EDUCAÇÃO PÚBLICA | Notícia

Sintepe contabiliza alta adesão de escolas da rede estadual em dia de paralisação

A mobilização contou com a participação de professores, demais trabalhadores em educação, estudantes e comunidades escolares do Estado

Por JC Publicado em 23/04/2025 às 22:08

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou, nesta quarta-feira (23), uma paralisação das escolas da rede estadual de ensino, com a adesão de mais de 900 escolas, o que representa cerca de 90% das unidades no Estado, segundo o sindicato. No Recife, foi realizada uma passeata saindo do Parque 13 de Maio, com protesto em frente à Assembleia Legislativa, onde uma audiência pública que tratou da qualidade da merenda escolar foi realizada.

A mobilização contou com a participação de professores, demais trabalhadores em educação, estudantes e comunidades escolares, em um dia marcado pela defesa da escola pública, por investimentos em estrutura, climatização de salas de aula e valorização dos profissionais da educação.

A paralisação teve como principal objetivo denunciar os problemas enfrentados pelas unidades escolares em Pernambuco, situações que vêm sendo constantemente relatadas e cobradas pelo Sintepe. Entre as demandas, estão o sucateamento das escolas, a precarização das condições de trabalho, a falta de infraestrutura adequada, ausência de climatização nas salas de aula, atraso na entrega dos kits escolares e a baixa qualidade da merenda oferecida aos estudantes.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, destacou dados sobre o repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e cobrou explicações do Governo do Estado sobre a devolução de recursos não utilizados no ano de 2023. 

BALANÇO PARCIAL

O Sintepe, com base em levantamento parcial realizado junto aos seus Núcleos Regionais em todo o Estado, registrou até as 19h desta quarta-feira (23), que 940 escolas aderiram à paralisação. Desse total, 67,2% fecharam totalmente, 27,2% fecharam parcialmente e 5,6% realizaram atividades alusivas ao dia. Este número representa cerca de 90% da rede que é composta por 1.051 escolas.

Nesta quinta-feira (24), o Sindicato realizará uma Assembleia Geral onde debaterá com a categoria a contraproposta do Governo à Pauta de Reivindicações entregue neste ano.

GOVERNO DO ESTADO EM NEGOCIAÇÃO

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco informou que mantém contínuo diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e que já foram realizadas propostas no âmbito das Mesas de Negociação com o objetivo de chegar a um acordo que atenda às demandas da categoria.

Sobre a merenda, a SEE ressalta que toda alimentação escolar passa por um acompanhamento sistemático realizado através de visitas da equipe de nutrição em cada escola e que as agentes de alimentação escolar recebem formações periódicas conforme padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O órgão reforça que, periodicamente, realiza um questionário de satisfação com os estudantes para avaliar a qualidade da merenda, substituindo os alimentos que não são aceitos pelos alunos.

A pasta esclarece, ainda, que estão previstas ações para a melhoria da infraestrutura das escolas da Rede Estadual, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino e a segurança dos estudantes.

Foram adquiridos 15.100 novos aparelhos de ar-condicionado e aguarda o fornecimento para continuidade da climatização. O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 69 milhões.

"É importante salientar que o órgão está realizando intervenções nas unidades de ensino para resolver o problema da rede elétrica, instalar uma subestação e, posteriormente, solicitar a sua ligação à Neoenergia. A climatização das salas de aula só pode ser realizada após esse processo, pois a atual rede elétrica de algumas escolas não suporta os equipamentos".

A SEE reafirmou seu compromisso com o diálogo permanente e com a construção de um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, seguro e adequado ao desenvolvimento dos estudantes.

 

Compartilhe