Coluna JC Negócios

Kalea usa inteligência artificial para ajudar empresa a tomar crédito com segurança no mercado financeiro

Companhia que funciona como assessoria digital de crédito para empresas para que elas busquem alternativas para cortar gastos e otimizar seus prazos e modo de trabalho.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 03/02/2022 às 17:00 | Atualizado em 03/02/2022 às 22:04
Notícia
X

Nos últimos anos, empresários que procuram tomar credito são cadê vez mais surpreendidos com informações a entrada da inteligência na atuação dos bancos que agora que possui algoritmos próprios, tecnologia de IA e machine learning, tornando o processo mais inteligente, assertivo e rápido.

Tudo isso é bem interessante nos anúncios digitais, mas a questão dentro das empresas é bem simples: No que isso pode me ajudar?

Pode. Empresas com a Kalea, uma companhia que funciona como uma assessoria digital de crédito para empresas - ela foi desenvolvida em 2020 e passou pelo programa de aceleração do LIFT LAB do Banco Central, apoiado pela Microsoft - trabalha junto as empresas para que elas busquem alternativas para cortar gastos e otimizar seus prazos e modo de trabalho através de softwares e hardwares, e é aí que entra a inteligência artificial.

Na prática ela é um marketplaces de crédito que permitem que as empresas prestem algumas informações cadastrais de forma digital, de maneira que suas inteligências artificiais possam direcionar essas empresas aos agentes financeiros para os quais seu perfil se enquadre, e então elas possam receber propostas de crédito de tais agentes. Isso já é uma grande evolução.

Segundo, Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO e fundador da startup todo processo de solicitação de crédito precisa ser planejado e ter um objetivo. O que a Kalea fez foi juntar numa só plataforma, instituições financeiras e empresas, sem burocracia, com agilidade, rapidez e total privacidade dos dados.

DIVULGAÇÃO
Luiz Falbo e fundador da fintech Kalea - DIVULGAÇÃO

O Kalea já opera em todo país e tem como diferencial o uso de inteligência artificial para desburocratizar o processo de solicitação de empréstimos por empresas de todos os portes. Na plataforma já estão cadastradas mais 330 empresas em 24 estados do país.

“Até hoje, afirma Falbo, para solicitar um empréstimo, é necessário ir a um banco e preencher uma série de documentos, para, a partir daí, dar início à avaliação do pedido”.

“O problema é que caso o pedido não seja aprovado, todas essas etapas deverão ser realizadas novamente em outra instituição. Além disso, existe uma grande demora, aliada ao alto número de solicitações. Foi olhando para esse gargalo que surgiu o Kalea, que oferece uma plataforma que desburocratiza e facilita todo o processo”. O e3xecutivo acredita que isso pode ser melhorado.

Nossa inteligência artificial pode fazer tudo isso com base nos seus relatórios, sem que você tenha trabalho. A Inteligência Artificial tem transformado o mundo à nossa volta e sua abrangência ganhou ainda mais força com a pandemia.

O Kalea presta uma assessoria financeira sem custo para sua empresa, podendo calcular os indicadores financeiros e a necessidade de capital de giro. Para que uma empresa possa saber qual a necessidade de capital, para que ela passe a ter maior facilidade de administração do fluxo de caixa?

Ao contrário do fluxo tradicional, no Kalea, quem precisa de crédito se cadastra no marketplace e as organizações interessadas fazem suas propostas de acordo com o que procuram.

“Toda instituição financeira define suas linhas de crédito e público-alvo. O que as instituições querem ver são os aspectos cadastrais, societários, econômico-financeiros, operacionais e a estrutura de garantias.

Com esses cinco pontos, a instituição financeira consegue mapear e definir se existe algum crédito para trabalhar com esse potencial cliente”, explica o CEO do Kalea.

Segundo Falbo, o que mais importa é a transparência e detalhamento das informações. Por exemplo, existem linhas disponíveis no mercado de crédito que exigem garantias, como veículos e imóveis. Outras, por sua vez, não necessitam de garantias, mas podem ter como requisito determinada faixa de rendimento mensal.

“Quanto mais dados, quanto mais detalhamento sobre a empresa o gestor puder dar, de forma organizada e estruturada, mais fácil será o acesso a uma linha de crédito direcionada ao perfil dele”, conclui Luiz Falbo.

KALEA - Crédito Inteligente

Tags

Autor