Correndo contra o tempo Raquel Lyra anuncia pacote de obras importantes em um só dia
Segundo a Seplag, a agenda da governadora Raquel Lyra deve ficar mais intensa até julho de 2026, com entregas de obras previstas em todo o estado
Clique aqui e escute a matéria
A governadora Raquel Lyra que, no início do seu mandato, tinha espaço sobrando em sua agenda pública – em privado, porém, ela reunia-se muito com a equipe, viajava constantemente para Brasília e quase não dava entrevistas – resolveu acelerar de vez suas entregas para dar tempo de anunciar o que tem que ser anunciado e inaugurar o que precisa ser inaugurado antes das convenções partidárias de julho e agosto depois das quais, na condição de candidata à reeleição, vai ter sua agenda de governadora limitada. Nesse período, não vai poder comparecer a eventos que possam ser qualificados pela Justiça Eleitoral como inapropriados para um momento de campanha de um candidato que continua exercendo mandato executivo.
Prevendo que isso iria acontecer, o secretário de planejamento e gestão do estado, Fábrício Marques, disse no início de 2025 a este blog que até julho de 2026 ia faltar espaço na agenda da governadora, tantas eram as ações e obras a serem entregues. Esta terça-feira foi um exemplo disso. Em uma única manhã, Raquel deu ordens de serviço a um conjunto de obras na Região Metropolitana - algumas dignas de um evento só para si- que eram esperadas há muitos anos como falou o arquiteto Carlos Fernando Pontual, autor do projeto de restauração da antiga Fábrica da Tacaruna: “Fui chamado tantas vezes para fazer projetos de recuperação da Tacaruna – disse ele – e nada saiu do papel. Imaginava que existia alí uma caveira de burro mas se existia a governadora agora desenterrou”. O valor total do investimento nessas obras é de R$ 200 milhões.
Além da Tacaruna, uma antiga fábrica de tecidos que foi abandonada, apesar de fazer parte do Patrimônio Histórico de Pernambuco, Raquel Lyra deu ordens de serviço para restauração de outro prédio histórico abandonado, a antiga sede do Diário de Pernambuco. No âmbito da segurança autorizou o início das obras de recuperação do Hospital da Polícia Militar, que rendeu cobranças e protestos na Assembléia até recentemente, a construção da sede de um Batalhão de Policiamento Turístico da PM no Bairro do Recife e a transformação do Parque de Exposições do Cordeiro em um Centro de Convivência para a população da zona oeste do Recife, com quadras esportivas, pista de cooper e vários outros equipamentos de lazer para crianças, jovens e adultos.
Recursos garantidos
Em seu pronunciamento, a governadora destacou a importância de cuidar do centro do Recife onde serão realizadas a maioria das obras citadas. “Nós temos a convicção de que uma cidade precisa ter o seu centro forte, ainda mais quando a gente trata de uma capital”. Ela citou outras intervenções que estão sendo feitas na área do centro como a Restauração do prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios e o embutimento da fiação no Bairro do Recife que está sendo executada em parecia com a Neoenergia. Por fim, garantiu que “os recursos para tudo que foi anunciado estão garantidos”. A previsão é de as obras sejam entregues entre 2026 e 2027.
Novos ares na rua da Aurora
A rua da Aurora vai ganhar novos ares quando forem inauguradas as obras de recuperação e preservação do prédio histórico da Assembleia Legislativa que vai virar um museu e já está recebendo pintura externa, e do prédio do Ginásio Pernambucano. O prédio da Alepe, que deve ser entregue este ano, está sendo pintado de amarelo. Já o do Ginásio Pernambucano deve preservar a cor vernelha tradicional.
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
Quando a governadora define sua chapa para o Senado e reduz a ansiedade dos pré-candidatos?