Sindicato de professores denuncia falta de água potável nas escolas de Olinda

Categoria aponta ausência de água em mais de 20 escolas da rede municipal; veja o que diz a Prefeitura de Olinda sobre o caso

Por Cristiane Ribeiro Publicado em 20/03/2026 às 12:10 | Atualizado em 20/03/2026 às 14:30

Clique aqui e escute a matéria

Professores e estudantes de pelo menos 20 escolas da rede municipal de Olinda enfrentaram falta de água potável, de acordo com o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol).

A categoria denunciou a situação em suas redes sociais, apontando que a falta de água compromete o funcionamento das unidades e o direito à educação.

Sinpmol lista escolas sem água

O Sinpmol vem publicando nas redes sociais mensagens e vídeos alertando sobre a precariedade em diversas escolas. Entre as unidades apontadas como prejudicadas, estão:

  • Escola Municipal Rotary
  • Escola Municipal Doutor Ebenezer Gueiros
  • Escola Claudino Leal
  • Escola Izaulina de Castro Silva
  • Lar Transitório de Christie
  • EREM Manoel Borba
  • Escola Municipal Mizael Montenegro Filho
  • Escola Municipal Pastor David Richard Blackburn
  • Escola Municipal Maria José dos Prazeres
  • ETE Chico Science - Olinda

Em visitas às escolas, a presidente do sindicato, Márcia Vieira, destacou a falta de água mineral é para alunos e professores, além de apontar outros problemas estruturais, como caixas d’água destampadas.

"A escola não pode continuar funcionando desse jeito. E não dá para o básico impedir o funcionamento", disse a representante.

Segundo o SINPMOL, até é o fim do turno da manhã, a situação não havia sido normalizada. "Professores tiveram que arcar com esse custo do próprio bolso para ter água nas escolas e matar a sede das crianças", seguiu a denúncia.

Situação já foi solucionada, diz prefeitura

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, informou que o caso relacionado ao fornecimento de água mineral já foi solucionado.

Segundo a gestão, a falta de abastecimento ocorreu devido a falhas pontuais na entrega da empresa responsável, que já foi notificada.

Para garantir a continuidade do serviço, a prefeitura firmou acordo com outro fornecedor e realizará um mutirão neste fim de semana para regularizar o abastecimento, assegurando que as escolas estejam devidamente abastecidas na segunda-feira (23).

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe

Tags