Fernando Castilho: Por que China só tem a ganhar com embate que Trump criou com tarifas que se tornaram irracionais
Chineses podem conversar com americanos, mas não há chances de emissário de Xi Jinping visitar o Salão Oval e participar de entrevista coletiva.

Depois de reduzir a 10% a cobrança de tarifas de todos os parceiros comerciais, que até um dia antes chegavam a 46%, Donald Trump insiste em dizer que os chineses desejam conversar e que espera receber uma ligação do presidente Xi Jinping. No estilo histriônico, o presidente americano se viu conversando com o mandatário chinês que lhe pediria para reduzir a taxação de 145% imposta para os seus produtos.
O presidente chinês não ligará. Primeiro porque o embate com Trump reacendeu o orgulho nacional de seus cidadãos, já comprovado em pesquisas de opinião encomendadas pelo PC Chinês e quem personifica isso é Xi Jinping.
Por que ligar?
Depois não há, de fato, nenhuma razão para que por iniciativa da China sejam abertas negociações porque o país se preparou para esse embate desde que, há quatro anos, o mesmo Trump impôs tarifas e começou a cobrar tarifas. Joe Baden não mudou nada e obviamente acompanhando a campanha eleitoral, a China sabia que não viria nada menor do que há quatro anos.
O que Trump não percebeu foi que em quatro anos a China aprofundou seus investimentos a ponto de, em 2023, ocupar o 1º lugar, concentrando 31,8% da manufatura mundial, seguida pelos EUA, com 15,1%, e pelo Japão, com 6,6% do total, segundo o relatório 2024 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).
Dito de outra forma: a participação da China em 2023 era superior à soma das quatro potências industriais seguintes, EUA, Japão, Alemanha e Índia, que juntos responderam por 29,5% do setor no mundo. Elas são o estado da arte do setor industrial no mundo com fábricas que eles mesmo desenvolveram.
Renda média
As economias de renda média (onde a China está enquadrada) destacaram-se como um dos grupos mais dinâmicos em 2023 no que tange ao crescimento do valor adicionado da indústria, registrando taxas anuais de crescimento de 4,3%.
As economias industriais de alta renda (onde os EUA estão enquadrados) evidenciaram um crescimento mais moderado (1,3%) ainda que positivo. Se analisada separadamente, a China alcançou 5,4% de expansão do seu valor adicionado da manufatura em 2023.
Manufatura global
Quando se observa o valor adicionado da indústria manufatureira (MVA) no mundo, a liderança do ranking seguiu sendo ocupada pela China, com US$ 9,4 trilhões, seguida pelos EUA, com US$ 2,3 trilhões, e o Japão, com US$ 1 trilhão, a preços de dólar de 2015.
Esse número embute o fato de que em 2005 quando a China tinha 13,2% da produção global, os Estados Unidos tinham 22,3% e que, em 2023, a China passou para 31,8% e os Estados Unidos tinham apenas 15,1%.
Fábrica robótica
E no chão de fábrica revelam outra realidade. A China opera hoje uma indústria 5.0, se comunica com uma banda larga 5.0 e vende para uma Classe Média de 600 milhões de pessoas que em 2028 deve chegar a 700 milhões atingindo metade de sua população.
A China foi um dos poucos países que cumpriu suas metas de descarbonização no mundo em 2024. Foi o primeiro a adotar sistemas de armazenamento de energia (BESS) gerada de fonte solar em conjuntos residenciais em suas principais cidades.
A China pode
Então, não tem razão para ter o mesmo sentimento que a União Europeia quando Trump anunciou as tarifas que depois ficaram em 10% por 90 dias. Elas não vão subir em 10 de junho além disso, porque viraram teto diante da reação global.
O que ficou claro depois do que aconteceu na última terça-feira , quando os chineses lideraram a venda de títulos americanos seguidos dos fundos de investimentos (também americanos) é que eles podem pressionar o sistema financeiro global embora não possam comandá-lo.
Vai encarar?
Foi isso que fez Trump mudar radicalmente, fixar as tarifas em 10% e anunciar a bravata de 145% de taxação dos produtos chineses. Pura bravata. Nenhum importador americano vai fechar uma compra pagando essa taxa e isso não vai aumentar a pressão na China. Vai aumentar nos Estados Unidos.
Mas isso não quer dizer que os chineses vão desligar o telefone. A velha e boa diplomacia vai entrar em ação em salas fechadas sem que a imprensa sequer saiba onde estão conversando. O presidente da China não vai aos Estados Unidos ou mandará um funcionário ser exposto no Salão Oval onde agora o ritual é que dezenas de jornalistas gritam as mais variadas perguntas e Trump escolhe a que vai responder.
Não vai voltar
Há certo consenso entre os analistas de que a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas impostas pelos Estados Unidos, e programadas para entrar em vigor na última quarta-feira (9) trouxe alívio às Bolsas americanas e afastou o temor de recessão nas quadras de Wall Street.
Mas nada garante que até lá o mesmo Trump não saia com outro de seus decretos assustando o mundo de novo. Mas o banco Goldman Sachs ainda diz que a probabilidade de os EUA enfrentarem uma recessão nos próximos 12 meses é de 45%.
Talvez a grande notícia dessa crise tenha sido mesmo a elevação do prestígio da China como, efetivamente, a segunda potência global com força produtiva capaz de enfrentar os Estados Unidos. E que o faça a partir de uma nova base industrial que está muito à frente da capacidade industrial dos Estados Unidos. Eles reinventaram suas fábricas.
IA embarcada
E que essa nova indústria esteja embarcando um volume de conhecimento que se aproxima dos perfil das bigtechs americanas. Isso não quer dizer que a China já tem um grupo de empresas do tamanho da Microsoft, Apple, NVIDIA, Alphabet (Google), Amazon e Meta (Facebook).
Mas é bom prestar atenção em nomes como Tencent Holdings, Kweichow Moutai, Huawei, Alibaba Group, PetroChina, China Mobile, Pin Duoduo Inc (do sistema Temu). Porque elas ainda são muito conhecidas. Inclusive no Brasil.
Parque aquático
O Acquaventura parque aquático localizado na Praia de Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, abre suas portas no próximo dia 25. O empreendimento da Gramado Parks tem mega-estrutura com diversas atrações, a exemplo da primeira montanha-russa aquática do estado e a segunda do país.
Com capacidade para receber até três mil pessoas diariamente, o Acquaventura se tornou um dos maiores projetos inaugurados em Pernambuco nos últimos anos. A Gramado Parks aposta em experiências temáticas, revitalização da orla de Tamandaré e atrações inéditas. As operações começam na modalidade “soft opening”, possibilitando que o público já tenha acesso ao empreendimento no feriado de 1º de maio, com muito lazer e diversão.
Ovos da Lacta
A Lacta, marca da Mondelz International é líder no mercado de ovos de Páscoa, reforça sua estratégia de e-commerce nesta Páscoa após um desempenho excepcional em 2024, quando registrou mais de 20% de aumento nas vendas em canais digitais, a marca projeta uma nova alta de 16% no canal para este ano. A ação Páscoa Lacta Favoritos oferece ovos de chocolate com as marcas Diamante Negro, Sonho de Valsa, Barbie, Trakinas e HotWheels.
Brasil da Páscoa
A Páscoa já é o 3º evento sazonal mais relevante para os brasileiros, atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Segundo dados da Nielsen (2024), a categoria de chocolates se destacou no último ano, alcançando um faturamento de R$ 22 bilhões, tornando-se a terceira mais relevante no varejo alimentar, atrás apenas de carnes congeladas e produtos frescos; nos últimos dois anos, a penetração da categoria saltou de 85% para 93%, próximo de alcançar todos os lares brasileiros.
Fictor Energia
A Fictor Energia, braço de energia da divisão de Infraestrutura da Fictor, grupo internacional de participações nos segmentos de alimentos, infraestrutura e serviços financeiros, anunciou a operação da Futuro II, segunda usina fotovoltaica do Cluster Goiás, na cidade de Águas Lindas de Goiás. A usina tem capacidade de geração de 11.752,08 MWh /ano. A energia limpa e 100% renovável terá distribuição ao usuário final por meio da concessionária Equatorial Goiás.
Inauguração
A marca alemã BOSS inaugurou, nesta semana, um novo espaço no RioMar Recife, marcando um passo significativo nos investimentos da empresa no Nordeste. Localizada no Piso L2, a loja é a maior do Brasil e traz linhas exclusivas.
Expo Center
O Recife Expo Center esteve nas rodadas de negócios do Speed Meeting da EBS – Evento Business Show, no Rio de Janeiro. A participação teve como objetivo a promoção do novo equipamento para o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), ampliando conexões com organizadores de eventos, fornecedores e representantes de empresas de todo o país. O Recife Expo Center também estará presente na WTM Latin America, principal feira de turismo da América Latina, que acontece nesta segunda-feira (14) em São Paulo.
Lojas Avenida
A rede de Lojas Avenida inaugura mais uma unidade em Pernambuco, desta vez em Arcoverde, nesta sexta-feira(11) localizada na Avenida Coronel Antônio Japiassu, 768, Centro. Será a 14ª da rede no estado. Ao todo são mais de 190 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Portal da PCR
A prefeitura de Belém pretende adotar o Portal de Licenciamento Unificado implantado na capital pernambucana em 2022 como referência para a elaboração de serviço semelhante na capital do Pará. O Secretário, Marcelo Hermes, esteve no Recife para conhecer os detalhes do processo de modernização da oferta de serviço público com acesso a serviços simplificados, desburocratizando a relação entre poder público e população, com especial atenção para aqueles que fazem negócios e geram empregos na capital.
Remate Coqueiral
Neste sábado (12) tem o 24º Remate Coqueiral, na Fazenda Coqueiral, em Sairé, reunindo criadores, compradores, mais profissionais ligados à pecuária e ao agronegócio da região. O leilão foi promovido pelo empresário Ricardo Kuhni, tem aprovação e registro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e avaliação do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.
É chancelado pela Progenética. A transmissão acontece pelo site e redes da Leilonorte (ao vivo), além da retransmissão da Remate Web. A Masterboi estará presente com seu time de compras de gado. O frigorífico está entre os grandes compradores de gado de qualidade da região Nordeste.