
Além do desempenho individual no Enem, o Inep liberou, no final da tarde desta sexta-feira (08), a maior e a menor nota por prova. É uma boa maneira do estudante comparar seu desempenho.
Segundo o MEC, nesta edição do Enem o desempenho em matemática foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2.
Veja abaixo as notas:
Maior nota Menor nota
Matemática 1.008,3 280,2
Ciências da natureza - 875,2 334,3
Ciências humanas - 850,6 314,3
Linguagens - 825,8 302,6
Ainda conforme o MEC, as provas objetivas do Enem são corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI), diferente da teoria clássica, pela qual o número de acertos corresponde à média final.
Como a TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor e errar aqueles com nível de dificuldade maior, o padrão de respostas do participante é levado em consideração no cálculo do desempenho.
Na TRI não tem um limite, inferior ou superior, padrão entre as áreas de conhecimento, as notas dos participantes não variam entre zero e mil. Elas podem ultrapassar os mil pontos.
(Um esclarecimento: quando essa matéria foi postada coloquei erradamente, no título, que se referiam às notas do Enem 2016. Na verdade são as notas do Enem 2015, por isso fiz agora a correção no título. Aos leitores, meu pedido de desculpas. 11 de novembro de 2016, Margarida Azevedo)