JC Negócios | Notícia

Segundo terminal de contêineres de Suape recebe equipamentos e assegura inauguração das operações no início do segundo semestre

APM Terminals Suape apresenta 28 equipamentos encomendados da empresa Sany e que já estão no sítio onde serão iniciadas as operações do TUP da Maersk

Por Fernando Castilho Publicado em 09/03/2026 às 10:40 | Atualizado em 09/03/2026 às 15:09

Clique aqui e escute a matéria

Com a presença da governadora Raquel Lyra, a APM Terminals Suape concluiu nesta segunda-feira (9) um marco decisivo na implantação do primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (SUAPE), Pernambuco.

Entrega oficialmente os 28 equipamentos encomendados da empresa Sany que chegaram ao terminal portuário nesta semana e que vão operar os navios da armadora Maersk, à qual a APM Terminals está vinculada. Eles representam um investimento de R$ 241 milhões e viabilizam o início das etapas técnicas que sustentarão a operação do terminal.

Divulgação
Novos equipamentos do novo Tecon de Suape - Divulgação


Com eles, a implantação do terminal estará quase completa, num investimento total estimado em R$ 2,1 bilhões, segundo Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém.

“Este é um marco crucial para o projeto que agora entra na fase final de construção da infraestrutura principal do terminal”, diz. O empreendimento da APM Terminals integra um ciclo estratégico de expansão da infraestrutura logística do Complexo de Suape, para impulsionar a geração de empregos, ampliar a movimentação portuária e fortalecer a competitividade. Será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o empreendimento fortalece o papel estratégico de Pernambuco. “O terminal da APM Terminals em Suape representa uma verdadeira mudança de patamar para o Nordeste”.

Divulgação
Terminal de Contêineres da APM Terminals Suape. - Divulgação


“Esse é o resultado do nosso trabalho à frente do Ministério, e estamos consolidando Pernambuco como um dos grandes polos logísticos do país, ampliando a capacidade portuária, gerando empregos e criando novas oportunidades para o desenvolvimento regional”, comenta.

A governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado no Complexo de Suape. “Pernambuco está fazendo sua parte, investindo na modernização do Complexo de Suape”.

Ela lembrou que nos últimos três anos, “garantimos obras aguardadas há décadas, como a dragagem do canal externo e do canal interno, e estamos fazendo a recuperação do molhe”.

“A implantação do terminal da APM eleva o patamar de Suape, aumentando a capacidade de importação e exportação e recoloca o Estado nas grandes rotas comerciais do mundo. São investimentos estruturadores que vão permitir o desenvolvimento econômico e a geração de renda pelas próximas décadas”, afirmou a chefe do Executivo estadual.

Para o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, “o novo terminal vai atrair novos negócios, novas linhas marítimas que estão sendo prospectadas pela gestão atual, e dinamizar a economia de Pernambuco, reforçando a nossa posição de destaque no cenário internacional", ressalta.

Divulgação
Novos equipamentos e Suape - Divulgação

Divulgação
Equipamentos porto de Suape para o novo Tecon Maersk - Divulgação


Por sua vez, Daniel Rose lembrou que a obra já gerou mais de 2.000 empregos diretos, além de milhares de postos indiretos. Com início de operações previsto para o segundo semestre de 2026, o terminal terá capacidade inicial para movimentar até 400 mil TEUs por ano e reforçará a eficiência, a segurança e a competitividade logística de Pernambuco e de todo o Nordeste, "consolidando a APM Terminals Suape como um dos mais relevantes investimentos privados recentes na infraestrutura portuária da região.”

Um dos pontos mais relevantes dos equipamentos da APM Terminals Suape é o fato de serem totalmente eletrificados, eliminando o uso de combustíveis fósseis. Essa iniciativa reforça o compromisso global da empresa em atingir a meta de net zero até 2040.

Divulgação
Novos equipamentos da APM Terminals Suape - Divulgação


No aspecto operacional, destacam-se os dois guindastes STS (Ship to Shore), responsáveis pelo carregamento e descarregamento dos navios. Um diferencial desses equipamentos é a lança de 70 metros de alcance operacional, que permite a operação de embarcações com mais de 366 metros de comprimento, que, atualmente, são as maiores que navegam na costa brasileira.

Para a movimentação de contêineres no pátio do terminal, foram adquiridos sete guindastes RTGs (Rubber Tyred Gantry Cranes), considerados essenciais para garantir segurança e alta produtividade.

Tanto os STSs quanto os RTGs serão operados por controle remoto, diretamente das salas de controle. Essa tecnologia proporciona maior conforto e ergonomia aos operadores, além de ampliar a acessibilidade da função, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida possam desempenhar o cargo.

Diferentemente dos equipamentos tradicionais, que exigem acesso por escadas ou elevadores, o novo modelo elimina essas barreiras.

A tecnologia embarcada é de última geração, com sistemas que elevam os padrões de segurança e eficiência. Entre os recursos, estão dispositivos que aumentam a precisão dos movimentos e protegem tanto os equipamentos quanto as cargas contra colisões.

Complementando o portfólio, o terminal contará ainda com duas Reach Stackers, uma empilhadeira para 16 toneladas, duas empilhadeiras para contêineres vazios e 14 Terminal Tractors.

A APM Terminals é uma das maiores operadoras de terminais portuários do mundo, com presença em 33 países. No Brasil, a empresa opera os terminais de Suape (em construção) e Pecém, oferecendo soluções logísticas inovadoras e sustentáveis para o comércio global.

Divulgação
Terminal de Contêineres da APM Terminals Suape. - Divulgação

Compartilhe

Tags