Sindicato de professores denuncia falta de água potável nas escolas de Olinda
Categoria aponta ausência de água em mais de 20 escolas da rede municipal; veja o que diz a Prefeitura de Olinda sobre o caso
Clique aqui e escute a matéria
Professores e estudantes de pelo menos 20 escolas da rede municipal de Olinda enfrentaram falta de água potável, de acordo com o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol).
A categoria denunciou a situação em suas redes sociais, apontando que a falta de água compromete o funcionamento das unidades e o direito à educação.
Sinpmol lista escolas sem água
O Sinpmol vem publicando nas redes sociais mensagens e vídeos alertando sobre a precariedade em diversas escolas. Entre as unidades apontadas como prejudicadas, estão:
- Escola Municipal Rotary
- Escola Municipal Doutor Ebenezer Gueiros
- Escola Claudino Leal
- Escola Izaulina de Castro Silva
- Lar Transitório de Christie
- EREM Manoel Borba
- Escola Municipal Mizael Montenegro Filho
- Escola Municipal Pastor David Richard Blackburn
- Escola Municipal Maria José dos Prazeres
- ETE Chico Science - Olinda
Em visitas às escolas, a presidente do sindicato, Márcia Vieira, destacou a falta de água mineral é para alunos e professores, além de apontar outros problemas estruturais, como caixas d’água destampadas.
"A escola não pode continuar funcionando desse jeito. E não dá para o básico impedir o funcionamento", disse a representante.
Segundo o SINPMOL, até é o fim do turno da manhã, a situação não havia sido normalizada. "Professores tiveram que arcar com esse custo do próprio bolso para ter água nas escolas e matar a sede das crianças", seguiu a denúncia.
Situação já foi solucionada, diz prefeitura
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, informou que o caso relacionado ao fornecimento de água mineral já foi solucionado.
Segundo a gestão, a falta de abastecimento ocorreu devido a falhas pontuais na entrega da empresa responsável, que já foi notificada.
Para garantir a continuidade do serviço, a prefeitura firmou acordo com outro fornecedor e realizará um mutirão neste fim de semana para regularizar o abastecimento, assegurando que as escolas estejam devidamente abastecidas na segunda-feira (23).