Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro; veja datas de inscrição
Datas do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgadas pelo ministro Camilo Santana, em um vídeos nas redes sociais, confira detalhes

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou, nesta sexta-feira (9), as datas para as inscrições e a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo o ministro Camilo Santana, as inscrições do exame ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho. As provas serão realizadas nos seguintes dias:
- Primeiro dia - 9 de novembro
- Segundo dia - 16 de novembro
Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado no último dia 2 de maio.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília), de acordo com os últimos anos:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Distribuição da provas
Caso não aconteça nenhuma mudança no edital do exame, o Enem será aplicado em dois domingos e a distribuição das disciplinas ficará da seguinte forma:
9 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
16 de novembro
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).?
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.