Coluna JC Negócios

123MILHAS - Brasileiro volta às agências de viagens e aposta na milhagem de companhia aérea

Entre outros efeitos, Aacrise da 123milhas ajudou noutra linha de produtos da CVC, o mercado de cruzeiros que no Brasil quer dizer também comprar uma passagem de avião.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 16/10/2023 às 8:00
Notícia
X

Existe uma lei de mercado que diz que assim como na política, não existe vácuo de poder e quando uma marca sai do mercado outra ocupa seu espaço imediatamente.

A lei se provou mais uma vez com a crise da 123milhas onde em menos de um mês as empresa aéreas rapidamente reorganizaram seus programas de milhagem, as agências de viagens com lojas físicas ampliaram suas ofertas de pacotes e as empresas com programas de fidelidade viram crescer o interesse pela adesão da pontuação cujo objetivo essencialmente é a troca por trechos de passagens aéreas.

Se apresentando como uma OTA, sigla que resume Agência de Viagens Online, que é uma agência de viagens cuja presença principal é nos canais digitais, a 123milhas rapidamente ocupou um espaço no setor de turismo que evoluiu da simples reunião de milhas de terceiros para troca de passagens, para um complexo de serviços de turismo que, em pouco mais de três anos, passou a definir as regras do mercado embora seu negócio fosse essencialmente uma pirâmide, ou marketing multinível, onde quem chega primeiro se dá bem, mas que chega atrasado perde dinheiro.

ONDA DE PROMOÇÕES

Foi bom para quem tinha milhagem da Gol, Azul e TAM que na 123milhas podia somar seus pontos e ao menos comprar um trecho de uma viagem. E também para quem muita gente comprasse pagando em dinheiro passagem com desconto de até 50%.

Mas como toda pirâmide a coisa não dura para sempre e com um rombo de R$ 2,3 bilhões, o equivalente a 100 bilhões de milhas, a 123milhas implodiu para desespero de milhares de clientes que não teem hoje chances de reaver seu dinheiro, mesmo a empresa estando em Recuperação Judicial.

Dilvulgação
Viagens para o Nordeste lideradas CVC tiveram forte aumento de produra. - Dilvulgação

E como no mercado não existe vácuo, empresas como a CVC Viagens viram suas ações subirem 25% na B3 em 31 de agosto quando a empresa viu os clientes voltarem às suas lojas físicas. O aumento de freguês fez o grupo CVC Corp antecipar, inclusive, um programa para lançar o programa de empregabilidade Passaporte Franquia CVC, com oportunidades de emprego em todo o país.

A crise da 123milhas ajudou noutra linha de produtos da CVC, o mercado de cruzeiros que no Brasil quer dizer também comprar uma passagem de avião. A CVC é responsável por 25% de todos os pacotes marítimos comercializados na última temporada e reforçou o cardápio com oito navios de renomadas companhias: MSC Grandiosa, MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia, MSC Lirica, Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Fascinosa.

Tem mais: esta semana o relatório de tendências de viagem produzido pelo KAYAK identificou que o preço de passagens para destinos nacionais caiu em média 18% em relação ao ano passado, ou seja, é uma ótima oportunidade para realizar uma viagem durante os meses de dezembro e janeiro. As cidades brasileiras que lideram a redução nos valores são Florianópolis, com queda de 32%, seguida de Porto Alegre, que apresentou baixa de 30%.

PACOTES ESTÃO BAIXANDO 

O levantamento foi realizado na base de dados do KAYAK considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do mundo. As datas de buscas foram consideradas de 15/01/2023 a 19/09/2023, comparadas com o mesmo período de 2022.

Isso quer dizer que foi impactado em parte pelo efeito 123milhas. Mas ainda assim é interessante.
Segundo ele, 10 destinos nacionais mais buscados para as férias de final de ano caiu mesmo.

Especialmente quando o cliente faz a reserva com mais de 50 dias em que os descontos podem ser de até 32%. Diferentemente da 123mihas, o Kayak não compra nem vende milhas.

Divulgação
Azul reforçou suas ações na venda pacotes através da sua coligada Azul Viagens. - Divulgação

Em outra direção as aéreas me mexeram rapidamente e ocuparam o espaço de negócio com milhagem. Composta por acionistas que são controladores das marcas Gol, Smiles e Comporte S.A, a PaGol é a primeira conta digital com serviços e produtos para quem ama viajar.

Em setembro, ela entrou no mercado oferecendo 60% de desconto na compra de milhas realizada dentro do aplicativo e ganhando até 80% de bônus Smiles, empresa parceira e responsável pelo programa de fidelidade.

Ou seja: a PaGol vende milhas, turbina as milhas do cliente da Gol e até converte as milhas em dinheiro. A diferença com a 123milhas é que ela só opera com os clientes do Smiles.

Na outra ponta, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) constatou um aumento de 20,4% no faturamento bruto de suas associadas, em relação ao mesmo período de 2022.

O aumento no resgate foi de 23,5%, com 175,2 bilhões pontos/milhas resgatados no segundo tri de 2023. Segundo a ABEMF ao menos 84,8% deles foi destinado às passagens aéreas, sendo os principais destinos internacionais Orlando-Flórida, Miami e Lisboa, e no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Isso quer dizer brasileiros, essencialmente quer milhagem para trocar por passagem de avião.

Tanto que entre os associados estão Azul, Latam, Smiles além de Dotz, Juntos Somos Mais, Livelo, Mastercard, Orbia, Stix e Vertem. Em junho a Esfera, que pertence ao grupo Santander, entrou na associação.

Dilvulgação
Na internt agora a 123milhas aparece como cancelada. - Dilvulgação


123MILHAS FOI CANCELADA

Mas embora não existam dados disponíveis o fato é que o setor de vendas de passagens de avião pagas com milhagem retomou ao seu negócio tradicional, ainda que tenha ocorrido mudanças na oferta de trechos que podem ser pagos com menor quantidade de milhas. A partir desta semana, quando começar a divulgação dos números do terceiro trimestre das empresas de aviação será possível ter uma maior visão do que de fato aconteceu no setor.

Mas todos os analistas já sabem que para Gol, Azul e TAM a saída da 123milhas do mercado foi muito boa. Tanto que todas estão destacando ofertas de trechos com melhores milhas nos pacotes liderados por suas agências de viagens internas.

Na prática, elas se livraram de uma espécie de corpo estranho representado por 123milhas que, todo dia, entrava nos seus sistemas de reservas e compravam trechos que poderiam ser pagos em dinheiro pagando com milhas que estavam vencendo reduzindo o fluxo de caixa das aéreas.

 

Tags

Autor