SOCIEDADE |

Uma noite de muita emoção e prestígio na comemoração dos 90 anos do grupo JCPM

O olhar atento de João Alberto sobre a grande noite que celebrou os 90 anos do Grupo JCPM com evento no Teatro RioMar Recife que reuniu diversos nomes

Por João Alberto Publicado em 13/05/2025 às 4:00

Foi uma noite de emoções e prestígio a comemoração dos 90 anos do Grupo JCPM, ontem, no RioMar. Há muito o Recife não tinha um evento reunindo tantos nomes de prestígio no nosso mundo social, político, publicitário, empresarial, jurídico, administrativo e jornalístico.

Começou no Teatro RioMar, que ficou superlotado. Emoção desde a cena inicial, quando, num desses milagres da Inteligência Artificial, apareceu a figura de Pedro Paes Mendonça, fundador do grupo, dirigindo-se aos presentes e lembrando seus ensinamentos aos filhos e mostrando seu orgulho pelo que fizeram para tornar o grupo um dos mais importantes do Nordeste. Um trabalho muito bem feito, fazendo-me lembrar exatamente como era seu Pedro Paes Mendonça, que tive a oportunidade de conhecer.

 

Jailton Jr/JC Imagem
O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, recebeu o prefeito do Recife João Campos no evento que celebrou os 90 anos do grupo - Jailton Jr/JC Imagem

DETALHES

O belíssimo cenário do palco assinado por Robson Chagas, era todo com referências nordestinas, colocando em destaque a frase “Orgulho de Ser Nordestino”. No momento, lembrou a emoção que teve ao receber um diretor do grupo holandês Royal Ahol, que havia comprado o Bompreço e levado seu slogan, para lhe comunicar que estava devolvendo a frase, que passou a ser a grife do Grupo JCPM.

INSTITUTO

O cantor Bruno Lins surgiu da plateia, falando da história do Grupo JCPM, acompanhado do pequeno sanfoneiro Kauan Mendonça, aluno do Instituto JCPM do Recife. Depois tivemos a participação como apresentadores de Carla Silva e Felipe Dias, que foram alunos do Instituto JCPM de Salvador.

Heudes Regis
João Carlos Paes Mendonça ladeado por Priscila Krause e Gustavo Krause - Heudes Regis

FAMÍLIA

João Carlos Paes Mendonça, que comandou o evento, estava com a esposa Auxiliadora, a filha Jaci, o genro Marcelo Tavares de Melo, os netos João Carlos, Marcelo e Renato. Um momento emocionante foi quando dois dos seus bisnetos, João e Pedro, entregaram buquês de flores ao bisavô em pleno palco.

TRAJETÓRIA

Depois, João Carlos Paes Mendonça subiu ao palco, fez uma saudação aos convidados e lembrou a história do grupo, com suas vitórias e derrotas, estas sempre superadas com muito trabalho e dedicação. Destacou o trabalho dos seus auxiliares nestes anos todos, imprescindíveis para o sucesso das suas empresas. Lembrou a importância de ter a esposa Auxiliadora ao seu lado, inclusive das visitas que fizeram juntos ao bairro de Casa Amarela, antes de decidir o local do primeiro Bompreço no Recife.

Fez questão de destacar o lado social do Grupo JCPM, presente em várias ações, especialmente na Serra do Machado, povoado do município de Ribeirópolis, em Sergipe, onde a história do grupo começou, com uma mercearia fundada pelo seu pai, já com o lado do bom atendimento, servindo água aos clientes.

HISTÓRIA

Foi exibido um filme muito bem feito sobre a história do Grupo JCPM, das primeiras lojas em Sergipe, à chegada a Pernambuco com a expansão da rede Bompreço, que chegou a ter mais de 1100 lojas em vários estados do Nordeste. Depois, com o fim do ciclo dos supermercados, a adesão aos shoppings centers, já com 11 operações. Além de atividades no setor agrícola, de alimentos e da construção civil.

HOMENAGENS

Carmen Peixoto foi quem comandou a homenagem a pessoas que tiveram muito destaque na história do grupo. Depois, Santanna, o Cantador, apresentou algumas músicas, inclusive tema de campanhas de empresas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No final, tivemos apresentação da cantora Isadora Melo.

PRESENÇAS

Entre os que estavam no RioMar, a governadora Priscila Krause, o prefeito do Recife, Joao Campos, o presidente do TJPE, desembargador Eduardo Sertório, o presidente do TCE, Valdecir Pascoal, os ex-governadores Jarbas Vasconcelos, Gustavo Krause e João Lyra Neto, o senador Fernando Dueire. Inclusive, muitos viajaram de longe apenas para prestigiar, como Cláudia Azevedo, CEO e acionista da Sonae, que desembarcou diretamente de Portugal, além de muitos nomes de prestígio, que seria impossível lembrar todos, tantos o que prestigiaram a festa.

COQUETEL

No final, os convidados foram para o salão de eventos do RioMar, onde foi servido categorizado coquetel assinado pela Arcádia e lançado o livro “JCPM: o Grupo e a Trajetória de João Carlos Paes Mendonça, o empresário que gosta de gente, de trabalho e de mudar a vida das pessoas”, escrito pelo jornalista Saulo Moreira. O livro foi presenteado a todos os convidados. Um dos destaques é o prefácio emocionante assinado por José Paulo Cavalcanti, que narra com sensibilidade a jornada de superação e conquista de João Carlos.

Uma noite que vai, com certeza, ser lembrado por muito tempo, pela sua beleza, emoção e prestígio.

Sérgio Bernardo/Divulgação
João Carlos Paes Mendonça e sua esposa Auxiliadora em noite de festa - Sérgio Bernardo/Divulgação

Compartilhe