Coluna JC Negócios | Notícia

Visão de Lula, pressão sobre Haddad e o mau humor dos agentes econômicos com um governo que gasta mal

Na viagem à reunião do G-20 na Itália em Puglia, Lula esperava que a imprensa falasse das expectativas da COP 30 que o Brasil sediará em Belém.

Por Fernando Castilho Publicado em 18/06/2024 às 0:05

O dia-a-dia do presidente Lula no seu terceiro período de gestão está uma tristeza. Aos 77 anos, sem muita paciência para conversar com deputado chato e ainda a sob a chantagem semanal do presidente da Câmara, Arthur Lyra, o chefe do executivo brasileiro agora sabe que nem mais nas viagens internacionais pode fazer aquilo que mais gosta:

Estar no meio das lideranças globais, falar de meio ambiente, pauta contra a fome no mundo e inclusão social. Além daquelas reuniões sempre em belíssimos cenários.

O problema do presidente é que agora, ninguém está muito interessado nessas pautas. Nem mesmo na posição equivocada do Brasil ante as duas guerras no mundo. Agora é a pauta nacional que viaja junto. As fotos “instagramáveis” só ilustram mesmo a primeira página do site planalto.gov

Líder desastrado

Na última viagem à reunião do G-20 na Itália, na belíssima Puglia, sua expectativa era que a imprensa falasse das expectativas da COP 30 que o Brasil vai sediar em Belém no ano que vem. Seu interesse. Uma declaração desastrada do seu líder na Câmara, José Guimarães (PT-CE) “esse não é um assunto do governo” afirmando sobre o PL do aborto que faria a vítima de estupro passar mais tempo na prisão que o estuprador encurralou o presidente na primeira coletiva.

Ele tentou fugir e disse que aquele não era o ambiente Mas a notícia escalou e a imprensa o pegou na escala seguinte. Lula, enfim, teve de se posicionar quando no Brasil já tinha passeata.

Vamos gastar mais

E como tudo que está ruim pode piorar, os efeitos de uma frase num evento em São Paulo, horas antes da viagem internacional completam a sequência de perguntas sobre problemas da economia que ele não queria responder.

“Acho que tudo aquilo que a gente detectar que é gasto desnecessário, você não tem que fazer”, afirmou Lula, na coletiva de encerramento da viagem.
Lula voltou ao Brasil sabendo que a avaliação econômica de seu governo se deteriora tanto que ele precisa intervir. Começando por assegurar que Haddad tem emprego garantido no ministério da Fazenda. E marcou reunião com a equipe econômica.

Diogo Zacarias/MF
Os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. - Diogo Zacarias/MF

Caiu na real?

Foi um avanço mas o estrago no mercado está consolidado. Depois de tanto insistir que “gasto público no Brasil é investimento” o presidente já sabe que acabou a tolerância ao charme dos discurso de gastos sociais.

Nesta segunda-feira, com o governo passando a ideia de estar catatônico diante do descontrole das despesas, o ministro Haddad disse que apresentou ao presidente um cenário de evolução das receitas e despesas, além dos principais gastos com programas do governo.

Ministro frágil

O problema é que a declaração do ministro de que o presidente Lula se “apropriou” dos números apresentados pela equipe econômica sobre a evolução de gastos federais com “bastante atenção”, e que abriu um espaço classificado como “importante” para a discussão do tema, o fragiliza ainda mais.

Como abrir espaço para discussão do tema? A hora de discutir os temas gastos públicos para o mercado já passou faz tempo. Ninguém no mercado financeiro está mais interessado na discussão sobre gastos.

O curioso da situação é que, em menos de seis meses, o governo passou de um clima favorável no Congresso e junto à opinião pública - depois de um ano de retomadas de vários programas sociais - para uma espécie de gestão perversa que só mira arrecadar.

As MPs do mal

Desde 30 de dezembro que o Executivo descumpre acordos com o discurso de arrecadar mais. E faz isso via edição de MPs que geraram um extressante debate nas duas casas e ações no STF.

Esse comportamento errático explodiu na semana passada quando o mercado desistiu de apoiar Haddad e Lula precisou socorrê-lo ainda na Itália. Agora Lula, Haddad, Simone Tebet e Esther Dweck terão que “rodar” um programa de redução de despesas.

Ficou mais caro

Só que o movimento ficou politicamente mais caro. E passou a ideia de que só quando é muito pressionado decide mudar de atitude. Quando sairia mais barato não fosse o comportamento arrogante do governo já que enquanto o presidente falava em gastar mais, a equipe de Haddad ataca o bolso do pagador de tributos.

Não precisava ser assim. O governo poderia fazer como qualquer dona de casa. Reorganiza as despesas, racionaliza os pagamentos e procura ser mais eficiente na gestão do dinheiro.
O problema é que a atitude do presidente pautou os ministros achando que havia muito dinheiro no caixa da União. E muitos deles saíram executando o orçamento como se não houvesse amanhã.

Afrouxou geral

É normal governador e prefeito, quando assume gestão que estava com a oposição, dar um aperto para começar a mostrar serviço depois de um ano e meio. Lula, na presidência da República (com seu discurso populista) fez o contrário.

Ele não só acelerou os gastos na área social como passou a ideia de que o caixa da União aguentava tudo. Deu erro. Em 18 meses ele não tem o que mostrar na gestão dos gastos Não tem resultados claros dos benefícios e cristalizou a ideia de perseguir o caixa das empresas acusando as empresárias irregularidades.

Então, quando o mercado descartou redução na taxa da Selic, aumentou a expectativa de inflação e não percebeu um norte seguro, o discurso foi para as ruas. Então é bom Lula e a equipe repensar a rota. Embora nunca se saiba se a ação do presidente signifique que ele percebeu a gravidade da situação ou se é mais um gesto midiático e populista para fugir das manchetes.


TLSA
A Transnordestina deriva para Pecém(CE) no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano. - TLSA

Transnordestina

Está difícil a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo de engenharia da EF-232 – Ferrovia Transnordestina, entre Salgueiro/PE e Porto de Suape/PE. A vencedora do certamente conduzido pela INFRA S.A. a empresa Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda. foi desclassificada ainda na fase de análise de documentos. E a segunda o Consórcio Estratégica-Prosul, formado pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda. e PROSUL - Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. também não atendeu às especificações. Agora só se estuda as condições da terceira colocada.

Divulgaçao
Chlorophylla,uma empresa fábrica em Gravatá (PE), pioneira no Brasil em tecnologias eco-friendly. - Divulgaçao

Perfume de Gravatá

A Chlorophylla,uma empresa fábrica em Gravatá (PE), pioneira no Brasil em tecnologias eco-friendly e alta performance lançou na NaturalTech 2024, principal feira de negócios em produtos naturais da América Latina seus dois novos produtos: o Ma Belle Eau de Parfum e o AUÁ Super C: Rejuvenescimento sustentável com tecnologia Plant-Based.

Os dois produtos possuem selo Eu Reciclo e tecnologia verde, uma inovação eco-friendly de alta performance com ativos à base de plantas e amigáveis ao meio ambiente além de veganos, fórmulas plant-based e livres de crueldade animal. A planta da Chlorophylla tem capacidade de produção de mais de 2,5 milhões de itens por ano na sua fábrica e uma produção de mais de 2,5 milhões de itens por ano na sua fábrica.

Fintechs.BR

O novo mapa da AB Fintechs, Associação Brasileira de Fintech, revela que existem 1.481 Fintechs no Brasil que geram mais de 100 mil empregos. De acordo com a AB Fintech, já são mais de 250 milhões de contas digitais no país e que oferecem serviços bancários, contabilidade, crédito facilitado, seguros, investimentos, negociação de dívidas e muitas outras soluções.

Hidrogênio Verde

A Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado aprovou o projeto de lei (PL 2.308/2023) que estabelece o marco regulatório para a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, além de prever incentivos fiscais e financeiros para o setor. A proposta pode ir para análise do plenário nesta terça (18) com apoio da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV).

Namorado faminto

O iFood atingiu a média de 2600 pedidos por minuto no Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. Foram 3,8 milhões de pedidos realizados na plataforma, aumento de 18% em comparação a 2023 e representou um milhão de pedidos a mais que o mesmo dia da semana na quarta-feira anterior (5) , considerado um dia comum.

Saúde Suplementar

Amanhã (19), o Sindicato Patronal dos Hospitais Particulares e Filantrópicos de Pernambuco (Sindhospe) e a Defensoria Pública do Estado promovem o 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco, evento destaque no calendário do setor de saúde privada. Das 9h às 16h, na Defensoria Pública, na Avenida Manoel Borba, nº 640, Boa Vista, no Recife.

Feijão KIcaldo

A Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder nacional no segmento de feijão há 25 anos, terá nova fábrica na Bahia, a mais moderna no processamento de feijão do país num investimento de R$ 45 milhões em Feira de Santana/BA, segundo Mauro Bortolanza, fundador da Kicaldo e atual presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Feijão.

Estudo Fecomércio

Nesta terça-feira, na Cobertura da Casa do Comércio - Avenida Visconde de Suassuna, 265, Santo Amaro, Recife, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto apresenta o estudo "Perspectivas e Oportunidades Econômicas para 2024 - Centro do Recife", durante café da manhã, na Casa do Comércio, a partir das 9h.

Debêntures da MD

A Moura Dubeux Engenharia S.A concluiu a sua sétima emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária conduzida pela True Securitizadora S.A. Os recursos serão usados para pagamento das parcelas futuras do preço de aquisição de determinados empreendimentos imobiliários e construção, aquisição e/ou reforma dos Empreendimentos Imobiliários.

Marcello Casal JrAgência Brasil
Telefonia móvel 5G - Marcello Casal JrAgência Brasil

5G da TIM

A TIM atingiu a marca de 300 municípios conectados com a tecnologia 5G. Com a expansão, a operadora consolida sua liderança no 5G, chegando a 321 cidades em todo o território nacional. Durante os meses de abril e maio, a TIM ativou 5G em 55 novas localidades

Happy hour

Depois de passar a oferecer no unidade do Recife em Boa Viagem, café da manhã das 8h às 10h30 o Restaurante Mangai abre agora ano NAU Restaurante, que ocupa o mesmo endereço happy hour especial de segunda à sexta, das 18h às 20h, com carta diversificada de drinks e vários petiscos com frutos do mar. A rede Mangai opera há três décadas culinária de tradição no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Contabilidade

Amanhã (19) e quinta (20), no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira tem o 13º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste (Enescap) com o tema Contabilidade do futuro: Reforma Tributária e Inteligência Artificial Aplicada. O evento é promovido pelo Sescap-PE. No www.enescap.com.br.

 

Compartilhe