
Por Fernnado Castilho da Coluna JC Negócios
O varejo do Recife, perdeu na madrugada desta quarta-feira, o empresário Fernando Leal, de 92 anos, pioneiro no conceito de magazine do Nordeste no icônico edifício da rua da Palma que abrigou a primeira escada rolante de um prédio comercial na Região.
Fernando Leal fez parte, juntamente com José Araújo Filho, José Logo, Cristovam Pedrosa da Fonseca, Fortunato Russo e Wilson Campos do grupo de comerciantes que, durante anos, dominou o varejo de Pernambuco com repercussão no Norte e Nordeste. O Magazine Viana Leal introduziu uma série de conceitos de vendas que perduram até hoje.
Fernando, em sociedade com o seu pai Raul, construiu o prédio e decidiu colocar, na entrada principal, a 2ª escada rolante do Brasil. Em 1956, só havia uma numa galeria em São Paulo. Ela foi importada da Alemanha das indústrias Schindler e custou o equivalente a duas vezes o capital da empresa.
Mas o investimento deu certo. Em apenas uma ano, as vendas do magazine pagaram o investimento. A escada até hoje está funcionando no prédio que abriga um shopping popular. As escadas rolantes da Viana Leal constituíram-se numa atração turística da cidade do Recife e virou cartão postal.
Na época da inauguração, Raul Leal, papai de Fernando Leal, era o presidente da empresa. Ele era irmão de Manoel da Costa Leal que fundaram a Viana e Leal com o português João Viana. Curiosamente, também em 1956, Viana saiu da empresa retornando para Portugal vendendo a empresa Raul.
Mas a existência de um equipamento como a escada rolante era apenas uma atração. Na verdade, o prédio de seis andares embutiu o conceito de magazine que evoluiu depois para shopping. Ele avançava no conceito de galeria que anos antes fora introduzido, na Rua Duque de Caxias, pelo empresário José Araújo Filho das Casas José Araújo.
O conceito fez sucesso foi depois multiplicado pela Mesbla, pertencente à família De Botton em suas lojas. Também inspirou a famosa Mappin da família Mansur em São Paulo.
A loja teve, numa Véspera de Natal, o recorde de público com 65.000 pessoas. Anos depois, quando da inauguração do Shopping Recife, o recorde num dia foi de um fluxo de 20.000 pessoas.
Segundo o empresário Fred Leal, filho de Fernando, e presidente do Sindilojas além de vice-presidente da Fecomercio, a marca Viana Leal, associada ao prédio, virou um ícone tendo um recall por mais de 50 anos. Fernando Leal também foi diretor da Câmara de Dirigentes Lojas do Recife.
Comentários