
Neste domingo (12), aniversário do Recife, a prefeitura da cidade anunciou a abertura de cinco novas Creches Escolas (CMEIs). Além das novas unidades, a gestão também confirmou a ampliação de outras cinco já existentes. No total, serão geradas mais 1,3 mil vagas na rede de ensino infantil. A meta da gestão é até 2024 entregar 7 mil novas vagas.
O investimento total é ordem de R$18 milhões. O anúncio foi feito durante solenidade no espaço onde será construída a nova Creche Escola Municipal Córrego do Deodato, em Água Fria.
O prédio da Creche Escola Municipal Córrego do Deodato contará com três pavimentos, oito salas de aula e atendimento para cerca de 170 estudantes. A previsão de conclusão das obras é de oito meses.
Além desta unidade, a população também contará com as Creches Municipais do Monteiro (Casa Forte), Aeroclube (Pina), Mustardinha e Imbiribeira.
As Creches Municipais Recife Esperança (San Martin), Futuro do Amanhã (San Martin), Novo Pina (Pina), Vila imperial (Arruda) e Bernard Van Leer (Brasília Teimosa) passarão por obras de ampliação e também poderão acolher novas crianças e beneficiar mais famílias. A prefeitura não informou quantas vagas serão disponibilizadas por unidade, mas disse que a previsão é de no segundo semestre já contar com as vagas disponíveis.
“Começamos, de forma simultânea, 10 obras. São cinco construções de novas unidades e cinco ampliações. Juntas, vão gerar 1.300 vagas na educação infantil do Recife. Esse é o maior início de expansão da história da nossa cidade, num único dia, a geração de 1.300 vagas de educação infantil. E é um compromisso nosso, dissemos que faríamos isso”, afirmou o prefeito João Campos.
As creches, segundo o gestor, irão funcionar em período integral, ofertando cinco refeições por dia. “Quando a gente fala em creche, é um cuidado integral, um cuidado da família, da criança, da educação, da segurança alimentar. A segurança de saber que a criança estará num lugar seguro”, destacou o prefeito do Recife.
O Recife começou o ano letivo de 2023 dispondo de 8.689 vagas na educação infantil, o que contempla creches e pré-escolas. O objetivo firmado pelo prefeito João Campos (PSB), desde o início da sua gestão, em 2020, é chegar ao ano de 2024 com a entrega de 7 mil novas vagas.
Atualmente, as vagas disponíveis no Recife não atendem a demanda existente de crianças em busca de creches e pré-escolas. A cidade convive com um déficit histórico de vagas.
As construções e ampliações das unidades fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O Infância na Creche prevê aporte de R$ 150 milhões, somando construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
Comentários