Proposta de concessão pode resolver em definitivo situação da rodovia PE 60
Em 2020, BNDES estimou a restauração em R$ 560 milhões para contrato de 30 anos com praças de pedágio em R$ 7,22, em Ipojuca e R$ 5,87 em Tamandaré.

Ficou pronto um estudo coordenado pelo Lide Pernambuco sobre uma eventual concessão da rodovia PE-60 entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e São José da Coroa Grande, perto da divisa de Pernambuco e Alagoas com 86,60 Km no qual a entidade defende a transferência para o setor privado a gestão da mais importante rodovia do litoral Sul de Pernambuco, em função das necessidades de investimentos que ela demandará para sua restauração e elevação à categoria de sua qualidade para padrão A.
O paper usa como base técnica um estudo contratado ao BNDES pelo governo de Pernambuco que em outubro de 2020 estimou a restauração da estrada em R$ 560 milhões para um contrato de 30 anos com duas praças de pedágio com tarifas de R$ 7,22 em Ipojuca e R$ 5,87 em Tamandaré com estimativa de custos operacionais em R$ 690 milhões.
Mais recursos
O valor estimado pelo contrato é 7,5 vezes mais que o anunciado em maio pela governadora Raquel Lyra que estimou que sua restauração exija investimentos no valor de R$74,8 milhões já reservados ao orçamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que espera receber o projeto em 90 dias.
Em outubro de 2021, o então governador Paulo Câmara contratou o BNDES para um estudo de viabilidade de restauração e concessão para 234,6 km de extensão das rodovias PE-090, PE-050 e PE-060.
Mais serviços
O projeto previu melhorar a segurança e o serviço prestado aos usuários, com reflexos positivos para a economia da região. A proposta previa a publicação do edital para leilão em maio de 2022 estimando investimentos em melhorias, manutenção e serviços que somam R$2,2 bilhões em 30 anos. O projeto acabou engavetado pela administração estadual e agora foi resgatado pelo Lide Pernambuco que apresentou uma proposta de debate ao governo e à sociedade.
Segundo o empresário Felipe Trigueiro, presidente do LIDE Logística, o anúncio da governadora não inviabiliza uma eventual concessão de modo que ele seria uma parte do investimento necessário a completa restauração da obra em padrão de alta qualidade.
Porta de turismo
A PE-60 é considerada uma artéria vital para o progresso do litoral sul de Pernambuco, conectando Recife ao Porto de Suape e a várias cidades costeiras com extraordinário potencial turístico e imobiliário. Sua extensão abrange áreas urbanas e rurais, impactando diretamente a vida de milhares de pernambucanos. Mas ela acabou se consolidando como uma porta de entrada para o turismo, um corredor logístico estratégico e um eixo de desenvolvimento regional com influência numa população residente de 500 mil pessoas.
Entretanto ela hoje convive com buracos, ondulações e falta de acostamento em diversos trechos, aumentando o risco de acidentes graves, especialmente para veículos pesados e motocicletas. Além disso, causa danos aos veículos, aumenta o tempo de viagem e gera prejuízos para motoristas e empresas de transporte coletivo e de cargas.
Sem conservação
Parte dessa situação decorre de uma inadequação de seu piso que não foi projetado para suportar veículos com mais de 35 toneladas e um tráfego intenso que combina sua passagem por diversas áreas urbanas, caminhões com destino ao Complexo Portuário de Suape e o turismo demandado pelas praias dos municípios do cabo até São José da Coroa Grande, entre eles o distrito do Porto de Galinhas em Ipojuca.
Mal cuidada pelo DER-PE a PE 60 sofre com sinalização precária e iluminação insuficiente, engarrafamentos e falta de fluidez no tráfego especialmente em horários de pico e na alta temporada turística, transformando-se num elemento de impacto negativo ao desenvolvimento da região litorânea e industrial. Além disso, a falta de segurança e a baixa qualidade da infraestrutura acaba impactando negativamente a qualidade de vida da população local.
Oportunidade
Para Felipe Trigueiro, a concessão da PE-60 representa uma oportunidade única de modernizar a infraestrutura da rodovia com ampliação, recapeamento asfáltico, sinalização moderna, dispositivos de segurança, iluminação eficiente e monitoramento por câmeras que garantem mais segurança.
Para ela uma eventual concessão permitiria serviços de conservação de rotina e especial, manutenção das estruturas (pavimento, sinalização, pontes, viadutos, drenagem), gestão ambiental, garantindo níveis de serviço e consequentemente, o prolongamento do tempo de vida útil da rodovia.
Mais mitigação
O projeto do BNDES sobre o qual o Lide Pernambuco assenta sua proposta prevê a construção de 25 quilômetros de acostamento, 3,6 quilômetros de trechos com 3ª pista e 44,7 quilômetros de pista dupla, sete rotatórias e um posto de pesagem dos veículos.
O presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim destaca uma das preocupações da entidade ao propor um debate sobre uma concessão da PE 60 relacionada a previsão de isenção para trechos urbanos dando mais viabilidade no modelo de Parceria Público Privada, que já prevê que a cobrança de pedágio pode ser suspensa dentro de perímetros urbanos específicos, beneficiando a população local que utiliza a rodovia para deslocamentos cotidianos.
Apoio a população
Além disso, o projeto propõe que a concessão venha com a previsão de mitigação dos efeitos na população local de modo que a nova rodovia não seja um fator de segregação da economia local e entre cidades que a rodovia corta.
O modelo estudado pelo BNDES insere nas responsabilidades temas como a ampliação, recapeamento asfáltico, sinalização moderna bem como serviços de conservação de rotina e especial, manutenção das estruturas (pavimento, sinalização, pontes, viadutos, drenagem) e gestão ambiental e serviços que mitigam e reduzem a ocorrência de sinistralidade da rodovia.
A concessão pode incluir investimentos em ciclovias, passarelas e acessos a pontos turísticos, fomentando o turismo e setor imobiliário, bem como melhorando a mobilidade urbana. Além de sistema de pagamento automático que dispensa a parada em cabines de pedágio, agilizando o fluxo de veículos.
Sinistralidade
Em 2011 o então governador Eduardo Campos (PSB) e contou com o apoio da bancada federal pernambucana, na Câmara e no Senado e do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB) para a transferência da PE 60 para o governo federal para que fosse federaliza com a inclusão da AL-101 que se conecta a Pe0¨) em direção a Maceió.
Sem sucesso, Eduardo Campos decidiu restaurar a estrada fazendo um investimento total de R$73 milhões na duplicação até Suape, contemplando três viadutos construídos na via. Em maio, a governadora Raquel Lyra anunciou que serão investidos R$74,8 milhões para reformar um trecho de 86 quilômetros da estrada. As obras têm previsão de duração de 18 meses, com início no segundo semestre deste ano e conclusão no final de 2025.
País da cerveja
Terceiro maior mercado consumidor de cerveja no mundo, o volume de vendas da cerveja cresceu 1,1% em 2023 e alcançou 112 milhões de hectolitros, conforme levantamento feito pela Nielsen. O fato novo é que os resultados vêm sendo impulsionados pelo segmento Premium e super Premium que, nos últimos anos, tiveram um aumento de demanda exponencial. Dona do portfólio mais diversificado com as marcas Spaten, Corona, Original e Stella Artois.No ano passado a companhia investiu R$1 bilhão em suas operações no Brasil para otimizar e aumentar a capacidade de produção premium.
Mulher na cerveja
O Grupo Heineken está comunicando que identificou 143 mulheres atuando nos cargos de liderança da área, o que representa um aumento de 31,19% em relação a maio de 2022, quando havia 109 mulheres nas posições dentro do projeto que mirava obter 50% de mulheres em posições de liderança até 2026.
O CEO e co fundador da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, uma das lideranças empresariais mais importantes da América Latina estará no Recife nesta quinta-feira, (8). Fala a partir das 11h30 na edição 2024 do CEO Lunch do Experience Club Nordeste, no Armazém Blu’nelle. John Rodgerson é norte-americano e está no Brasil há 16 anos, desde a fundação da Azul, em 2008.
Roupa e sapato
O setor de vestuário e calçados lidera a busca por presentes para o Dia dos Pais, devendo faturar cerca de R$81,76 milhões, segundo a Fecomércio Pernambuco. Outros segmentos também devem registrar resultados expressivos: farmácias e perfumarias com R$37,58 milhões, utilidades domésticas e eletroeletrônicos com R$29,68 milhões e hipermercados e supermercados com R$19,26 milhões.
Sabe quem fez
A BRF é a primeira multinacional brasileira a assinar compromisso de transição do código de barras linear para o QR Code Padrão GS1, conhecido como 2D ou código bidimensional. Diferente dos códigos de barras tradicionais, o novo QR Code Padrão conecta consumidores a fabricantes e produtores ao oferecer a possibilidade de leitura por meio de um smartphone. Com ele, o consumidor recebe informações detalhadas sobre origem dos ingredientes, métodos de produção, valores nutricionais, prazos de validade, reciclagem, segurança e certificações de produtos.
Congresso em Porto
Porto de Galinhas sedia nos dias 12 e 13 o Congresso Internacional da Propriedade Intelectual para Pernambuco. Ele é o maior do gênero na América Latina e a ABPI escolheu o Nordeste brasileiro, mais especificamente para o estado de Pernambuco.
Sem coceira
A Prefeitura do Recife está dizendo oficialmente que a água da fonte do novo Parque da Tamarineira é clorada e passa por um protocolo de higienização. E que serve para o banho. A nota diz que não foi detectada a presença de coliformes fecais e que o sistema do equipamento conta com filtração e cloração similares aos ofertados em piscinas. Ou seja, garante que a água não dê coceira. Será?
Lojas Avenida
A rede de Lojas Avenida inaugurou em Caruaru sua 180ª unidade, Fica na fica na Praça Coronel João Guilherme, 75 meta de ultrapassar o total de 200 unidades ainda em 2024. Até o momento, foram inauguradas 22 lojas apenas este ano, e a de Caruaru será a 23ª.
Jovens em Ação
O Plaza Shopping e o Instituto Aliança Emprego (IAÊ) realizam a segunda edição do projeto “Jovens em Ação: meu futuro, meu trabalho” com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre a importância do projeto de vida profissional e inserção no mundo do trabalho. O trabalho tem o suporte da consultora e psicóloga Carol Conde e o Instituto Aliança Emprego (IAÊ).