Faltou criatividade: slogan do governo Paulo Câmara já havia sido usado por outro político, em 2014

Publicado em 27/01/2017 às 15:19 | Atualizado em 27/01/2017 às 15:23
Slogan adotado em novembro por governo Paulo Câmara já era usado na eleição 2014. Imagem: reprodução
FOTO: Slogan adotado em novembro por governo Paulo Câmara já era usado na eleição 2014. Imagem: reprodução
Leitura:
Slogan adotado em novembro por governo Paulo Câmara já era usado na eleição 2014. Imagem: reprodução Slogan adotado em novembro por governo Paulo Câmara já era usado na eleição 2014. Imagem: reprodução   O governo Paulo Câmara (PSB) reagiu, mas sem reivindicar a autoria da frase “Presença que faz a diferença”, slogan oficial desde novembro e usado na eleição pelo “xará” de Salvador, o vereador Paulo Câmara (PSDB). É que na verdade nenhum criou. A frase já havia sido o slogan, em 2014, do deputado estadual mineiro Fabiano Tolentino (PPS). Ou seja: mais de dois anos antes dos dois políticos de nome Paulo Câmara terem usado a frase, o deputado mineiro utilizou o slogan intensamente, seja nas redes sociais, com a hashtag #presençaquefazadiferença, seja em impressos do período eleitoral de 2014. Procurado, o governo Paulo Câmara não quis se pronunciar. ENTENDA O CASO O curioso caso do slogan compartilhado por políticos homônimos foi revelado pela coluna Pinga-Fogo e mostrava a coincidência: a mesma frase, "Presença que fez a diferença", sendo utilizada por dois Paulo Câmara - um vereador de Salvador, outro, governador de Pernambuco.  
Governo Paulo Câmara adota slogan usado na eleição 2016 por xará, vereador de Salvador. Coincidência? Caso do slogan: governo Paulo Câmara usou frase primeiro e diz ter deixado para lançar slogan após eleição
  O vereador usou como slogan na eleição 2016, em agosto. E o governo Paulo Câmara adotou a frase como slogan a partir de novembro, meses depois.   Slogan "Presença que faz a diferença" em propaganda eleitoral gratuita, em 2016, de vereador de Salvador. Imagem: reprodução Slogan "Presença que faz a diferença" em propaganda eleitoral gratuita, em 2016, de vereador de Salvador. Imagem: reprodução Obviamente, pode ter sido apenas coincidência, como enfatizou, desde o início, a coluna Pinga-Fogo. Porém, apesar da peculiariedade do caso, o governo estadual reagiu à divulgação da história criticando duramente a coluna, inclusive questionando a simples natureza curiosa da situação.   Slogan igual ao de vereador baiano é lançado em campanha institucional do governo Paulo Câmara, em novembro de 2016. Hoje está na comunicação oficial. Imagem: reprodução Slogan igual ao de vereador baiano é lançado em campanha institucional do governo Paulo Câmara, em novembro de 2016. Hoje está na comunicação oficial. Imagem: reprodução   Adicionalmente, o governo apresentou raciocínio alternativo: “No início de julho de 2016 foi aprovado o slogan ‘Presença que faz a diferença’, que só foi lançado em novembro por decisão estratégica. Afinal, antes disso o Estado passava pelo período eleitoral, quando a população já recebe vasto material publicitário”. Nesse meio-tempo, afirma o governo, a frase foi inserida como parte de textos de publicidade oficial - porém, sem o caráter ou identidade visual de slogan. Já o gabinete do vereador informou também ter escolhido o slogan em julho e ter rodado o material só após o início da eleição, dia 16 de agosto, por causa da lei eleitoral. No final, apesar das várias teorias nos bastidores, o fato de que o slogan já havia sido utilizado dois anos antes mostra: pode ter sido coincidência que os homônimos, dois Paulo Câmara, tenham usado a mesma frase, que não era inédita. Jornalismo também é isto: registrar o inusual, algo bem curioso revelado pela coluna.  

Últimas notícias