora. Ou o Mulheres que escrevem, clube de leitura e divulgação de escritoras contemporâneas. Acompanhe as duas lives ou confira depois a gravação no Instagram @livronewsnoinsta.
Literária no Publishnews
A coluna do JC figurou na semana passada entre iniciativas de valorização da literatura em veículos tradicionais na mídia brasileira. O enfoque do portal Publishnews, o mais respeitado do país sobre o mercado editorial, registrou a boa coincidência da abertura ou renovação de espaços de cobertura literária na Folha de S. Paulo, no programa Fantástico, da Rede Globo, no Estado de Minas e no Jornal do Commercio. Sob o olhar atento do editor Guilherme Sobota, o destaque dos livros no noticiário surge como tendência. Leia a matéria completa no site publishnews.com.br.
A psicanalista e escritora Bibiana Malgarim - Divulgação
Miquim chegou
Foi lançado ontem, em Porto Alegre, pela editora Cambucá, o livro infantojuvenil “Miquim”, da psicanalista e escritora Bibiana Malgarim. Ilustrado por Milla Scramignon, a obra conta as aventuras e descobertas de um filhote de carrapato “que, brincando com a metáfora do tamanho, nos convida a lembrar a dimensão do desafio que é se tornar dono de si”, no relato da autora para o material de divulgação.
Isabela Morais e Flávio Costa - Keila Castro
Guia prático, histórico e sentimental
Foi ontem no mezanino do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero do Recife, o lançamento de "Pernambuco: Guia prático, histórico e sentimental". A antropóloga Isabela Morais e o fotógrafo Flávio Costa, autores do livro, marcaram presença. A publicação é da Fundação Gilberto Freyre, com organização de Jamille Barbosa.
Equipe do Troca-troca de livros no ETC - Livronews
Troca-troca de livros
Ontem teve mais uma edição do evento de troca-troca de livros no shopping ETC, no Recife, com a coordenação de Gildo Marcelino. As pessoas deixam seus livros e levam outros para casa. A próxima edição será no início de junho.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.