canal 1 | Notícia

Flávio Ricco: Futebol na TV está mais caro e difícil de ser encontrado

Tudo passou a acontecer de forma mais transparente e equalitária. Mas tem um porém: agora é meio que um sacrifício descobrir quem vai transmitir o que

Por Flávio Ricco Publicado em 08/04/2025 às 0:00

Em se tratando dos direitos esportivos, os métodos em prática têm permitido a todos os meios poder disputar as competições que mais interessam a cada um.

Tudo passou a acontecer, acredita-se, de forma mais transparente e equalitária.

Mas tem um porém: se antes era uma só e não tinha como errar, agora é meio que um sacrifício descobrir quem vai transmitir o que. Além, claro, de ser obrigado a pagar por alguns, um peso para a grande maioria dos torcedores.

No Brasileiro de futebol, Série A, Globo e Record, na aberta, têm dias e horários estabelecidos e a dificuldade é nenhuma. Além do que, o número de chamadas colocadas no ar atende o interesse de todos. O Premiere, sem dificuldades também, porque o seu cardápio dos jogos é completo. Ou quase: no último sábado, sem aviso nenhum, Corinthians e Vasco não apareceu. Em linhas gerais, restam Amazon, Cazé e a TNT, que precisam divulgar mais as suas atividades. Aumentar o tamanho dos alto-falantes.

Mas a situação da Série B, com os recentes resultados da sua licitação, veio a ser ainda mais grave. Neste último final de semana, na primeira rodada, já existiram dificuldades para se encontrar as partidas entre Disney+, ESPN, Rede TV!, Desimpedidos e Kwai.

Um trabalho que não pode ficar restrito às quatro paredes de cada detentor, mas que passa a exigir uma comunicação muito maior da que sempre existiu. Os interesses em jogo, aliás, nem permitem outra maneira.

TV Tudo

Mudanças na grade

Na Rede TV!, agora com as transmissões da Série B, passou o “Sensacional”, da Daniela Albuquerque, para as noites de segunda.

E “jogou”, literalmente, o “Companhia Certa”, do Ronnie Von, para os sábados, na verdade, domingo, 0h30.

Quem sabe, um dia - 1

Até certo ponto, entende-se a necessidade de alguns donos das TVs venderem horários para honrar seus compromissos de todo mês.

Porém, na Rede TV!, já há tempos, em vez de ser uma prática, isso virou uma mania. Ou uma fiel obediência à lei do menor esforço. A sua direção demonstra, de forma muito clara, que não sabe trabalhar de outra maneira.

Quem sabe, um dia – 2

Dia desses, aqui se falou da Band e da venda de um horário para a igreja, no meio da faixa da noite. Claro que todos devem saber o quanto o pastor paga, mas nunca houve a preocupação em saber o quanto se perde com isso.

Ou o que se deixa de ganhar.

Quem sabe, um dia - 3

Com certeza, ninguém na Band ainda teve a preocupação de levantar quanto isso é prejudicial aos seus próprios programas em audiência e o que o seu comercial tem dificuldades em vender propaganda.

A mesmíssima coisa se aplica à Rede TV!. Televisão que se preza se preocupa em fazer televisão e faturar com aquilo que produz. E não servir como balcão de venda de horários.

Necessidade

A Disney, diante da aquisição da Série B e também em função dos seus outros direitos, precisará ir às contratações.

Buscar novos narradores, para somar aos poucos que têm lá, aliás em um número muito menor que os seus comentaristas.

Placar de momento

Na edição de ontem, comentamos sobre o desejo de setores da Globo em contar com Regina Duarte no elenco de “Três Graças”, a próxima das nove, apesar de pessoas próximas garantirem que a atriz até pode voltar à TV, mas não mais em novelas.

Como dado novo, dentro desse processo avançado de reaproximação com a emissora, trabalha-se uma entrevista especial da Regina ao Pedro Bial para a nova temporada do “Conversa”.

Detalhe

Caso venha a se confirmar a entrevista da Regina Duarte ao Bial, será, por parte dela, uma quebra de silêncio depois de muito tempo.

E também de recusar, ao longo deste período, a inúmeros convites.

A propósito

Aliás, em se tratando de entrevista, a sua licença para a participação de Geraldo Luís em nosso programa, hoje, na LeoDias TV, a partir das 19h.

Um papo sério e escancarado, cheio de verdades, algumas duras de dizer e que nunca foram faladas.

Dona da cena

Sábado, em São Paulo, na Casa de Artes, teve a pré-estreia de “A Vida Começa aos 60”, texto de Aguinaldo Silva, adaptado por Virgílio Silva e dirigido por Maciel Silva. Todos “Silva”, sem nenhum parentesco um com o outro.

No elenco, Luiza Tomé, dando show em cena, Júlio Rocha, Glaura Lacerda, Natallia Amaral, Tomás Vasconcelos e Xico Garcia. Em cartaz de 12 de abril a 11 de maio.

Fco.Patricio/Divulgação
Luiza Tomé e Júlio Rocha - Fco.Patricio/Divulgação

Ausências - 1

No especial do “Vídeo Show”, agora no aniversário da Globo, algumas das muitas pessoas que passaram por ele serão convidadas, mas outras não.

Perfeitamente compreensível em se tratando de um programa com quase 40 anos de exibição.

Ausências – 2

Porém, espera-se que todas essas pessoas ao longo do “Vídeo Show”, de alguma maneira, sejam lembradas e também homenageadas.

Por exemplo, Marcela Monteiro, que foi uma das suas principais repórteres. Aliás, durante as gravações, muitos chegaram a perguntar: e a Marcela? Sophia Abrahão e Ana Furtado também ficaram de fora. Como o programa vai ao ar dia 24, ainda dá tempo de fazer ou corrigir alguma coisinha.

Band Mulher

Com a ida de Pâmela Lucciola para o programa “Melhor da Noite”, do Otaviano Costa, a Band contratou a jornalista Renata Menezes, que trabalhou na TV Bahia/Globo por mais de 11 anos, para apresentar o “Band Mulher”.

A nova temporada do programa estreia na próxima segunda-feira, ao vivo, às 13h30, de segunda a sexta-feira para os estados da Bahia e do Sergipe.

Divulgação
Renata Menezes - Divulgação

Bate – Rebate

· Oscar Magrini, Carla Pagani, Paula Zaneti e Rick Conte chegam com o espetáculo “Troca Troca”, dia 3 de maio, no Teatro Gazeta, em São Paulo.

· A Times Brasil tem na CNBC americana sua principal fonte no noticiário sobre a briga tarifária de Trump com o mundo.

· O canal Band Jornalismo no YouTube atingiu a marca de 6 milhões de inscritos.

· De acordo com os organizadores, o 53º Festival de Cinema de Gramado, este ano, será 100% presencial e acontecerá de 13 a 23 de agosto...

· ... A curadoria ganhou o reforço da atriz Camila Morgado.

· Com a estreia de “Trilhas da Mente”, nova série de Drauzio Varela sobre doenças no cérebro, a entrevista exclusiva com o cantor Nattan e a reportagem especial sobre o crescimento da religião evangélica no Brasil, o “Fantástico” registrou recorde de audiência em São Paulo...

· ... O programa marcou 18 pontos e 31% de participação, a maior audiência desde o segundo turno das eleições municipais, em 27 de outubro do ano passado.

· Nos interiores da TV Jovem Pan são fortes os rumores de novas mudanças na grade, especialmente na faixa da tarde...

· ... Tudo isso, informa-se, em função do crescimento da CNN Brasil em março.

· O “Fala Brasil”, da Record, edição de sábado” tem sempre uma equipe de peso, inclusive agora com Paloma Poeta na sua apresentação...

· Mas precisa maneirar um pouco no noticiário policial. Pega muito pesado o tempo todo...

· ... Linha totalmente contrária ao do concorrente “É de Casa”, da Globo.

C´est fini

A série documental “Minha Vida É Um Circo” retorna para sua segunda temporada, com estreia, dia 22, na HBO e na Max.

Serão cinco episódios de 60 minutos, um por semanal, que se aprofundará ainda mais na jornada do grupo circense Namakaca. Desta vez, os integrantes passam por Coreia do Sul, China, Mongólia, Vietnã e Índia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!