EDUCAÇÃO

Educação socioemocional: Como o colégio pode ajudar a desenvolver habilidades para a vida?

A escola é um ambiente de aprendizagem, convivência e experiência entre muitas pessoas. É missão da instituição e da família construir uma base sólida de apoio às crianças

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 19/09/2023 às 6:00 | Atualizado em 19/09/2023 às 8:20
Notícia
X

A Educação socioemocional é um processo ou prática pedagógica de ensino-aprendizagem que tem como objetivo unir a aquisição de competências e habilidades de crianças e adolescentes, que vão além do fator cognitivo, são para toda a vida.

Considerando o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais, o foco desse método é habilitar os estudantes a desenvolverem suas emoções e gerenciá-las de forma autônoma e saudável. Neste processo, compreender os sentimentos e conseguir direcioná-los, significa evitar causar danos para si e a outras pessoas.

A escola é um ambiente de aprendizagem, convivência e experiência entre muitas pessoas. Sejam estudantes ou profissionais, como instituição de formação, é o local mais acolhedor e ideal para serem trabalhadas as habilidades socioemocionais.

No Colégio Saber Viver, as habilidades socioemocionais são trabalhadas e desenvolvidas em paralelo com as atividades escolares.

Jailton JR./JC Imagem
No Colégio Saber Viver os estudantes participam de diferentes atividades em grupo e vivem experiências que proporcionam momentos de colaboração e troca mútua - Jailton JR./JC Imagem

"Habilidades relacionadas ao cuidado de si e do outro, a identificação e nomeação dos sentimentos e a comunicação fluida permite que os estudantes utilizem o que aprenderam, para além dos conteúdos que se referem ao fator cognitivo, mas sim o que é feito no dia a dia com eles", pontua Juliana Siqueira, coordenadora pedagógica de educação infantil do Colégio Saber Viver.

Educação Socioemocional na prática

Benefícios da Educação Socioemocional a longo prazo

Jailton Jr./JC Imagem
Apoiar o desenvolvimento socioemocional das crianças em casa e na escola é fundamental para o seu crescimento e bem-estar. - Jailton Jr./JC Imagem

Trabalhar a educação socioemocional com as crianças na fase escolar traz uma série de benefícios a longo prazo que podem impactar positivamente nas suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais. São habilidades para toda a vida. Alguns dos benefícios são:

  • Habilidades de Resolução de Conflitos: As crianças tendem resolver conflitos mais rapidamente. Isso pode ajudá-las a lidar com desafios interpessoais ao longo da vida.

  • Inteligência Emocional: Aprendem a compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, levando a relacionamentos mais saudáveis e com comunicação eficaz.

  • Autoconsciência e Autoestima: As crianças entendem melhor suas próprias forças e fraquezas. Isso, por sua vez, pode aumentar a autoestima e a autoconfiança.

  • Habilidades de Tomada de Decisão: Aprendem a tomar decisões ponderadas, considerando as consequências de suas ações. Isso pode ajudá-las a fazer escolhas mais informadas e saudáveis na vida adulta.

  • Empatia e Compaixão: Torna as crianças mais conscientes das necessidades e sentimentos dos outros. Isso contribui para relacionamentos mais saudáveis e sociedades mais coesas.

Dicas para os pais e cuidadores

Reprodução/ Envato Elements
Elogie seus filhos não apenas por suas realizações, mas também pelo esforço que colocaram em alcançá-las. Isso incentiva a perseverança. - Reprodução/ Envato Elements

O desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo. É importante que os pais e responsáveis busquem informações e estejam preparados para, pacientemente, acompanhar o progresso dos pequenos e fornecer apoio quando necessário.

Cada criança é única e este desenvolvimento ocorre em ritmos diferentes. Ser flexível na abordagem e adaptar as estratégias conforme necessário são algumas opções viáveis para atender às necessidades individuais das crianças.

O amor, o apoio e a comunicação aberta são os pilares para o desenvolvimento saudável das habilidades socioemocionais das crianças filhos.

No Colégio Saber Viver os estudantes, do infantil ao ensino médio, são acompanhados por uma equipe de psicólogos especialistas em assuntos relacionados a educação socioemocional, comportamentos,  relacionamentos entre outros.

Se você, pai, cuidador ou responsável, perceber que a criança está enfrentando desafios emocionais, não hesite em buscar a ajuda da escola e de um profissional de saúde mental.

Educação no Colégio Saber Viver

O Colégio, que tem 38 anos de história, trabalha com a metodologia ensino de educação para toda a vida. Referência no Ensino Infantil e Fundamental, em 2023 a instituição passou a contar com turmas da 1° série do Ensino Médio.

Com a alta adesão de novos estudantes e um corpo docente de especialistas, o Ensino Médio no Colégio Saber Viver é um sucesso. Neste mês de setembro, eles inauguraram a Unidade 3 com uma estrutura completa para os estudantes do Ensino Médio.

Para 2024, o Colégio Saber Viver inaugura as turmas da 2° série do Ensino Médio. As matrículas estão abertas. Mais informações no site

Tags

Autor