Flávio Ricco: É preciso considerar os mundos diferentes da Vale Tudo de agora com a do passado
Mais do que qualquer base para eventuais estudos ou recuerdos do TCC, uma pegação de pé com todas as letras. E uma bobagem, em extensão e ramificações

Após uma observação do Chico Barney, parceiro chegado de tantas jornadas e alguém com uma capacidade extraordinária de enxergar na frente, caiu a ficha dessa doideira toda de alguns em querer comparar a “Vale Tudo” de agora com a do passado.
Mais do que qualquer base para eventuais estudos ou recuerdos do TCC, uma pegação de pé com todas as letras.
E uma bobagem, em extensão e ramificações, que vai da própria história ao desempenho do elenco, individual e coletivamente.
Vamos combinar que nada a ver, qualquer tentativa de confrontar algo de 1989 e o presente. Só de presidentes da República, tivemos oito, com direito a repetições na subida da rampa.
Portanto, o que vale mesmo a pena é observar a proposta e o trabalho bem feito da autora Manuela Dias em colocar nos tempos atuais uma história criada em 1988.
Aliás, o próprio tempo decorrido inspirou mudanças naturais e irreversíveis, inclusive no modo, costumes e comportamento das pessoas.
Sendo assim, um aviso à praça: esquece a que existiu no passado e assista “Vale Tudo” do mundo atual.
A impressão, ainda no comecinho, é que é uma das melhores novelas que a Globo botou no ar nesses últimos tempos e com interpretações que já chamam atenção.
TV Tudo
Falta de atenção
Se é pouco caso ou de capacidade, difícil dizer, mas tem acontecido fatos bem lamentáveis em alguns telejornais ou programas jornalísticos da TV.
A todo momento tem alguma coisa não funcionando direito.
Caso Datena
Na semana passada, teve o episódio do José Luiz Datena trocando o nome de uma repórter do SBT no “Tá na Hora”. Se a sua reação ao problema foi exagerada ou não, até cabe discutir.
Mas deixa sempre a dúvida: ele, no ar, ao vivo, quem errou ou foi alguém da sua equipe que passou a informação errada?
É o que se fala
As TVs já foram mais cuidadosas e rigorosas na montagem das suas equipes de produção e mesmo nas redações.
Todos os cuidados são necessários, antes de colocar uma coisa no ar. Quando isso acontece, ou é falta de cuidado ou de competência. Não tem outra.
Outro exemplo
Olha só, aí ao lado, o que a TV Jovem Pan botou no ar, dia desses: “Ministro diz que conservadores ‘prejudicam’ o Brasil”.
Tudo bem, qual ministro? Só esqueceram de colocar quem. Bom lembrar que o que se coloca nas tarjas também se entende como informação.
Curioso isso
Ana Paula Arósio se afastou da televisão há mais de 15 anos ou desde o instante em que, escalada para “Insensato Coração”, em 2010, não apareceu no início das gravações.
No entanto, a sua popularidade e o respeito de todos são revelados a toda e qualquer aparição dela, no particular ou no lado profissional, como compromissos com campanhas e comerciais. Prova de que fez por merecer.
A propósito
Faça a prova você mesmo: existem atores, atrizes e demais celebridades que sabem usar convenientemente as redes sociais e, além da divulgação pessoal, até botarem no bolso um bom dinheiro com ela.
Mas será que alguém conquista mais ou sabe fazer melhor que a Deborah Secco? É impressionante a sua exposição.
Tripé
Após cuidados até agora dispensados ao departamento de jornalismo, reforços e a chegada do diretor Leandro Cipoloni, as atenções da direção do SBT agora se voltam para outros setores.
Em especial o futebol, reality e dramaturgia.
Ponto 1
O futebol no SBT, em especial, nunca esteve tão no azul.
Os resultados com a Liga dos Campeões e a Sul-Americana são muito bons, para alegria do seu retorno comercial.
Por outro lado
O silêncio em cima e ninguém, até agora, se apresentando para falar no futuro, indicam que mudanças importantes podem vir por aí na teledramaturgia do SBT.
Há quem arrisque que, no momento oportuno, serão duas novelas no ar, “uma infantil e outra adulta”. Tudo, claro, passará a depender de como administrar esses custos.
Dona Beja
Assim como as suas gravações, “Dona Beja”, novela da Max/HBO, já teve também encerradas as etapas de dublagem e colorização.
As atenções, agora, se voltam para a trilha sonora. Grazi Massafera é a estrela dessa nova versão, baseada no sucesso da extinta Manchete.
Bate – Rebate
· ... O Canal Brasil volta, nesta quarta, 20h, com o “É Tudo Verdade”, que tem a curadoria de Amir Labaki, em sua 21ª temporada...
· ... “171”, de Rodrigo Siqueira; “Favela do Papa”, de Marco Antônio Pereira, e “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos”, de Daniela Broitman, serão algumas das suas exibições.
· Franquia de sucesso do nosso cinema, “Os Farofeiros”, do Paulo Cursino, terá uma terceira edição, com direção de Roberto Santucci e produção da Camisa Listrada.
· No dia 29, Multishow e Globoplay estreiam a 7ª temporada de “Tô de Graça”...
· ... Briti (Isabelle Marques), em seu retorno, aparece grávida, e, para seguir a tradição da família, o bebê terá nome de galã: Caio Castro.
· Mauricio Manfrini, o Paulinho Gogó, já se divide entre a “A Praça é Nossa”, em São Paulo, e as gravações da série “O Dono do Lar”, no Rio...
· ... A chuva, na semana passada, atrapalhou um pouco esse roteiro e o obrigou a trocar a ponte-aérea pelo busão.
· Na Band Bahia, o “Bora Nordeste”, após saída de Leo Bala, passou a ser comandado por Maria Lorena Alves, coordenadora da rádio Bandnews FM...
· ... Com a mudança, ela deixou o “Boa Tarde Bahia”, na rádio, e deu lugar a Luís Filipe Veloso.
· Descrito pelo Porta dos Fundos como uma mistura de Fábio Porchat com Bruno de Luca, o humorista Fabio de Luca fará sua primeira novela na Globo...
· ... Em “Êta Mundo Melhor!”, a próxima das 18h, ele será um amigo do protagonista Sergio Guizé, o Candinho.
C´est fini
A nova temporada do “Power Couple”, sob o comando de Felipe Andreoli e Rafa Brites, terá um total de 74 episódios.
Começa no próximo dia 28 e vai até 10 de julho, com 14 casais. As eliminações, ao vivo, serão nas noites de quinta-feira. Ao vivo, também, o “Quebra Power” no domingo.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!