DIREITO DO ESTUDANTE | Notícia

Validade da carteira de estudante 2024 termina nesta segunda (31) em todo o Brasil

Documento que garante meia-entrada e benefícios estudantis precisa ser renovado. A solicitação da versão 2025 pode ser feita até dezembro

Por Maria Letícia Menezes Publicado em 31/03/2025 às 9:58

A Carteira de Identificação Estudantil (CIE), conhecida popularmente como carteira de estudante perde a validade nesta segunda-feira, 31 de março.

É o que determina o parágrafo 6º do artigo 1º da Lei nº 12.933/2013, que estabelece a vigência da carteira até o final do primeiro trimestre do ano seguinte à emissão.

A CIE é um documento essencial para estudantes de todo o Brasil, garantindo acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de outros benefícios. Com a expiração do modelo atual, é necessário providenciar a nova versão para continuar usufruindo dessas vantagens.

Carteira de estudante 2025 no Recife será digital

Para estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR), a principal novidade para 2025 é que a carteira estudantil será 100% digital.

Segundo o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a mudança visa reduzir o descarte de plástico no meio ambiente e aumentar a segurança do documento, que passará a contar com validação por QR Code.

A nova CIE poderá ser acessada pelo aplicativo CIE PE, disponível para iOS e Android, e também estará disponível para impressão em PDF. O processo de solicitação já está aberto e pode ser realizado pelos sites estudante.ciepe.com.br e www.granderecife.pe.gov.br.

Como solicitar a nova carteira?

Para obter a CIE 2025, o estudante deve validar seus dados no sistema e aguardar a confirmação da instituição de ensino.

O boleto para pagamento da taxa de R$ 18,20 será gerado automaticamente após a validação. Uma vez pago, o documento ficará disponível para download em até 72 horas.

No caso de dados inconsistentes ou informações faltantes, o aluno deverá procurar a secretaria da escola para realizar as devidas correções.

Receba notícias do JC em tempo real


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe