Enem 2025: concluintes do ensino médio técnico têm direito à isenção na inscrição; saiba como solicitar
Estudantes que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisam justificar a ausência para obter nova isenção

A gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para estudantes dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), do Colégio Pedro II e de escolas técnicas vinculadas a universidades, que concluirão o ensino médio neste ano, deve ser solicitada até a próxima sexta-feira (25).
Essas instituições oferecem, em nível federal, ensino técnico integrado à educação profissional e tecnológica (EPT). Os estudantes devem fazer a solicitação da isenção da taxa por meio da Página do Participante.
De acordo com o edital, o resultados destes pedidos devem ser divulgados no dia 12 de maio, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quem tem direito à isenção?
A gratuidade na taxa de inscrição do Enem é garantida aos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio, em 2025, em escola pública;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Justificativa de ausência
Estudantes que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisam justificar a ausência caso queiram obter nova isenção em 2025. A justificativa também deve ser enviada até 25 de abril, pela Página do Participante.
O MEC reforça que a concessão da isenção não substitui a inscrição no exame. Mesmo com a isenção aprovada, o estudante deverá realizar sua inscrição dentro do período que ainda será divulgado pelo Inep.
Cronograma
Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado da solicitação e da justificativa: 12 de maio
Período para recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio
Porta de entrada para as universidades
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Em mais de duas décadas, consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Diversas instituições públicas e privadas utilizam a nota do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Os resultados também são utilizados para acesso a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados individuais podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep, facilitando o ingresso de brasileiros no ensino superior em Portugal.