Flávio Ricco: Denúncia do Fantástico é séria e serve muito mais que um aviso aos pais
Acredite: rigorosamente nada, por parte de ninguém, está sendo feito para monitorar ou regularizar coisa nenhuma. Tentativas foram arquivadas

A reportagem de Estevan Muniz, levada ao ar no último “Fantástico”, chamou certamente atenção de pais e famílias inteiras sobre as ameaças e desafios violentos impostos às crianças e adolescentes pelo celular. Você sabe o que o seu filho vê na internet?
Em uma reportagem especial, o programa mostrou um pouco de todo tipo de crueldade e conteúdos perturbadores a que esses jovens estão expostos, via rede social. Entre pornografia infantil, incentivos à prática nazista, pedofilia, automutilação e vídeos perturbadores, tudo é disponibilizado sem fiscalização nenhuma. Uma violência sem limites, que pode bater às portas de qualquer um.
Acredite: rigorosamente nada, por parte de ninguém, está sendo feito para monitorar ou regularizar coisa nenhuma. As tentativas que existiram de fiscalizar foram todas arquivadas pelo Congresso.
Diante desses registros tão lamentáveis, também é o caso de saber onde foram parar aqueles que se colocaram à frente da proibição da programação infantil na televisão.
Ou por que não são tão “heróis” agora, diante desta nova realidade.
O que tristemente vemos, no lugar da propaganda de uma boneca ou carrinho de bombeiros, foi permitido ao mundo deixar que as crianças viessem a se avizinhar de caminhos da violência que podem comprometer e até tirar a vida delas.
TV Tudo
Sobre o Estevan
O trabalho deste jornalista, Estevan Muniz, o seu empenho e dedicação, sempre chamam atenção e isso desde os primeiros passos no “Profissão Repórter”.
Com toda certeza, foi lá, sob as asas protetoras e formadoras do Caco Barcellos, que ele chegou à maturidade de conduzir temas tão diversos e delicados, como este do último “Fantástico”.
Posto de observação
Hoje, no futebol, os clubes já têm vários jornalistas como contratados, oficialmente vestindo e defendendo as suas camisas.
Mas é curioso observar como, do lado de fora, outros se transformaram em verdadeiros advogados de defesa dessas agremiações. Escancaradamente. Sem pudor nenhum. Triste. O nosso jornalismo já experimentou tempos muito mais sérios.
Acelerado
Enquanto “Vale Tudo” ainda dá os seus primeiros passos, a Globo, por meio do diretor Luiz Henrique Rios, já definiu as locações de “Três Graças”, a próxima das nove, em São Paulo.
Importante: depois das gravações iniciais, alguns pontos serão reproduzidos cenograficamente nos Estúdios Globo, em especial uma comunidade/favela.
Cronograma
O trabalho de produção de “Três Graças” será disparado no próximo dia 30 e suas gravações, na primeira semana de junho. Aguinaldo Silva já escreve o capítulo 31 da novela, que terá um total de 197.
Em seu elenco, Dira Paes é uma das certezas.
Na mira
Se ainda não foi, Eduardo Moscovis será convidado para um importante papel de “Três Graças”.
Moscovis que faz uma temporada de muito sucesso nos palcos, ao lado de Patricya Travassos, com a comédia “Duetos”.
Sessão especial
A "Sessão da Tarde", dia 28, na programação dos 60 anos da Globo, vai exibir "Coisa de Novela", com a estreia da atriz-mirim Alice Monteiro.
Ela faz a primeira fase de Laura (Valentina Herszage), neta de Tereza (Susana Vieira), ambas apaixonadas por teledramaturgia. Quando Tereza recebe um diagnóstico pouco otimista, tem a ajuda de Laura para realizar o seu grande sonho, que é participar de uma novela.
Desempenho
Record comemora os resultados do “Domingo Espetacular” em março.
Na Grande São Paulo, com 9,1% de audiência, registrou a maior média desde outubro de 2021 e 15,5% de share. Aumento de 1,4 ponto de audiência e ganho de 2,2 pontos de participação em relação a fevereiro.
Um salto
No PNT, o “Domingo Espetacular” também chegou ao segundo lugar isolado, com 7,5 e 13,5%, ganho de 1,3 ponto de audiência e crescimento de 2,2 pontos de participação.
Foi o seu melhor resultado desde o início do ano passado, quando anotou 7,7% de média em fevereiro de 2024. Aumento em todas as praças.
Tô avisando
Na segunda, o “Galvão e Amigos” fechou com 0,9 de média, 1,1 de pico.
O programa é ruim? Não é. Para o que se propõe, está no jogo. Tem o mesmo Galvão, que todos conhecem, bons participantes e convidados interessantes. O problema é que na Band, com a igreja no meio, santo nenhum vai fazer milagre.
O que dói
Hoje, a Band está entre as TVs que mais produzem, assim como a sua quantidade de “ao vivo” na grade diária é uma das maiores.
Porque os resultados não estão na altura, é o que deve ser analisado e atacado.
Chegando
Em “Vale Tudo”, Ingrid Conte vai aparecer como a modelo Isabela, que faz um ensaio fotográfico com Olavo (Ricardo Teodoro).
A previsão é que as cenas apareçam no capítulo 27, no dia 30.
Bate – Rebate
· O Globoplay prepara a estreia de “Rolezando”, que também terá exibição nas afiliadas TV Cabo Branco e TV Paraíba...
· ... Beatriz Reis (que não é a Bia do Brás) é apresentada ao Rio de uma maneira irreverente por Flávio Fusco...
· ... E ela, fará em João Pessoa, o mesmo com ele. Direção de Guilherme Reis.
· Na próxima segunda-feira, os programas da rádio Bandeirantes “O Pulo do Gato” e “Jornal Gente” serão coapresentados do Metrô de São Paulo...
· ... Entre 5h e 7h da manhã, o jornalista Pedro Campos estará ao vivo no Centro de Operações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3- Vermelha, por onde circulam 3 milhões de passageiros por dia...
· ... Será a primeira transmissão de um programa de rádio da maior central de monitoramento metroviária da América do Sul.
· A repórter Priscila Doroche, com passagens pela Record e Paramount, acertou com a TV Assembleia.
· O comercial do SBT está trabalhando direitinho: seis cotas foram vendidas para a nova temporada da Sul-Americana.
· No próximo sábado, às 21h30, “Malu”, primeiro longa-metragem de Pedro Freire, estreia no Canal Brasil...
· ... O longa conta a história de Malu (Yara de Novaes), uma atriz que está desempregada no auge dos seus 50 anos...
· ... Ela tem relações complexas e desagradáveis com a mãe conservadora, Dona Lili (Juliana Carneiro da Cunha), e com sua filha Joana (Carol Duarte).
C´est fini
Natural que a Globo já avalie alguns cenários para as 21h, após essa tumultuada saída de Gloria Perez.
Por enquanto, depois da Manuela Dias, a fila já tem Aguinaldo Silva e Walcyr Carrasco. O problema é o depois. Fala-se em Bruno Luperi, com novela inédita, e também Thelma Guedes, mas de oficial não tem nada.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!