Gabriel Galípolo tenta se desvencilhar da aproximação com o governo Lula para quem mercado não veja como representante do executivo no colegiado
Presidente do Banco Central quase pede ao governo que não pressione a inflação com tantas medidas de crédito para não obrigá-lo a só dar notícia ruim.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, concedeu nesta sua primeira grande entrevista no comando da instituição em função da necessidade de detalhar o Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta manhã desta quinta-feira (27). E disse que, no curto prazo, a inflação seguirá acima da meta perseguida pela autoridade monetária, que tolera um IPCA de, no máximo, 4,5%.
Galipolo precisava conversar mais com os jornalistas para se colocar depois uma série de notícias a seu respeito que vários atores do governo fizeram declarações a seu respeito e do seu comportamento no Copom que, como se sabe, aprovou uma elevação de um ponto percentual igualando a Selic a marca máxima do governo Dilma Rousseff, antes da crise que nos legou as maiores queda de taxas de crescimento em 10 anos.
Definir espaço
E ele aproveitou para delimitar alguns espaços como que dizendo. Olha muito obrigado pela atenção. è bom saber que você apoia nosso trabalho. Mas desde que virei presidente do Banco Central meu compromisso é com a defesa da moeda e com a minha carreira. Com 42 anos e uma carreira pela frente depois dos quatro anos de mandato, ele precisa cuidar de sair da instituição com credibilidade. E isso ele precisa cuidar desde o primeiro dia no cargo que ocupa a menos 90 dias.
Portanto, é bom o presidente, o ministro da Fazenda e os ministros do PT deixarem de pensar que ele é um dos seus no comando da instituição que cuida do controle da moeda. Daqui para frente, as conversas tendem a ser cada vez mais formais. Como é o distanciamento de todos os ministros do STF que após a posse mudam de grupo de convivência.
Nunes pesadas
Mas na conversa o presidente do Banco Central tratou do que importa, avisando que não temos boas nuvens no horizonte. Disse que a autarquia tem procurado deixar claro que, no curto prazo, vamos conviver com o IPCA acima da meta, apesar dos juros em nível elevado. E repetiu o que Roberto Campos Neto já vinha dizendo. Num ambiente de incertezas como o que vivemos, os juros vão continuar subindo, embora em menor magnitude, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 6 e 7 de maio.
Nade que a ata do Copom não tenha previsto no texto divulgado na semana passada. Nem que já se sabia que existiria depois de nas reuniões presididas por Roberto Campos Neto não ter sido previsto. E é importante entender que quando o ex-presidente avisou que havia a necessidade de aumentar a Selic em um ponto percentual, não estava armando para cima de Galipolo como afirma Lula e até Fernando Haddad. Está o protegendo por duas reuniões.
Não é o Campos
É injusto com Campos Neto dizer que ele contratou um aumento de mais 2% da Selic porque estava de saída. Não foi. Todo mundo no mercado sabia que não tinha como não subir. Galipolo foi gentil ao agradecer o gesto.
Mas o problema é que o governo não ajuda. Como pensar em reduzir a Selic com o governo liberando saque de FGTS para quem tem saque aniversário, consignado para empregados do setor privado, acredita nos bancos públicos e a antecipação do 13º do INSS que tradicionalmente era pago em julho e dezembro e agora sair em dois meses antes de junho?
Politicamente disse que na sua visão “são medidas que estão conversando menos com o momento do ciclo da política monetária. A questão do Imposto de Renda fazia parte do programa de governo do presidente Lula. Quando olho para o consignado para em, me parece ser uma medida que se insere numa lógica estrutural", disse.
Vai subir mais
E um jeito educado de dizer que não espere do BC um movimento de queda da taxa básica de juros. Pode ser até menor. Quem sabe 0,75 que cravaria 15% ao ano. Não dá para inventar muito proposta de expansão fiscal são motivo de preocupação para os agentes econômicos. Tudo que o governo faz ajuda a pressionar a inflação e o remédio do BC é aumentar mais a Selic.
No fundo Galípolo tem mesmo é uma preocupação. O governo está numa marcha batida para a reeleição não firme que não vai gastar mais e liberar mais dinheiro na economia. É uma armadilha.
Porque como dizem os livros de economia o descontrole às vezes chega num nível tão absurdo que uma taxa de juros maior simplesmente não consegue fazê-la baixar. É isso que ele teme porque terá que passar o primeiro ano de sua administração apenas subindo a taxa Selic. O que para sua gestão no BC é muito ruim.
Índice de Vendas
O Instituto para Desenvolvimento do Varejo estima que o volume total de vendas do comércio varejista com base nos números medida pelo IBGE deve apresentar crescimento de 5,2% em março, 6,4% em abril e 5,0% em maio, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em fevereiro, a variação nominal registrou queda de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2024.
Homem e mulher
Uma pesquisa elaborada pela Hogan Assessments usando três grandes conjuntos de dados de mais de 25 mil executivos globais e publicada este mês buscando avaliar seis mitos sobre o comportamento de mulheres na gestão relacionados ao nível de ambição, apetite ao risco, capacidade de lidar com o estresse, visão estratégica e inovação revelou que não há diferença entre homens e mulheres quando o assunto é liderança corporativa.
O estudo teve seu foco em entender se homens e mulheres diferem em suas características de personalidade, bem como identificar quaisquer diferenças de gênero nas características de personalidade que prevêem a eficácia da liderança.
Dinheiro no exterior
Especialista no assunto, a advogada Renata Escobar, sócia do Escobar Advocacia, alerta para quem possui ativos fora do país. O prazo da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (DCBE) vai até o próximo dia 5 de abril, e a não declaração pode gerar multa de até R$250 mil. Os bens, direitos e valores mantidos fora do Brasil precisam ser declarados ao Banco Central para garantir transparência e conformidade legal.
Visite Portugal
O Instituto do Turismo de Portugal vai fazer mais um roadshow pelo Brasil, desta vez, pelo Norte e Nordeste. Será de 7 a 11 de abril, passando pelas cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Natal para apresentar o que de melhor podemos vivenciar no país irmão.Vai capacitar o trade de Turismo das regiões, proporcionar um contato direto com 16 empresas portuguesas do setor como operadores de turismo receptivo portugueses, hotéis e a companhia aérea portuguesa, TAP Air Portugal que ano passado transportou dois milhões de passageiros.
Homem da ferrovia
O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, estará no Recife nesta segunda-feira (31), às 10h30, na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco para o lançamento de um importante projeto estratégico para o futuro do estado no Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco. Uma boa oportunidade para as lideranças empresariais e políticas perguntarem sobre a Ferrovia Transnordestina que está sob sua responsabilidade.
Natalia Beauty
O Congresso Estética Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, terá a palestra de Natalia Martins, fundadora do Natalia Beauty Group que vai falar sobre o tema "Linda, louca e desequilibrada". A conversa é destinada a empreendedores do segmento de estética, micropigmentadoras, designers de sobrancelhas, alunas e profissionais da área da beleza.
Lucro do Serpro
O Serpro encerrou 2024 com seu melhor resultado, consolidando-se como referência em inteligência e tecnologia para o governo digital. Teve lucro líquido de R$685 milhões, um crescimento de 52% em relação ao ano anterior, impulsionado pela expansão da carteira de clientes do setor público, reafirmando seu papel como peça fundamental na digitalização do setor público brasileiro.
Prestação de contas
Atenção aos prefeitos que perderam as eleições no ano passado. E também que foi reeleito ou cumpriu o segundo mandato. As prestações de contas referentes ao exercício de 2024 devem ser entregues ao Tribunal de Contas do Estado até a próxima segunda-feira (31). A exceção da data é para as empresas públicas e as sociedades de economia mista, que têm até 15 de maio para fazer a remessa dos documentos ao TCE-PE. O envio da prestação de contas é obrigatório para gestores de órgãos públicos municipais, estaduais, o Ministério Público e Poderes Judiciário e Legislativo.
Alquimistas do Itáu
O Itaú Unibanco está lançando uma campanha reforçando sua atuação na interseção entre cultura e inovação. Desta vez é para celebrar os 50 anos da icônica música "Os Alquimistas Estão Chegando", de Jorge Ben Jor.
Cadastro real
As secretarias de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e de Assistência Social e Combate à Fome do Recife lançaram uma campanha pelo WhatsApp para garantir que beneficiários do Bolsa Família mantenham seus cadastros no Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. Elas enviaram mensagens pelo Conecta Zap (81 99117-1407), que é a conta oficial e verificada da Prefeitura do Recife no WhatsApp. Vai para cerca de 150 mil pessoas do Bolsa Família. Em etapas posteriores, a estratégia será ampliada para todos os cidadãos cadastrados no CadÚnico
Partiu Canadá
No dia 5 de abril (sábado), das 13h às 17h, no auditório do Moinho Recife, no Bairro do Recife tem o Canadá Roadshow evento para quem busca informações detalhadas sobre estudar no exterior, seja para graduação, pós-graduação, mestrado ou até mesmo cursos de curta duração, como intercâmbio de idiomas liderada pela HiBonjour, agência de intercâmbio, brasileira e canadense, especializada em educação superior no Canadá.