Reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco são reconduzidos aos cargos
Eles foram reeleitos após concorrer, em chapa única, na consulta para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE para o quadriênio 2023-2027

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Alfredo Gomes, e o vice-reitor da instituição, o professor Moacyr Araújo, foram reconduzidos aos cargos. Na próxima sexta-feira (27), às 15h30, será realizada a solenidade de recondução no Centro de Convenções da Universidade.
Eles foram reeleitos após concorrer, em chapa única, na consulta para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE para o quadriênio 2023-2027, realizada no dia 12 de abril. Participaram da consulta os três segmentos da comunidade universitária: docentes, técnicos administrativos e alunos.
A nomeação do reitor Alfredo Gomes pelo presidente Luiz Inácio Lula Silva para novo mandato foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 deste mês. Após a solenidade, haverá um momento comemorativo, a partir das 18h30, no Clube Universitário da UFPE.
Perfil do reitor e do vice-reitor
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutorado junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação, do Centro de Educação (CE). É reitor da UFPE desde outubro de 2019.
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). É vice-reitor da UFPE desde outubro de 2019.
SEMESTRE LETIVO 2023.2
As aulas do semestre letivo 2023.2 da UFPE foram iniciadas, nesta segunda-feira (23), para aproximadamente, 30 mil estudantes de graduação dos campi Recife, Caruaru e Vitória. Na capital pernambucana, os calouros e veteranos foram recepcionados em evento realizado pela manhã, na Concha Acústica Paulo Freire. As informações são da Agência de Nptícias da UFPE.
“Essa universidade é de vocês, e precisamos defendê-la da melhor forma possível”, disse o reitor Alfredo Gomes aos novos alunos da UFPE. “Vamos construir a melhor universidade do Brasil, como fizemos em gerações passadas e queremos fazer para as gerações subsequentes”, completou.
Representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), o aluno do curso de Biblioteconomia Everton Simão falou sobre a importância do movimento estudantil e do esforço para que a assistência estudantil se torne lei “para que nenhum governo que venha a entrar possa tirar nosso direito, que já foi conquistado”. “Simbora construir a universidade dos nossos sonhos”, disse Everton.