NOVELA | Notícia

Se não subir a audiência de Vale Tudo, Globo terá que se mexer

Mesmo para os mais rigorosos ou avessos aos remakes, é impossível, agora, não enxergar que temos em exibição um trabalho de qualidade

Por Flávio Ricco Publicado em 07/05/2025 às 0:00

Não chega nem a ser ofensivo dizer que “Mania de Você” foi uma das piores novelas, de todos os tempos, na faixa das 21h da Globo.

Nem tem como defender em nada. Um pênalti sem goleiro.

Página virada e mesmo com “Vale Tudo” ainda no seu comecinho, em nada faz imaginar que poderá repetir o fracasso da sua antecessora.

Mesmo para os mais rigorosos ou avessos aos remakes, é impossível, agora, não enxergar que temos em exibição um trabalho de qualidade. Começa que tem história, que é muito boa e está sendo contada da maneira convincente. Como se deve.

Elenco bom, direção ajustada e produção à altura. Nada joga contra.

Só que, se ainda assim seguir com uma audiência que não é lá essas coisas, aí a Globo tem que parar e ver o que está acontecendo. Partir para uma análise mais cuidadosa.

Deixar como está e seguir sempre apostando as fichas numa próxima atração, pode não ser por aí.

Talvez tenha chegado o momento de rever mais cuidadosamente todo contexto da produção e numa dessas passar a buscar um novo modelo, em condições de ir ao encontro do que o público espera e poderá receber com maior facilidade.

Talvez, até, se pensando numa duração menor ou mudando um pouco o padrão das narrativas. O que não pode é ficar insistindo e botar tudo a perder.

TV Tudo

Agora tem isso

É de se admirar, entre outros sentimentos, como repentinamente mudou o mapa de audiência nesses últimos tempos.

É preciso tentar entender se realmente estamos diante de uma queda geral, em se tratando de TV aberta, ou se o nosso serviço de medição é que é, de fato, meio capenga.

Anote (1)

O “Tá na Hora”, depois da saída do Datena, está com os dias contados na grade do SBT.

No seu lugar, atendendo antigo desejo da casa, vai estrear, ou reestrear, o “Aqui Agora”. O departamento de jornalismo começa a trabalhar na sua nova montagem.

Anote (2)

Sobre Luiz Bacci no SBT, em todo o noticiário até aqui, sempre se falou em negociação, nunca em certeza e com a ressalva de que ainda faltava assinar.

Data hoje, não se observou nenhum avanço. Tá tudo na mesma.

Divulgação
Imagem de Luiz Bacci - Divulgação

Também foi

Levado por ele, o Comandante Hamilton decidiu acompanhar o Datena na sua saída do SBT.

Quanto ao futuro, ou mais diretamente a Rede TV!, falta definir a data de estreia.

Não é por nada

“Café com Aroma de Mulher”, mesmo estreando nesta quinta-feira e, com isso, contrariando tudo que se entende como lógico e racional, tem tudo para mexer positivamente com a audiência da Band.

É sucesso em tudo quanto é lugar. Aqui não deve ser diferente.

Sucesso

“Uma Ideia Genial”, com Cássio Gabus Mendes, Suzy Rêgo, Ary França e Zezeh Barbosa – só gente boa - no Procópio Ferreira, tem uma das bilheterias mais procuradas do teatro em São Paulo.

E muito provavelmente irá estender a sua temporada, antes de seguir para outros palcos.

Superação

O documentário da Record, ainda em gravação, sobre os 80 anos da libertação do campo de concentração de Dachau, terá exibições na TV e no streaming.

Este trabalho, além da importância, também é uma marca de superação do André Tal, repórter que luta contra a doença de Parkinson. Depois de algum tempo, ele voltou a viajar para uma série especial.

Ponto alto

Esse trabalho possui como figura central um dos sobreviventes de Dachau, George Legmann, que nasceu no campo de concentração e vive no Brasil desde 1961.

Dachau será homenageado no Carnegie Hall, sexta-feira, pelo maestro João Carlos Martins e a Record vai acompanhar. O documentário tem direção de Cristiane Massuyama e André Basbaum, produção de Marcelo Souza e imagens Wellington Farias.

Divulgação
Imagem de George Legmann e André Tal na Alemanha - Divulgação

Bonito no papel

Difícil, em qualquer outro lugar, encontrar uma luta igual, como a desta santa coluna, pela volta da programação infantil.

E por aí, louvável o desejo do SBT em ter desenhos na faixa da manhã. Só que é necessário botar os pés, os dois, no chão: qual a chance de algum patrocínio?

Ponta do lápis

Pode-se até ver um certo romantismo nesta iniciativa de colocar desenhos na grade diária, porém é enorme a chance do prejuízo. Pra quem o comercial vai vender?

Não se pode esquecer que a despropositada lei que proíbe propaganda na programação infantil da TV aberta (e só na TV aberta) continua existindo.

Bate – Rebate

  • A Band estreia dia 17, a 10ª temporada de “The Blacklist”, série com James Spader...
  • ... Esta última temporada, com 22 episódios, será exibida aos sábados, às 22h, até 11 de outubro.
  • Segunda-feira, no “Galvão e Amigos”, da Band, um áudio, como convidado-surpresa, invadiu o estúdio do programa...
  • ... Era o pessoal do “Jornal da Noite” testando. Ficou um clima meio assim.
  • A Rádio Cultura Brasil, nesta quarta-feira, comemora quatro anos transmitindo na faixa estendida do FM...
  • ... Vale lembrar que a Cultura foi a primeira rádio a migrar do AM para o FM em São Paulo.
  • Danielle Winits é outro nome fechado para o filme “Farofeiros 3”...
  • ... Aliás, no momento em que a TV aberta, hoje, parece ter lá seus grupinhos (os mesmos de sempre) nas escalações...
  • ... Importante ver nosso cinema e também o streaming bem atuantes.
  • Leandro Hassum continua dividido entre o streaming e o cinema...
  • ... Em “Álibi”, seu novo filme, ele terá as companhias de Josie Antello, Rafael Gualandi e Dudu Azevedo.
  • Fenômeno na internet, o mineiro Bruno Baroni está preparando uma peça com divertidas histórias médicas, prevista para estrear em julho, em São Paulo.

C´est fini

Já devidamente enquadrado na categoria “novos galãs” da Globo, Pedro Novaes, filho de Letícia Spiller e Marcello Novaes, não deve ficar muito tempo parado após a novela “Garota do Momento”.

O jovem ator já aparece na lista de “Três Graças”, substituta de “Vale Tudo”, que tem estreia marcada para 20 de outubro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Compartilhe